Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

40 records were found.

A análise das condições de localização empresarial em Portugal, em empreendimentos concebidos para o efeito, permite verificar que na maior parte das situações se desvalorizaram alguns dos elos da cadeia de valor do negócio da concepção, implementação e gestão de Parques Empresariais, facto que se tem reflectido numa atractividade insatisfatória dos parques industriais, na sua inadequação às necessidades dos territórios em que se inserem, em dificuldades de promoção e comercialização de lotes para instalação de indústrias e na capacidade de atrair investidores privados. Deste modo, não é invulgar encontrar empreendimentos de acolhimento empresarial degradados, com grandes problemas funcionais e de manutenção, maioritariamente ocupados por armazéns, depósitos de materiais de construção, empresas de comércio e de reparação automóvel – actividades associadas a efeitos multiplicadores diminutos e cujo contributo para processos sustentados de desenvolvimento, salvo no que concerne ao aumento de postos de trabalho, é perfeitamente negligenciável, dada a reduzida capacidade indutora de actividades e sectores estruturantes.
O artigo pretende analisar a importância que os meios inovadores desempenham na construção de fenómenos endógenos de desenvolvimento. Sendo a inovação um factor absolutamenteimprescindível nas economias actuais, as regiões deverão procurar, em si mesmas, processos fomentadores de capacidade inovadora em articulação inter- e intra-reticular. As diferentes capacidades regionais de gerar ou absorver processos de difusão espacial de inovação está sobretudo dependente de: existência de procura e oferta local/regional de inovação; existência de uma capacidade local/regional de remuneração de inovação; existência de uma capacidade local/regional de inserção técnica e social da inovação (Neto, 1999). Em ênfase, pretende-se colocar as capacidades internas à região como um elemento fundamental em processos de desenvolvimento local/regional.
Abordagens recentes sobre o estudo de inovações salientam alguns aspectos convergentes relativos ao processo de inovação nas economias: por um lado, a natureza sistémica e interrelacional da inovação e, por outro, a sua densidade reticular em termos geográficos e inter-actividades económicas. Uma perspectiva está relacionada com a abordagem pelos sistemas de inovação ao nível nacional, regional e local. Hoje em dia as formas mais especializadas de conhecimento estão-se a tornar recursos escassos, devido ao aumento da velocidade das mudanças que ocorrem na economia global; a capacidade de aprendizagem contínua e de adaptação a este cenário de constante mudança determina a perfomace das empresas, das regiões e dos países. Outra das perspectivas reside na pesquisa e no estudo do desenvolvimento de clusters, onde a proximidade e a interrelação técnica/tecnológica são os principais aspectos a tomar em consideração. Embora as duas abordagens operem a um nível diferente na escala espacial, uma e outra permitem identificar um conjunto de factores-chave que contribuem para a percepção da forma como as instituições e actores, considerando o sistema de inovação ou processo de “clusterização”, participam na atmosfera inovadora e no crescimento económico. No entanto, ambas as abordagens apresentam uma limitação semelhante: tanto uma como a outra tendem a focalizar-se nos níveis descritivo e analítico à custa do nível explanatório. O poder de decisão local e regional está, principalmente, interessado em processos de intensificação de clusters, no contexto das economias locais e regionais. Esta tendência é tão ou mais importante quando se desça a regiões mais desfavorecidas, possuidoras de estruturas sócio-económicas débeis e em que qualquer investimento tende a provocar um impacto positivo.
O segredo para um desenvolvimento económico vigoroso, voltado para a promoção de um território e tomando em atenção as características das bases económicas regionais, as suas potencialidades e vocações, passa pela utilização de técnicas e conceitos de marketing disponíveis e conhecidos. Este tipo específico de marketing requer um correcto entendimento de como os "procuradores de locais"- turistas, exportadores, novos moradores, fábricas, sedes de empresa, investidores - tomam as suas decisões. Reflectindo sobre esta percepção, os "oferecedores de locais"- organizações de desenvolvimento económico, agências de turismo, câmaras municipais - podem tomar as medidas necessárias para competir agressivamente pelos "procuradores de locais". Um planeamento estratégico de marketing fornece às localidades os instrumentos e as oportunidades para estarem à altura deste desafio, seja em termos de atracção, seja em termos de fixação. No momento competitivo actual em termos de esforços de atracção de recursos escassos, o marketing territorial oferece os instrumentos necessários para a divulgação de uma imagem para atingir um público-alvo pré-estabelecido, com a utilização de acções de publicidade, marketing directo, promoção de vendas, etc.
