Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

12 records were found.

O ordenamento dos espaços agroflorestais constitui um instrumento necessário para que as várias entidades os utilizem de acordo com as suas aptidões, contribuindo para o seu aproveitamento integrado e economicamente sustentável. Considerando-se que a aptidão natural do território para um determinado uso resulta da conjunção de fatores relacionados com a capacidade intrínseca desse território no que respeita aos fatores ambientais, com as potencialidades que advêm da transformação do território pelo homem. Juntamente com a determinação das potencialidades de uso, há a necessidade de integrar os fatores de risco que influenciam mais diretamente a utilização agroflorestal, designadamente a erosão hídrica do solo e o risco de incêndio florestal. É dever dos agentes responsáveis identificar os fenómenos que constituem um risco para as comunidades humanas e antecipar as suas consequências, de modo a minimizar os prejuízos, não só pela implementação das medidas de mitigação necessárias, mas também pela atuação a montante, no quadro do ordenamento do território, através da adequada localização das populações e das atividades económicas (ANPC, 2009). Os incêndios florestais constituem, anualmente uma preocupação tanto a nível nacional como a nível municipal. Todos os anos a sua ocorrência dá origem a avultados prejuízos materiais e danos ambientais elevados. Para além destas consequências, subsistem ainda a complexidade que se constata de ordem social, e que são muitas vezes difíceis de avaliar e quantificar. Já as áreas de elevado risco de erosão hídrica são as que estão sujeitas à perda excessiva de solo por ação do escoamento superficial, e a sua delimitação deve considerar de forma integrada o declive e a erodibilidade média dos solos resultante da sua textura, estrutura e composição. Pretende-se, com este trabalho, integrar no processo de decisão os fatores de risco que influenciam mais diretamente os territórios agroflorestais, designadamente a erosão hídrica do solo e o risco de incêndio florestal, no processo de determinação das aptidões de uso, de modo a que as propostas de zonamento e correspondente gestão sejam mais adequadas às particularidades do território.
The land use and land cover pattern of landscapes are key elements of basic landscape structure; accordingly, his pattern has an important role in landscape management, nature conservation and preservation. In the other hand the human impact on the ecological environment has attracted a significant amount of attention. In this study, hemeroby index (HI) was used to quantify the degree of human disturbance, and the relationship between HI and landscape pattern metrics was explored in a region of Central Portugal. The main objectives of this study were to analyze the temporal and spatial characteristics of landscape pattern, and its relationship with different degrees of human disturbance. The Spearman’s correlations were determined to reveal the statistical connections between the landscape metric parameters and the HI values. At a landscape level the Mean Perimeter-Area Ratio (MPAR) showed a significant statistical connection with the HI. At a class level most of the metrics can be used to estimate the spatial changes of the hemeroby level, with Mean Patch Size (MPS) and Mean Perimeter-Area Ratio (MPAR) showing significant statistical connection with the hemeroby index, for agricultural areas, pastures and seminatural areas.
A crescente procura de territórios rurais para fins turístico e recreativos, com especial incidência nas áreas protegidas e outras áreas de elevado valor paisagístico, requer a necessidade de compatibilizar a fruição dessas áreas com a preservação e conservação dos valores naturais. Surge, assim, a necessidade de desenvolver metodologias de planeamento e gestão sustentável das atividades de desporto de natureza e de recreio ativo desenvolvidas nesses territórios. Para a determinação das áreas com potencial para a prática das atividades de recreio ativo, recorreu-se à pesquisa de informação de natureza biofísica, que permitiu a caracterização do território do Parque Natural do Tejo Internacional. Foi analisada informação sobre as especificidades das diferentes modalidades desportivas e de recreio ativo com o objetivo de identificar as condicionantes e potencialidades para a sua prática. A identificação das áreas com aptidão para o recreio, bem como das condicionantes, foi efetuada com base na integração de um conjunto de critérios com recurso a ferramentas de análise espacial multicritério em ambiente SIG. Os critérios foram classificados em três níveis de aptidão, calculados mediante a aplicação do Processo Analítico Hierárquico (AHP). Como resultado obteve-se a cartografia da aptidão para as modalidades de desporto de natureza consideradas para o território em estudo numa perspetiva de apoio à sua gestão sustentável.
