Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Integra, numa primeira parte, a caracterização do contexto educativo onde o projeto se operacionalizou, bem como a descrição e reflexão das atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola Profissional de Música de Espinho, no ano letivo 2019/2020. A segunda parte do presente Relatório organiza-se como o relato do projeto de investigação implementado no mesmo contexto, tendo como objetivos analisar os efeitos da música de câmara na iniciação do clarinete, identificando o seu impacto no desenvolvimento de competências musicais e socioemocionais. Paralelamente, propusemo-nos construir um guia orientador de aprendizagens, tendo como base as estratégias e os resultados do estudo. Em relação ao suporte concetual, foram utilizados os modelos pedagógicos de Suzuki e Vygostky, considerando o importante contributo teórico e metodológico destes autores na compreensão das vantagens da aprendizagem em grupo, em idades precoces, valorizando o papel da imitação na aprendizagem. Considerando que, ao longo do processo, assumi o duplo papel de docente e investigadora, a implementação do estudo organizou-se de acordo com a metodologia de investigação-ação, tendo como suporte a observação participante, as notas de campo, o inquérito a professores de clarinete, o inquérito aos alunos para avaliarem a experiência pedagógica em que participaram, os registos áudio e grelhas de avaliação de conhecimentos. De acordo com a experiência descrita neste Relatório e os resultados obtidos, nomeadamente a opinião dos professores inquiridos, realço a importância de promover a utilização da música de câmara na iniciação ao clarinete, valorizando a experiência da interação e cooperação entre pares para uma aprendizagem eficaz e motivadora. A construção do Guia foi um desafio conseguido e organiza-se como um recurso pedagógico para a iniciação à aprendizagem do clarinete.