As empresas procuram, cada vez mais, maximizar a sua actividade em termos de rentabilidade económica, em face da pressão a que são sujeitas pelos seus accionistas, pelos mercados de capitais e pela concorrência fortemente especializada. Uma das estratégias para atingir aquela maximização do conteúdo é o controlo da sua estrutura de custos, para o que concorre, particularmente, a discussão sobre a sua localização. Não são poucas as vezes em que se deparam com a necessidade de relocalização (ou deslocalização, se interpretada do ponto de vista do território) de forma a conseguir uma relação custos/proveitos mais eficiente. O presente artigo aborda o investimento e a deslocalização, na forma da sua relevância e impacto sobre o território, recorrendo aos instrumentos teóricos sobre o investimento e à tipificação da deslocalização, com referência ao desinvestimento. No final, são apresentadas algumas conclusões bem como se deixam algumas pistas que permitam corporizar futuras investigações sobre o tema.
Em Julho de 2001 foi lançado, pela Comissão das Comunidades Europeias, o Livro Verde para a Responsabilidade Social. Este documento define Reponsabilidade Social como um comportamento que as empresas adoptam voluntariamente e para além das prescrições legais, porque consideram ser esse o seu interesse a longo prazo. Neste sentido, Responsabilidade Social corresponde à integração dos valores do Desenvolvimento Sustentável - o desenvolvimento que permite às gerações presentes satisfazer as suas necessidades, sem pôr em causa a mesma possibilidade às gerações futuras - em toda a gestão das empresas. Esta gestão é orientada por objectivos relacionados não só com a rentabilidade, mas também com uma preocupação no futuro, tendo em conta o planeta e as pessoas, adoptando desta forma um tipo de gestão mais moderno. É responsabilidade das empresas um relacionamento mais estreito com o seu meio envolvente (interno ou externo), obrigando-se a justificar as suas atitudes perante todos aqueles que possibilitam a sua existência. Este artigo centra-se na problemática relacionada com o conceito e a prática da RS em Portugal, prestando-se particular às instituições de ensino superior, perspectivando-se ainda um programa estratégico passível de ser adoptado pela Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco no sentido de promover um processo de Responsabilidade Social.
Factor fundamental na implementação de políticas de desenvolvimento regional é o conhecimento da estrutura económica das regiões, em termos estáticos e dinâmicos; da análise (não exclusiva) destas duas vertentes poderá resultar: a) a determinação de condições que favoreçam o desenvolvimento; b) a determinação de condições que conduzam a maiores níveis de assimetrias regionais. No sentido em que os recursos naturais e a sua utilização diferem espacialmente, as relações entre regiões são potencialmente geradoras de situações de desequilíbrio, contradizendo os objectivos de coesão. O presente artigo objectiva analisar a estrutura económica sectorial da região Centro de Portugal. Para este efeito, ir-se-á apresentar uma matriz de informações e, posteriormente, proceder-se-á à identificação de padrões de concentração e dispersão espacial das variáveis. Por fim, analisa-se a estrutura económica pelo grau de especialização das economias regionais. Paralelamente, aborda-se a relação da especialização regional com a dotação de capacidade de inovação da região, perspectivando esclarecimentos da coerência dessa mesma dotação. Os resultados traduzem uma coerência genérica entre as duas vertentes, periclitante em factores intangíveis e sustentada em factores tangíveis. Os resultados sugerem ainda uma vincada assimetria geográfica, do interior para o litoral da região.