It is generally agreed that the choice of the most suitable uses based in soil and climatic factors, complemented with socio-economic criteria, promotes sustainable use of rural land. There are, however, different methodologies for defining the soil suitability to agroforestal systems or natural and seminatural ecosystems, including agricultural uses, forest plantations, agro-forestry areas and priority areas for nature conservation. Many of these methods rely on decision support systems based on multicriteria spatial analysis. In this study we intended to determine the different levels of suitability for agro-forestry use in a subregion located in the center of Portugal, near the border with Spain. To the effect we used a set of soil and topographic variables. The legal constraints and land cover were also included. The suitability evaluation was performed using the Analytic Hierarchy Process (AHP). A spatial analysis was also performed in order to confront the land use matrix with the soil potentiality. This analysis allows to identify areas where the use and management it is in accordance with their suitability, as well as areas where the use must be subject to a conversion or at least to a change of management mode.
O ecoturismo pode contribuir para a conservação dos valores ambientais, bem como para o desenvolvimento de sinergias positivas entre agentes do setor do turismo, turistas, biodiversidade e população local. O crescente interesse de ofertas turísticas de baixo impacto ambiental, que apoiem a economia local e com impactos sociais e ambientais mínimos, traduz-se numa vantagem competitiva para os territórios de baixa densidade onde os valores naturais e culturais se encontram ainda preservados. Com base nesse princípio, no âmbito do presente estudo pretende-se avaliar o potencial dos recursos naturais existentes na região da Beira Baixa que possam ancorar a criação de produtos turísticos que respeitem os critérios fundamentais do ecoturismo. A identificação das áreas com aptidão para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo, bem como das suas condicionantes, foi efetuada com base na integração de um conjunto de critérios com recurso a ferramentas de análise espacial multicritério em ambiente SIG. Para o efeito foram integrados os seguintes descritores: riqueza de aves nidificantes, número de espécies de plantas e animais com estatuto de conservação, área com estatuto de conservação da natureza (áreas protegidas e áreas classificadas), diversidade paisagística (índice de diversidade de Shannon-Weaver), densidade da rede viária, e área ocupada com corpos e cursos de água. Os critérios foram classificados em três níveis de aptidão, calculados mediante a aplicação do Processo Analítico Hierárquico. Os resultados obtidos revelam que a região tem aptidão elevada para a prática de atividades de ecoturismo, dado o elevado património natural e ambiental, fatores destacados como distintivos para práticas de turismo sustentável. Considera-se que a informação produzida no estudo poderá ser útil para o delineamento de novas políticas de valorização dos recursos naturais através do turismo.
This work focuses on developed a decision support system based on multicriteria spatial analysis to assess the potential for generation of biomass residues from forestry sources in a region of Portugal (Beira Baixa). A set of environmental, economic and social criteria was defined, evaluated and weighted in the context of Saaty's analytic hierarchies. The best alternatives were obtained after applying Analytic Hierarchy Process (AHP). The model was applied to the central region of Portugal where forest and agriculture are the most representative land uses. Finally, sensitivity analysis of the set of factors and their associated weights was performed to test the robustness of the model. The proposed evaluation model provides a valuable reference for decision makers in establishing a standardized means of selecting the optimal location for new biomass plants.
No decorrer da vivência da autonomia autárquica o processo de tomada de iniciativa é a base para a dinâmica evolutiva do território, pois além da implementação das políticas nacionais, cabe às autarquias a definição de soluções para responder às expectativas das respetivas populações. É neste contexto que o planeamento estratégico emerge como instrumento privilegiado para a intervenção no território. Em 2004, a autarquia de Vila Velha de Ródão lançou ao Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional do Instituto Politécnico de Castelo Branco o desafio para a elaboração de um plano estratégico para o concelho. Daqui resultou a constituição de uma equipa multidisciplinar que, com base em metodologias de auscultação direta e participativa, produziu um documento validado pela autarquia e que foi instituído como o plano das intervenções estratégicas a implementar nos anos seguintes. Passados 15 anos procedeu-se à avaliação da execução das intervenções então propostas; atendendo a esta avaliação e às novas dinâmicas experienciadas no concelho, a edilidade considerou pertinente revisitar o plano estratégico municipal. A presente comunicação descreve e discute o processo de planeamento estratégico que esteve na base da realização do primeiro “Plano Estratégico da Município de Vila Velha e Ródão”, e explora as linhas de orientação seguidas numa ótica de continuidade para um segundo plano estratégico.
