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A síntese orgânica representou um marco capital no História do Química, conduzindo ao fim da filosofia vitalista que considerava que as substâncias constitutivas dos animais e das plantas eram de natureza diferente dos corpos minerais, não obedecendo as mesmas leis, nem podendo ser feitas em laboratório. Quase dois séculos volvidos, a filosofia emergente e, agora, a de uma síntese verde, ambientalmente mais sustentável.
Relata-se a implementação de um Projeto de cariz CTS cujo tema central são os bordados de Castelo Branco. Evidenciam-se aspectos que conduzem a um melhor conhecimento do património cultural da cidade, centrando-nos nas cores e nos processos experimentais de obtenção dos corantes antigos e dos atuais.
Apresentam-se a fundamentação, os recursos didácticos e a avaliação pelos intervenientes de um projecto de educação CTS, centrado nas cores e corantes usados ancestralmente e actualmente nos bordados de Castelo Branco.
Os coloridos bordados de Castelo Branco (Portugal) constituíram o mote para o desenvolvimento de um projeto que valoriza a relação entre os contextos formais e não formais na educação em química e na formação de professores e animadores culturais. A questão central prende-se com a possibilidade de identificar e obter os corantes antigos e atuais usados para tingir a seda. Apresentam-se duas atividades experimentais: extração de corante natural e utilização de mordentes com um corante sintético.
Based on the dyes and dyeing processes of an ancient embroidery of Castelo Branco this study reports a project with STS orientation.
La enseñanza de las reacciones químicas, tema central en la comprensión de la química, tiene un profundo compromiso con la vida cotidiana. Sin embargo, el impacto negativo que la síntesis de nuevas sustancias ha causado ao medio ambiente aleja al alumnado de elegir cursos de química. Con estos fundamentos, se trata, aquí, de presentar parte del trabajo desarrollado en el proyecto titulado "Metodologías sostenibles en la síntesis de fármacos" (Programa "Elegir Ciencia"), basado en estudio de la síntesis de la aspirina mediante dos metodologías diferentes: la convencional y la basada en los princípios de la Química Verde, lo que permite, al mismo tiempo, comprender los niveles macro y micro en las reacciones.
Nesta comunicação, temos como objetivo evidenciar de que modo é que os antibióticos atuam e exemplificar, de forma didática, como é que o conhecimento e compreensão desses mecanismos podem ser transpostos para um contexto de sala de aula ou para contextos educativos não-formais, particularmente, incidindo na forma como a toma indevida de antibióticos pode gerar resistências muito perigosas para a vida humana. Com isto, pretende-se apresentar e discutir uma forma lúdica de educar para a adoção de hábitos mais sustentáveis na prevenção de infeções e, consequentemente, na preservação da saúde