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Resoluçäo de problemas
Contém: 20 peças : color., madeira, plástico, vermelho
Dissertação de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Tese de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação científica do Professore Doutor Manuel Viegas Abreu. No final da Tese de Doutoramento foram incluídos os anexos (p. 440-554).
Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma
ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que
poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem
como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar
dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram
esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia”
e “estilos de aprendizagem”.
De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela
implementação de um design de investigação descritivo de cariz
correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores
de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar
de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de
aprendizagem entre os grupos analisados.
Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto
de parda um problema que imergiu da prática profissional docente de
um dos autores do artigo e que se foi organizando a parr de dados
indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a
identificação de questões de investigação decorrentes das observações
participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma
forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a
clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente
qualitativa.