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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto
A presente dissertação será composta por duas partes. Na primeira é apresentado um relatório produzido dentro do contexto da unidade curricular da Prática de Supervisão Pedagógica e expõe uma análise das metodologias e procedimentos utilizados na amostra e um aluno de viola de arco e em uma orquestra de cordas. A segunda parte é constituída por uma investigação em alunos de viola de arco. Nesta pesquisa será tratada a importância e o equilíbrio entre a rotina e as crenças de auto eficácia para otimizar o desenvolvimento técnico de um aluno na viola de arco. Tendo em conta o processo usual de ensino de viola arco em Portugal para o Ensino Básico (mais especificamente 2º e 3º Ciclos), nota-se que existe uma valorização de conceitos conservadores de ensino, que baseia-se muito mais na técnica formal do que no seu contexto social-cognitivo. Para isso, esta investigação tem por objetivo verificar as contribuições que cada fator implica para o progresso musical de um aluno e, além disso, de que forma elas dialogam entre si. Dentro deste contexto, será abordado de que forma as origens das crenças de auto eficácia (experiências de êxito, experiências vicariantes, persuasão verbal e estados fisiológicos) e as suas consequências (desempenho e auto-avaliação) podem influenciar a abordagem da rotina de estudo da viola de arco.