A utilização da técnica do focus group (FG) tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes áreas do conhecimento, como é o caso da prevenção de riscos naturais. Consiste numa técnica de recolha de dados através da interação de um grupo baseada num tópico apresentado por um moderador. este método comporta três componentes essenciais: permite a recolha de dados; localiza a interação na discussão do grupo como a fonte dos dados; e, reconhece o papel ativo do investigador na dinamização da discussão do grupo para efeitos de recolha dos dados. pretende-se, no âmbito deste artigo, apresentar a aplicação desta técnica de pesquisa qualitativa de produção de informação, no projeto Climrisk - “medidas de adaptação às alterações climáticas na gestão dos riscos naturais e ambientais”, com a comunidade local. a metodologia utilizada consistiu em discutir temas de riscos naturais com grupos heterogéneos de até 10 pessoas, representativos da comunidade, onde existe um moderador que apresenta as questões, estimula o debate e modera a diversidade de opiniões. participam, ainda, um a dois observadores e um facilitador. as iterações grupais foram sempre registadas por meio de gravação e registo escrito. no final de cada reunião foi sempre pedido que discutissem os assuntos abordados com os amigos, familiares e que reunissem e partilhassem os contributos que considerassem pertinentes. Foram criados três grupos (Leiria, Ferreira do Zêzere e Ourém), para os quais foram realizadas três atividades com o intuito de recolher informação sobre a perceção dos participantes relativamente a aspetos referentes à prevenção dos riscos naturais. Foram preparadas três reuniões por grupo, distribuídas ao logo do tempo de duração do projeto. (1) a primeira reunião teve por objetivo a apresentação do projeto Climrisk, explicação do funcionamento do FG e a realização de um conjunto de tarefas a fim de se identificarem na sua região os riscos naturais de maior relevância, se tem existido formação/divulgação sobre os riscos e como gostariam de receber essa informação. desta reunião saiu a necessidade de fazer um glossário sobre o que se entende por riscos naturais. (2) na segunda reunião apresentaram-se os resultados do inquérito e o glossário. de seguida foram realizadas atividades com dados climáticos, definindo-se o que são modelos de clima e cenários climáticos. o grupo foi dividido por equipas, uma por cada risco identificado como mais relevante na sua região, e foi pedido que fizessem uma análise sobre o impacto da tendência temporal e espacial do clima no risco em causa. pretendeu-se com esta atividade avaliar da utilidade deste tipo de informação para o grupo e para a comunidade. para fazer a ligação com a reunião seguinte foi lançada a seguinte questão: o que são medidas de adaptação? Foi pedido aos participantes que pensassem em sugestões de medidas de adaptação e de como gostariam de as ver divulgadas, ou seja qual a tipologia de manual de boas práticas mais adequadas. (3) na terceira reunião de FG foram apresentados os resultados mais relevantes do projeto Climrisk, e realizadas atividades no âmbito das medidas de adaptação às alterações climáticas como contributo para um manual de boas práticas. as respostas coligidas nas reuniões Fg foram categorizadas com recurso ao programa informático de análise de dados qualitativos webQda, permitindo identificar as principais preocupações e o nível de envolvimento dos participantes, levando a uma melhor compreensão dos riscos naturais e das medidas de adaptação.
The strawberry tree (Arbutus unedo L.) displays potential to be successfully businesslike-cultured in several areas of Portugal and southern Europe, but remains largely a neglected crop. This region is also particularly vulnerable to global warming, reduction of precipitations and a long-term negative effect on vegetation. To investigate interactions between the species’ distribution and ecological factors we used 319 plots (1km grid level), where the species are present in Portugal, characterized with 8 ecological attributes: ombrothermic Index (OI), thermicity Index (TI) and continentality Index (CI), pH, organic matter (OM), sand, topographic position index (TPI), number of fires (NF) and burned area (BA). The obtained matrix was firstly analyzed through PCA to reduce the space of analysis by a construction of synthesis variables (Spearman’s rank correlation matrix) and thus to detect patterns within the data set and possible collinear covariates. Finally, the vulnerability of strawberry tree to the effects of global climate change was examined. For that purpose, two ‘representative concentration pathways’ (RCPs) scenarios were predicted (RCP 2.6 and RCP 6.0) using climatic data, extracted from WorldClim, for distribution changes characterization in two periods (2050 and 2070). The MaxEnt allowed spatial Interpolation using the 319 1K plots. The PCA showed that the climatic attributes (OI, and TI) displayed the highest components’ correlation values. The strawberry tree prefers areas with higher TI and lower acidity values within the mesomediterranean and termomediterranean belts. Additionally, with lower correlation values, the presence of the species is explained by lower OI values, OM, BA and NF. The prediction results revealed reduction of the potential area of the species, providing a key tool to support conservation management decisions, to design regions of provenance, and to manage genetic improvement programs.
It is generally agreed that the choice of the most suitable uses based in soil and climatic factors, complemented with socio-economic criteria, promotes sustainable use of rural land. There are, however, different methodologies for defining soil suitability to agroforestal systems or natural and seminatural ecosystems, including agricultural uses, forest plantations, agroforestry areas and priority areas for conservation. Many of these methods rely on decision support systems based on multicriteria spatial analysis. In this study it was intended to determine the different levels of suitability for the most representative forest species in the central region of Portugal. For that purpose a set of climatic, soil and topographic variables based in a geographic information system, soil and biogeographic mapping were used. A stochastic approach was undertaken in order to estimate several bioclimatic indices and the associated spatial uncertainty. Results were duly discussed and addressed in this framework. In the end, forest species suitability evaluation was performed using the Analytic Hierarchy Process (AHP), methodology that allows the exploitation of natural fitness of the territory, contributing to a reflection on the adequacy of current and future occupations face the carrying capacity of the environment. The use of this methodology will be important as a supporting tool to public administration agents that work in forestry planning and management.
Increasing forest wildfires in Portugal remain a growing concern since forests in the Mediterranean region are vulnerable to recent global warming and reduction of precipitation. Therefore, a long-term negative effect is expected on the vegetation, with increasing drought and areas burnt by fires. The strawberry tree (Arbutus unedo L.) is particularly used in Portugal to produce a spirit by processing its fruits and is the main income for forestry owners. Other applications are possible due to the fruit and leaves' anti-oxidant properties and bioactive compounds production, with a potential for clinical and food uses. It is a sclerophyllous plant, dry-adapted and fire resistant, enduring the Mediterranean climate, and recently considered as a possibility for afforestation, to intensify forest discontinuity where pines and eucalypts monoculture dominate the region. To improve our knowledge about the species' spatial distribution we used 318 plots (the centroid of a 1 km2 square grid) measuring the species presence and nine environmental attributes. The seven bioclimatic variables most impacting on the species distribution and two topographic features, slope and altitude, were used. The past, current and future climate data were obtained through WorldClim. Finally, the vulnerability of the strawberry tree to the effects of global climate change was examined in the face of two emission scenarios (RCP 4.5 and 8.5), to predict distribution changes in the years 2050 and 2070, using a species distribution models (MaxEnt). The reduction of suitable habitat for this species is significant in the southern regions, considering the future scenarios of global warming. Central and northern mountainous regions are putative predicted refuges for this species. Forest policy and management should reflect the impact of climate change on the usable areas for forestry, particularly considering species adapted to the Mediterranean regions and wildfires, such as the strawberry tree. The distribution of the species in the Last Glacial Maximum (LGM) and Mid-Holocene (MH) agrees with previous genetic and paleontological studies in the region, which support putative refuges for the species. Two in the southern and coastal-central regions, since the LGM, and one in the east-central mountainous region, considered as cryptic refugia.
Foram apresentados os resultados do projeto ClimRisk. De entre os resultados obtidos, verificou-se um aumento global da temperatura média para o período entre 2041-2070 em todas as estações, com particular expressão no verão. As anomalias da temperatura média indicam um aumento entre 1,6 a 2,7°C para o verão. As regiões mais afetadas serão as do interior norte e sul. Na área de estudo, os concelhos do interior (Vila de Rei, Sertã, Sardoal, Abrantes, Mação, Proença-a-Nova e Oleiros) serão os mais afetados, com particular intensidade no outono e verão. Para a precipitação, os resultados apontam para uma diminuição global em todas as estações, com exceção do inverno, para o qual se prevê um aumento até 28 mm no nordeste, sendo residual a Sul do Tejo (Alentejo e Algarve). Os resultados indicam que as regiões mais afetadas serão as do noroeste de Portugal (litoral). Na área de estudo, os concelhos do interior (Oleiros, Sertã, Ferreira do Zêzere, Vila de Rei, Mação, Proença-a-Nova) serão os mais afetados, com particular intensidade no outono e na primavera. Na bacia hidrográfica do rio Lis, foram analisados os impactes decorrentes dos vários cenários climáticos e os resultados apontam para que, no período 2041-2070, ocorram mais eventos de inundação, com cerca de 40 dias com caudal superior ao caudal associado à cheia centenária. Na região Centro, os resultados projetam um aumento do índice meteorológico de perigo de incêndio (FWI) para o período entre 2041-2070, com a consequente previsão de um acréscimo da área ardida no território rural.