The subject on innovation is nowadays central either to modern theories of regional development, either to the promotion of the tourimsm industry. Innovation, broadly defined to include not only product or process upgrading but primarily organizational and institutional rearrangements, is vital for regions and enterprises to obtain competitive advantages. During the last decade there has been a shift towards the understanding of the innovation process as a socially constructed mechanism based on the accumulation of knowledge (codified or tacit) through a continuous and interactive learning course. Territorial and firm competitiveness have, nowadays more than ever before, to deal with knowledge creation and with the development of localized capabilities able to promote learning processes. In this sense, the innovation dynamics is based on resources that are place-specific; so, regionally based complexes of innovation and production are increasingly the privileged instruments to harness and recreate knowledge and intelligence across the globe. One the fastest growing economic sector is nowadays the tourism activities. The purpose of the current paper is to provide, for one side, a critical state-of-the-art review of current research on innovation, either at territorial level, either whithin the tourism sector; for the other side the paper also aims to analyse the relation between entrepreneurial dynamics on the tourism sector and regional innovation theories, in a specific portuguese territory (the Cova da Beira region) with development difficulties. A special attention will be put on the firm and institutional characteristics of low density peripheral areas that have comparative advantages on tourism. Arguably, the promotion of territorially embedded tourist regional innovation systems in peripheral areas seems a fundamental and coherent strategy to face contemporary regional development challenges, as long-term regional competitiveness and sustainability has less to do with cost-efficiency and more to do with the ability of firms and institutions to innovate, i.e. to improve their knowledge base.
Recent approaches to the study on innovations enhance some similar aspects of the innovation process in knowledge-based economies: (i) the systemic and interrelated nature of innovation and (ii) its geographic and inter-economic activities density of networking.One perspective is linked to the innovation systems approach at the national, regional and local level. What we know so far is that most specialized forms of knowledge are becoming a short lived resource, in face of the (increasingly) fast changes that are ocurring in the global economy; it's the ability to learn permanently and to adapt to this fast changing scenario that determines the innovative performance of firms, regions and countries. Another approach is to be found in the research on cluster development, where proximity and interrelated technical/technological linkage are the main features to take under consideration. Althought these two approaches operate at slightly different spatial scale of analysis, they both allow the identification of a set of key factors that contribute to understand the way in which institutions and actors, considering the innovation system or the cluster process, participate in the innovation atmosphere and in the economic growth. Nevertheless, both approaches show the same limitation: they tend to focalise into the descriptive and analytical level, disregarding the explanatory level. Local and regional authorities are, mainly, interested in the process of cluster intensificiation in the local and regional economies context. These features stess out one other controversy level: are the "hard" location factors (the concrete tangible location factors) more important than the "soft" location factors (qualitative, intangible factor) or vice-versa? This paper aims to explore the current knowledge about this process and to open some fields of future research.
A temática da inovação é, hoje em dia, um tema central tanto nas modernas teorias de desenvolvimento como na promoção turística. A inovação, definida em sentido lato para incluir upgrading ao nível do produto e do processo mas também rearranjos organizacionais e institucionais, é vital para a capacidade das regiões e empresas obterem vantagens competitivas. Na última década tem-se verificado uma mudança para a compreensão do processo de inovação como um mecanismo socialmente construído, baseado na acumulação de conhecimento (codificado ou tácito) através de uma via de aprendizagem contínua e interactiva. A competitividade territorial e empresarial tem que lidar, hoje mais do que nunca, com a criação de conhecimento e com o desenvolvimento de capacidades localizadas que permitam promover processos de aprendizagem. Neste sentido, a dinâmica da inovação é baseada em recursos que são específicos ao nível local; assim redes regionais de inovação e produção são , crescentemente, os instrumentos privilegiados para cultivar e recriar conhecimento ao nível global. Um dos sectores económicos que se encontra em crescimento rápido é a indústria do turismo. Este artigo procura analisar a relação entre a dinâmica industrial no sector turístico e as teorias de inovação ao nível regional considerando um território específico português (a região da Cova da Beira) com dificuldades de desenvolvimento. Uma particular atenção será dada às características empresariais e institucionais em áreas periféricas, de baixa densidade, que possuem vantagens comparativas no Turismo. Aparentemente, a promoção de sistemas regionais de inovação aplicados ao turismo numa base territorial e no que diz respeito a áreas periféricas parece ser uma estratégia fundamental e coerente para enfrentar os grandes desafios de desenvolvimento actuais,uma vez que a competitividade e sustentabilidade a longo prazo tem menos a ver com a relação custo-eficiência e mais a ver com a capacidade empresarial e institucional para inovar, isto é, para melhorar as condições base de conhecimento.
O artigo pretende analisar a estrutura económica sectorial da região centro de Portugal(NUT II), recorrendo à avaliação em função dos indicadores de análise regional mais relevantes. Para este efeito, apresenta-se primeiro a matriz de informações, em termos de emprego e do número de empresas situadas na região Centro e para cada uma das subregiõs (NUT III) desta região. Posteriormente, proceder-se-á à identificação de padrões de concentração/dispersão espacial das duas variáveis tomadas em consideração para o estudo. Finalmente, tenta-se analisar a estrutura produtiva de cada subregião pelo grau de especialização das economias regionais de forma a retirar ilações de carácter qualitativo. A par com informações quantitativas recolhidas, abordar-se-á a formatação de especialização regional com a dotação de capacidade de inovação da região objectivando esclarecimento sobre a coerência dessa mesma dotação.
A temática relacionada com a inovação é uma temática central nas modernas teorias de desenvolvimento regional e na promoção da indústria turística. A inovação, considerando o upgrading ao nível do produto e processo e rearranjos organizacionais e institucionais, é vital para a capacidade das regiões e empresas obterem vantagens competitivas. Recentemente tem-se verificado uma mudança para a compreensão do processo de inovação como um mecanismo socialmente construído, baseado na acumulação de conhecimento, através de uma via de aprendizagem contínua e interactiva. A competitividade territorial e empresarial tem que lidar com a criação de conhecimento e com o desenvolvimento de capacidades localizadas que permitam promover processos de aprendizagem. Assim, a dinâmica da inovação é baseada em recursos que são específicos ao nível local a partir de redes regionais de inovação e produção, tornando-se estes os instrumentos privilegiados para cultivar e recriar conhecimento ao nível global. Um dos sectores económicos que se encontra em crescimento rápido é a indústria do turismo. Este artigo procura analisar a relação entre a dinâmica empresarial no sector turístico, as teorias de inovação ao nível regional e os desafios que se colocam neste quadro geral. Uma atenção particular será prestada às características empresariais e institucionais em áreas periféricas cuja mais valia é a dotação de vantagens comparativas no Turismo. A promoção de sistemas regionais de inovação aplicados ao turismo numa base territorial e no que diz respeito a áreas periféricas parece ser uma estratégia fundamental e coerente para enfrentar os grandes desafios de desenvolvimento actuais, uma vez que a competitividade e sustentabilidade a longo prazo tem menos a ver com a relação custo-eficiência e mais a ver com a capacidade empresarial e institucional para inovar, isto é, para melhorar as condições base de conhecimento.
Cada vez mais são proferidos discursos centrados na necessidade de desenvolvimento baseados na atividade turística, proporcionando que esta se tenha vindo a transformar em objeto adulado por muitos territórios. Este artigo baseia-se numa revisão bibliográfica relativa à compreensão dos fatores que fundamentam as mais recentes práticas e experiências turísticas. O alargamento das fronteiras mais clássicas do turismo reclama uma atenção específica dedicada aos territórios turísticos, aos novos atores, às novas tipologias de turismo, mas também às externalidades e impactos que vão provocando nos destinos turísticos.
Pretende-se compreender o conhecimento dos jovens sobre o Desenvolvimento Sustentável. Foi delineado um inquérito para estudantes do 9º ano, focado nos conhecimentos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências Económicas, apresentada à Universidade da Beira Interior
The Bologna Process was responsible for the reformulation of the education system in several countries in Europe, with a great impact on the Portuguese education system, which presented a curricular structure and pedagogical practice very different from the recommended. This article, in addition to contextualizing the Bologna Process, exposes data related to the methodology followed by the Polytechnic Institute of Castelo Branco (Portugal) to monitor its implementation, as well as the indicators used to carry out annual monitoring reports. The strategies adopted by each higher school for the transition between curricular plans are presented, namely the methodology for adopting credits and for adapting to new study cycles. It also addresses the centralized strategy for monitoring the Process and planning initiatives that involved all higher schools. After implementing the Bologna Process, the quality assessment system was structured, based on previous work and considering performance indicators and the institution's structure. This work makes it possible to measure the profound changes incorporated at all levels and to understand their impact on teaching and learning practice.
