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Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29376TFCEV.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Construção Sustentável.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Trompete) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Trompete) e Música de Conjunto
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Construção Sustentável.
A primeira parte do presente Relatório de Mestrado em Ensino de Música contempla uma síntese das atividades letivas das disciplinas de Trompete e de Classe de Conjunto, que integraram a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no ano letivo de 2020/2021. O estágio decorreu no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, em Viseu. Apresenta-se uma contextualização da cidade e do Conservatório, uma breve caracterização dos alunos das referidas disciplinas, bem como a descrição das práticas educativas desenvolvidas ao longo do ano letivo e uma reflexão crítica final. Na segunda parte do referido relatório, desenvolve-se um plano de investigação baseado em estudos de casos múltiplos, tendo em vista testar a eficácia pedagógica dos exercícios de buzzing no aperfeiçoamento da embocadura. A embocadura compreende o uso do sistema músculo-esquelético facial em contacto com o bocal ou boquilha dos instrumentos de sopro aquando da prática musical. Uma boa embocadura permite que o instrumentista domine a passagem do fluxo de ar, responsável pela vibração, pela qualidade sonora, pelo registo pretendido, sem causar danos no sistema músculo-esquelético que mobiliza. A embocadura inadequada acarreta prejuízos, não só a nível de execução, mas também a nível de lesões físicas e de eventuais problemas psicológicos no instrumentista. Nos instrumentistas de metal, o som é produzido através da vibração labial, sendo o instrumento apenas um amplificador das referidas vibrações. Os exercícios de buzzing (vibração labial) são considerados por muitos autores uma ferramenta benéfica na formação da embocadura, permitindo trabalhar simultaneamente todos os componentes intervenientes na prática instrumental. Para a consecução do objetivo apresentado, foi proposto aos alunos um guia de exercícios, que inclui uma tabela de apoio ao estudo. A evolução do desenvolvimento da embocadura foi aferida através de um teste inicial, um teste intermédio e um teste final à embocadura, elaborado por Colson (1998), complementado com questionários aos intervenientes na investigação. Os resultados foram objeto de análise qualitativa e quantitativa, no sentido de compreender o contributo desta prática no desenvolvimento da embocadura nos trompetistas. A referida análise permitiu concluir que dos oito casos em estudo, houve melhorias significativas em três casos, melhorias menos evidentes em dois, dois casos sem evidência de evolução (positiva ou negativa) e um caso inconclusivo.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Mediterranean evergreen oak woodlands of southern Portugal (montados) are savannah-type ecosystems with a widely sparse tree cover, over extensive grassland. Therefore, ecosystem water fluxes derive from two quite differentiated sources: the trees and the pasture. Partitioning of fluxes according to these dif- ferent sources is necessary to quantify overall ecosystem water losses as well as to improve knowledge on its functional behaviour. In southern Iberia, these woodlands are subjected to recurrent droughts. Therefore, reaction/resilience to water stress becomes an essential feature of vegetation on these ecosys- tems. Long-term tree transpiration was recorded for 6 years from a sample of holm oak (Quercus ilex ssp. rotundifolia) trees, using the Granier sap flow method. Ecosystem transpiration was measured by the eddy covariance technique for an 11-month period (February to December 2005), partly coincident with a drought year. Pasture transpiration was estimated as the difference between ecosystem (eddy covari- ance) and tree (sap flow) transpiration. Pasture transpiration stopped during the summer, when the sur- face soil dried up. In the other seasons, pasture transpiration showed a strong dependence on rainfall occurrence and on top soil water. Conversely, trees were able to maintain transpiration throughout the summer due to the deep root access to groundwater. Q. ilex trees showed a high resilience to both sea- sonal and annual drought. Tree transpiration represented more than half of ecosystem transpiration, in spite of the low tree density (30 trees ha􏰀1) and crown cover fraction (21%). Tree evapotranspiration was dominated by transpiration (76%), and interception loss represented only 24% of overall tree evaporation.