Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

2 records were found.

Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação em torno da importância da utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas” na comunicação de uma criança com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). Pretendia refletir sobre o impacto que a utilização do referido software teria na comunicação de uma criança com DID, bem como apontar caminhos a seguir e encontrar estratégias de apoio, tendose realizado um estudo de caso seguindo uma metodologia de investigação — ação. Para sustentar este estudo procedeu-se a uma revisão das fontes de informação mais relevantes acerca da DID, das NEE, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e ainda a uma abordagem à utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas”, visando-se constituir o enquadramento teórico da investigação. Após a análise dos dados recolhidos, foi possível verificar que a utilização do software permitiu que se atingissem os objetivos pretendidos. Constatou-se que recorrendo a atividades simples, lúdicas e funcionais, foi possível à criança ultrapassar algumas das suas dificuldades relacionadas com a concentração/atenção, autoestima e comunicação.
Apresentam-se resultados de um estudo de caso seguindo uma metodologia de investigação – ação, em torno da utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas” com uma criança com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. O estudo surge da necessidade em responder às dificuldades vividas como docentes, e de melhorar a qualidade de vida da criança. Procedeu-se à revisão das fontes mais relevantes, visando constituir-se o enquadramento teórico da investigação e após a análise dos dados recolhidos, verificou-se que a utilização do software permitiu que, recorrendo a atividades lúdicas e funcionais, a criança pudesse ultrapassar dificuldades de concentração/atenção, autoestima e comunicação.