Tese de Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, ramo Turismo e Desenvolvimento, apresentada ao Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
The central theme of the paper is to contribute to the discussion on the relevance of sustainable electric mobility as a beneficial element for tourism activities developed in protected areas. The topic is not recent, but the development of electromobilityhas increased interest and research, with a strong focus on urban areas, but also more and moreon natural areas.The aim is to determine if there is a potential field of electric mobility intervention, with benefit for tourism activities, in protected areas. For this, we called upon theliterature review and comparison with the case of a nature reserve located in Portugal. On the one hand, the investigation procedure focused on the analysis of the virtues and conflicts identified in the literature, along with the contextualization of sustainable mobility in natural areas. On the other hand, we tried to understand how these virtues and conflicts fit the case study, the Serra da Malcata Nature Reserve, in Portugal, as part of the development of an INTERREG project.It can be concluded, although no more substantial project indicators are available, that there is a possibility of overcoming existing conflicts, seeking to maximize the virtues and that it may have an impact not only on tourism activities but on the socioeconomic territory itself.
This paper approaches the permanent struggle that less favoured regions must deal with regarding economic opportunities, job creation, income and regional production increase. Since an increased demand for nature and protected areas is taking place in a more and more urban society, some innovation potential is emerging. The study we have developed is focused on sustainable tourism practices in a specific natural area (Malcata Mountain Reserve), using electric mobility, which is known for its zero emission, no polluting and noise-free travelling. The broader study is carried out under the Interreg Funding Program in the Moveletur Project. Our aims are to promote a model of sustainable and clean tourism for visitors of natural areas, to create a network of green tourism itineraries connecting sites of natural and/or cultural value using electric vehicles and to empower tourism sector entrepreneurs with a new added-value service for their activity. Joint work with other natural areas is required to increase results. After the project is finished (by the end of 2018) there will be an improved knowledge about natural and cultural values that natural areas hold and that can be used for visitors’ enjoyment. There will be a more respectful way of ‘doing tourism’ in natural areas and hopefully it will address employment creation and improved territorial competitiveness. Finally, tourism experiences will have more quality and the project will promote smart villages’ further development by using technological components.
The authors would like to acknowledge EP INTERREG V A España-Portugal Program (POCTEP) for financing MOVELETUR project.
O quadro legislativo que enquadra, atualmente, a participação do poder local na educação acentua a responsabilidade dos governos locais no desenvolvimento de todas as potencialidades educativas que o território contém, incorporando no seu projeto político os princípios de um concelho educador. Após a maior parte dos municípios terem elaborado Cartas Educativas como instrumentos de planeamento e gestão, é importante acrescentar um passo decisivo, na perspetiva do entrosamento da escola no seu meio e que passará pela implementação de Projetos Educativos Concelhios, podendo constituir-se como respostas úteis para agir sobre situações críticas de desfavor, de desestruturação e de crise identitária que afetam muitos territórios rurais. Tendo por base estes pressupostos, a presente comunicação tem como objetivo a apresentação dos princípios organizadores, da metodologia e dos resultados mais evidentes do Projeto Educativo do Concelho de Idanha-a-Nova, cuja elaboração foi da responsabilidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco, dando resposta a uma solicitação apresentada pela referida autarquia. A sua elaboração estruturou-se de acordo com os princípios das Cidades Educadoras e operacionalizou-se através de numa metodologia de trabalho de campo com auscultação de intervenientes estratégicos, análise conjunta sobre as necessidades e potencialidades educativas e culturais e a participação em eventos e fóruns de discussão. Conjuntamente com este processo procedeu-se à atualização da Carta Educativa, que integrando e organizando informações recolhidas em fontes internas e externas, permitiu introduzir validade e coerência na caracterização do sistema educativo global do concelho de Idanha-a-Nova. A observação participante, a entrevista e a análise documental, bem como a triangulação dos dados recolhidos, revelaram ser técnicas adequadas para a validação do processo de construção do documento que pretende ser um guia de orientação estratégica para o desenvolvimento educativo concelhio.
In 2015, the adoption of the Sustainable Development Goals (SDG) defined a new agenda and supplied a holistic and multidimensional view for development. These Goals are challenges to traditional teaching methods, and important to educate for Sustainable Development (SD) and involve young people in the participative model. Young generation can contribute to promote environmental conscience, and to the change in values and attitudes towards sustainability. Bearing in mind that each player has its own “language” it is essential to promote dialogue between science and society, namely among the youth. The case study of this research takes place in the context of a special program, that aims to establish scientific publication partnerships between Secondary Education Schools (SESs) and the Higher Education Institutions (HEIs) and it refers to the Beira Baixa region. This region is predominately rural, that represents approximately 0.8% of the resident population of Portugal (around 83 thousand people), having one of the lowest rates of young people in the country (10.6%). The main goal of this work is to reflect on the perception that the youth has about SD, based on the results from a questionnaire applied to a group from the region’s student population in Secondary Education. The questionnaire comprises of five parts: i) characterization of the sample; ii) SD perception, iii) SD evaluation in the municipality of residence, iv) what is important to evaluate in the region’s SD, v) voluntary activities. The results allowed to verify that the large majority of the students has heard of the term SD, having school and the media been the major contributors. When asked about the evaluation of SD in the region, referring to the four dimensions, and according to a traffic light, the majority considered the environmental dimension “green”, the economic and governance “yellow” and the social dimension is divided between “green” and “yellow”. About 40% of the students considers that their quality of life “is the same” as in previous years. When asked about what is important to evaluate in their region’s SD and, specifically which of the SDG are more important to their region, the main ones are: Good Health and Well-Being (SDG 3), Affordable and clean energy (SDG 7) and Climate action (SDG 13). Most of them considers that the process for selecting indicators should have their opinion in mind. This project intends to improve the level of knowledge about SD (knowledge acquisition, skills and attitudes), mostly among young people, so that their future decisions are informed and efficient and promote a commitment towards a sustainable future. There is a continuous need, urgent and vital, to create and develop innovative tools to educate the young people on sustainability that allow for the improvement of their knowledge, their skills and their attitudes about SD and the SDG. This work demonstrates that the SESs, connected to the HEIs, can play a vital role in awareness about SD and, specifically about the SDG, so that SD can be reached from the local to the global levels, in order to contribute towards social change and a more sustainable future.
Trabalho elaborado pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (CEDER) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Coordenado pelo Prof. Celestino Morais de Almeida, sendo consultor o Prof. Domingos Santos, ambos docentes do IPCB
The transition into the twenty-first century brought about important changes in society, including the areas of education and teaching. The establishment of the European Higher Education Area represents an effort to face these changes together in Europe. The changes in the teaching and learning models in higher education led to the institutional promotion of extensive interventions in order to alter the status quo that has prevailed for decades. The need for a cultural renewal of the teaching staff involved in higher education, attending to the centrality of student’s learning rather than knowledge per se, is also a challenge to be overcome. This study intends to highlight the central elements concerning the Bologna Process and the topics connecting the objec- tives and their intrinsic principles. This initial approach is the basis for the design of a proposal for monitoring the implementation of the Bologna Process in an institution of higher education in Portugal. The results suggest a proposal consistent with the needs in terms of monitoring the implementation of the Bologna Process. This proposal allows, in addition to static analysis relative to a specific academic year, dynamic analysis between academic years, uncovering best practices and areas for improvement.
A Agência para Avaliação e Acreditação da Qualidade no Ensino Superior em Portugal, assim como a Lei da Qualidade no Ensino Superior, foram publicadas em 2007. Foi solicitado a cada Instituição de Ensino Superior (IES) a conceção de um sistema de avaliação da qualidade ajustado à sua dimensão e funcionamento, compatível com a política da qualidade existente e estratégia definida. Este trabalho apresenta a conceção do Sistema Interno de Gestão da Qualidade no Percurso Formativo definido para o Instituto Politécnico de Castelo Branco. Neste sentido são abordadas as várias fases de desenvolvimento do sistema e que consiste no desenvolvimento progressivos dos vários subprocessos identificados: Unidade Curricular; Curso; Unidade Técnico Científica; Unidade Orgânica; Instituição. A estes subprocessos estão associados os referenciais definidos, considerando-se os European Standard and Guidelines, e a lógica organizacional existente.
O período que vivem atualmente as Instituições de Ensino Superior (IES) é considerado por todos os agentes envolvidos como um período de mudança, uma vez que se assiste a grandes alterações, quer na cultura de ensino, quer na cultura de aprendizagem. Neste sentido, não é possível deixar de refletir sobre estas transformações, tendo como pano de fundo a promoção de um nível adequado de exigência académica que deve ser uma característica das IES. A elaboração e divulgação de um relatório anual de concretização do Processo de Bolonha que, para além da exigência legal, e face às transformações verificadas no ensino superior resultantes do Processo de Bolonha, pretende mostrar o que tem sido desenvolvido pelas IES e especificamente pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) para garantir uma formação orientada para o desenvolvimento das competências específicas e transversais, para as medidas de apoio à promoção do sucesso escolar e para as medidas de estímulo à inserção na vida ativa dos estudantes e podem ser consultados em www.bolonha.ipcb.pt
O presente artigo expõe os dados relacionados com a metodologia seguida pelo IPCB para acompanhar a implementação do Processo de Bolonha na Instituição, assim como os indicadores utilizados para a realização do relatório anual. São apresentadas as estratégias adotadas por cada Unidade Orgânica para a transição entre planos curriculares, nomeadamente a metodologia para adoção de ECTS e para adaptação aos novos ciclos de estudos. Aborda-se ainda a estratégia centralizada de acompanhamento do Processo e de planificação de iniciativas que envolvem todas as Unidades Orgânicas. Posteriormente é apresentada a evolução sentida em diversas matérias como as mudanças pedagógicas, a evolução das componentes de trabalho, a adoção de medidas para a promoção do sucesso escolar, a aquisição de competências transversais e o contributo da Instituição na inserção dos diplomados na vida ativa. De todas as medidas adotadas e iniciativas promovidas, apresenta-se como fundamental a continuidade de uma estratégia institucional vocacionada para o incentivo à mudança, nomeadamente a plena adoção de um modelo de ensino e aprendizagem ativo e efetivamente centrado no estudante. Apresentam-se as iniciativas ainda em andamento para que se garanta a efetiva implementação do Processo de Bolonha no IPCB, considerando toda a sua abrangência e a necessidade de concertar esforços para a dinamização de iniciativas pedagógicas que estimulem a iniciativa e criatividade dos estudantes.
A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.
The implementation of the Bologna process in higher education leads to rethinking the teaching-learning assumptions. Higher education today is focused on curricula, teaching-learning processes, subjects and course programmes attending to European credits system, teachers’ qualification and training, academic success and scholar results, performance standards, assessment of institutions, assessment of skills (and not merely knowledge). In 2010 a project (Construction of Learning | ConstAp) was developed in the Polytechnic Institute of Castelo Branco, Portugal. The main goal was to motivate the adoption of changes concerning classroom methodologies and students’ autonomous workload guidance in the scope of the Bologna process implementation. This paper presents a proposal of pedagogical intervention to deal with the mentioned objectives, a project applied in a specific tourism course. The paper presents the first results collected regarding the project’s implementation and seeks to impart a methodology that can be applied to similar courses.
"Dentro do actual quadro português no que respeita ao (in)sucesso educativo, convém salientar as elevadas taxas de abandono e de retenção do Ensino Superior assim como a metodologia utilizada para o ingresso no mesmo ensino - numerus clausus, classificações mínimas, provas específicas, ... . Esta situação obriga a que se perceba que é urgente o incremento da cultura educativa ao nível do Ensino Secundário e Ensino Superior, o que só se poderá alcançar pela resolução dos problemas de eficiência que caracterizam esses dois patamares de Ensino. Neste contexto, interessa compreender por que razão as exigências de aprendizagem no Ensino Superior reflectem de forma tão flagrante lacunas formativas ao nível do Ensino Secundário e até que ponto esse grau de exigência não é o resultado de pedagogias orientadas para o primado enciclopédico e não para o desejável desenvolvimento intelectual do aluno, quer enquanto futuro profissional quer enquanto cidadão. Factores como a influência social, o ambiente sócio-económico e cultural envolvente do aluno são também objecto de análise no presente trabalho."