Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto
O presente relatório reflecte a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projecto de Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde apresento a contextualização do meu estágio realizado no Grão-Ducado de Luxemburgo, a caracterização da escola e dos alunos envolvidos, as planificações e relatórios de aula, o repertório abordado e as actividades extracurriculares em que participei assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. A segunda parte aborda o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título Criação de Material Didáctico Dedicado ao Ensino de Guitarra Portuguesa. A escassez de material didáctico dedicado ao ensino de Guitarra Portuguesa, mais concretamente, material didáctico que explore a riqueza da ligação da Guitarra Portuguesa ao Fado, foi o mote para a realização desta investigação. A partir das carências detectadas no meu processo pessoal de ensino-aprendizagem musical e da análise da situação actual do ensino da Guitarra Portuguesa, pretendi desenvolver esta investigação no sentido de criar uma série de estudos e exercícios baseados nos três fados fundamentais que estão na origem desse género musical, o Fado Menor, o Fado Corrido e o Fado Mouraria, sistematizando técnicas e conceitos que possam contribuir para o alargamento do espectro do material didáctico dedicado ao Ensino de Guitarra Portuguesa.