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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Contém ref. bibliográficas
O presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção de Formação Musical e Música de Conjunto, nas turmas de Coro C do segundo grau e de Formação Musical do quarto grau, no Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de 2015/2016. O Relatório integra um estudo de investigação desenvolvido com base num projeto construído na unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, o qual reflete a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Numa primeira parte do Relatório centramo-nos no conhecimento do contexto da escola e do ensino. São apresentadas descrições reflexivas das nossas aulas, enquanto estagiário, nas disciplinas de Coro e de Formação Musical, assim como são disponibilizadas as planificações, reflexões, o material didático utilizado e as grelhas de observação construídas para a avaliação do desempenho dos alunos no contexto escolar.
Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musical”.
As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (1) A canção tradicional contribui para o interesse e a motivação da aprendizagem na Formação Musical? (2) Como implementar estratégias utilizando as canções tradicionais da Beira Baixa como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Formação Musical?
Foi desenvolvida uma estratégia pedagógico-didática, através da utilização das canções tradicionais da Beira Baixa, a aprendizagem de competências musicais, o desenvolvimento da motivação e do interesse dos alunos pelo reportório tradicional.
A investigação baseou-se na análise do resultado da utilização das canções tradicionais da Beira Baixa no Ensino da Formação Musical no Ensino Especializado. Os procedimentos utilizados foram a caracterização da instituição – Conservatório; caracterização das turmas; planificação e lecionação das aulas, recolha de dados e registos de observação; realização de três inquéritos por questionário, recolha e análise de dados; e reflexões produzidas com vista à elaboração e divulgação dos resultados finais. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as referências bibliográficas, as grelhas de observação, os resumos reflexivos e os inquéritos por questionário. Em suma, as estratégias adotadas conduziram a uma melhoria significativa das competências e dos resultados musicais dos alunos de Formação Musical, promovendo nos estudantes uma maior predisposição motivacional para aprender. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer benefícios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima e os hábitos de estudo.
A presente investigação incide sobre a utilização das canções
tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino
Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está
relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens
desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se
as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a
motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser
um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como
instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos
reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As
evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por
questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido.
As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da
Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e
do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados
obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa,
indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical,
pode trazer beneficios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento
escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo.