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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Contém ref. bibliográficas
A filarmónica é uma autêntica instituição nacional? Sem dúvida. Há neste caso que
protege-la, dar-lhe o relevo que necessita e fazer dela uma forte “construção” (Freitas
1946, p. 30).
Este trabalho consiste numa pesquisa de mestrado onde se ambicionou observar e
analisar a influência das bandas de música na formação profissional do instrumentista
de sopro e percussão. O propósito é analisar qual a relevância dessas associações nos
instrumentistas e quais os resultados na sua formação como músicos profissionais.
A recolha dos dados foi realizada através de um questionário elaborado pela equipa
de investigação aplicado a 102 indivíduos e também foram realizadas entrevistas.
A nossa amostra foi constituída por indivíduos cuja idade se situa entre os 10 e os
63 anos, sendo que a maioria é do sexo masculino.
Os resultados foram de encontro com o objetivo da investigação, demonstraram a
importância das bandas de música e das suas escolas na aprendizagem musical no
ensino vocacional.
Os resultados evidenciaram que o ensino nas bandas filarmónicas e nas instituições
do ensino vocacional de música são distintos, mas complementam-se, sendo que
muitos músicos iniciam a sua formação nas bandas de música e ingressam no ensino
formal, para prosseguir os seus estudos musicais.