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Proveniente do fundo do ex-CDE existente no IPCB
Contém: 2 peças : color., borracha, verde
Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Tese de Mestrado em Engenharia Civil - Especialização em Ciências da Construção, Universidade de Coimbra, 2002
O desenvolvimento sustentável configura-se como uma das razões da mudança dos padrões da sociedade actual. Estas alterações decorrem da necessidade de reduzirmos o consumo de recursos e aumentarmos o potencial de reciclagem e reaproveitamento dos resíduos gerados. Neste âmbito, é necessário repensar os padrões de produção e consumo nos diversos sectores da actividade humana, reduzindo significativamente as emissões e combatendo a degradação ambiental que se tem manifestado através das alterações climáticas. Neste trabalho foi desenvolvida uma análise de vários sistemas de avaliação da sustentabilidade e realizada uma matriz de comparabilidade entre estes sistemas. Esta matriz foi utilizada para um profundo entendimento sobre a estrutura dos sistemas e os critérios de avaliação envolvidos em cada um deles, assim como a sua ligação ao contexto de avaliação pretendido: áreas urbanas novas ou consolidadas, edifícios novos ou existentes e edifícios com tipologias ocupacionais específicas. A partir destes critérios de avaliação foi possível aferir o impacto de cada um deles em quatro níveis distintos no contexto urbano, nomeadamente ao nível do edifício, da envolvente, do local e do espaço urbano. Com o objectivo principal de criação de um modelo de avaliação da sustentabilidade para processos de reabilitação em centros históricos, e tendo a Baixa de Coimbra como exemplo destas áreas urbanas, foi realizado um estudo sobre as características construtivas da referida área. Os dados utilizados para a caracterização do edificado foram fornecidos pela Universidade de Coimbra, no âmbito do trabalho realizado ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal de Coimbra, para um levantamento exaustivo nos domínios da arquitectura, construção e sócio-demográfico. Foram ainda analisadas as estratégias de intervenção definidas para os centros históricos de acordo com as iniciativas das Sociedades de Reabilitação Urbana de Lisboa, Porto e Coimbra. Sobre estas estratégias foi realizada uma reflexão para identificar possíveis conflitos existentes com as metas para a sustentabilidade. De acordo com o trabalho realizado foi possível desenvolver um modelo ajustado às necessidades dos centros históricos, considerando-se o património construído existente, a estrutura urbana e os condicionalismos que esta impõe ao conjunto edificado e os parâmetros de sustentabilidade adequados às práticas construtivas correntes. Este modelo possibilita a avaliação de uma intervenção em nove áreas, de acordo com critérios de avaliação, indicadores de medida e níveis de avaliação previamente definidos. Estas nove áreas de análise da sustentabilidade incidem nos seguintes temas: na sustentabilidade do local, do transporte, da gestão dos recursos de acordo com três subdomínios (água, energia e materiais), do ambiente exterior, do ambiente interior, durante o ciclo de utilização do edifício e no âmbito da sustentabilidade cultural, económica e social. A implementação deste modelo permite confrontar as soluções, técnicas e sistemas definidos com os critérios fixados no referido modelo e que visam a melhoria do desempenho ambiental, social e económico do ambiente construído, no sentido de contribuir para o desenvolvimento sustentável.
There is an increasing number of students in basic education schools with difficulties in reading, and consequently, in writing. Our exploratory study aims to understand if the C Pen Exam Reader (C-Pen) helps in the learning process of students with language and writing difficulties. The methodology chosen was interviews with elementary school teachers, no special education teachers, and a speech therapist, as well as the support of CRTICee of the Amato Lusitano School Grouping. Thus, it was possible to assess the added value for students, not only in terms of their autonomy, since it is a reading pen, but also their self-esteem and inclusion in the school environment. It was also possible to clarify which points to improve in the use of this instrument to maximize its effectiveness and, thus, improve the quality of life of these students, such as prosody (accentuation, intonation, duration, rhythm of words and phrases).
The implementation of the Bologna process in higher education leads to rethinking the teaching-learning assumptions. Higher education today is focused on curricula, teaching-learning processes, subjects and course programmes attending to European credits system, teachers’ qualification and training, academic success and scholar results, performance standards, assessment of institutions, assessment of skills (and not merely knowledge). In 2010 a project (Construction of Learning | ConstAp) was developed in the Polytechnic Institute of Castelo Branco, Portugal. The main goal was to motivate the adoption of changes concerning classroom methodologies and students’ autonomous workload guidance in the scope of the Bologna process implementation. This paper presents a proposal of pedagogical intervention to deal with the mentioned objectives, a project applied in a specific tourism course. The paper presents the first results collected regarding the project’s implementation and seeks to impart a methodology that can be applied to similar courses.