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As actividades expressivo-motoras desde sempre foram consideradas entre as mais educativas, tornando-se um instrumento didáctico na escola e na vida Social. A dança, como actividade expressivo-motora que é, é construída em conjunção com a música, as suas imagens e a sua emotividade. A escuta musical participada e a participação interpretativa e criativa na escuta musical, além de fazerem coordenar, lateralizar, organizar a nível espácio-temporal, levando à interiorização sem forçar os mesmos conceitos psico-motores de base, favorecem a socialização através de aplicação de regras que levam a uma gratificação quer individual, quer colectiva que se associa ao êxito alcançado. Assim a educação motora, sonora e musical e a educação visual correlacionaram-se entre si, efectuando ligações com a história, a geografia, a literatura, as línguas estrangeiras e teatro, levando a um ensino menos abstracto, portanto mais vivo, mais envolvente e mais focalizado. As danças populares são, de uma maneira geral, harmoniosas, alegres, bem ritmadas, comunicativas e expressivas, são ricas em posições e passos e são dançadas em conjunto. As danças populares são um grande contributo para o desenvolvimento global e integral da criança/jovem, devendo ser ensinadas nas nossas escolas.
As Actividades Rítmicas como actividades expressivo-motoras que são, desde sempre, foram consideradas entre as mais educativas tornando-se num instrumento didáctico na escola e na vida social. As Actividades Rítmicas como actividades expressivo-motoras são construídas em conjunção com a música, gestos e emotividade. A escuta musical e a participação interpretativa e criativa na escuta musical, além de fazerem coordenar, lateralizar, organizar a nível espácio-temporal, levando à interiorização sem forçar os conceitos psico-motores de base, favorecem a socialização através de aplicação de regras que levam a uma gratificação quer individual, quer colectiva que se associa ao êxito alcançado. As Actividades Rítmicas são, assim, um grande contributo para o desenvolvimento global e integral da criança, implicando forçosamente uma linguagem gestual/movimento dentro de um ritmo musical, exploração de vários materiais, exploração de espaço em contextos diferentes, desenvolvimento da criatividade, desenvolvimento da sociabilização, isto é, fazendo apelo às diferentes capacidades da criança, arrastando consigo prazer, satisfação e bem estar.
Tal como a língua e a história, o folclore, traduz a vontade do povo, os seus hábitos, costumes e tradições, exprimindo sentimentos e valores estéticos que muitas vezes influenciam as expressões mais elaboradas da cultura. Pretende-se dar um contributo à divulgação do folclore da Beira Baixa, dando a conhecer uma pequena amostra caracterizando a canção popular, tradições, costumes, trajos populares, instrumentos musicais tradicionais, lendas, festas e romarias que poderão ter influência no desenvolvimento lúdico da criança.
Dissertaçäo de candidatura a Provas Públicas para obtençäo do grau de Professor Adjunto
Contém: 1 objecto : color., flanela, vermelho, amarelo, verde, preto
Contém: 952 peças : color., papel esponja, castanhas
Dissertação apresentada com vista à realização de Provas Públicas para a categoria de professor adjunto na área científica de Educação Física / Actividades Rítmicas
Após a pesquisa a alguns documentos relativos à etnografia Beirã pretende-se dar a conhecer aquilo que será uma amostra de alguns objectos de estudo do folclore desta região. São abordadas algumas canções populares (jogos de roda, modas, descantes, canções religiosas, etc.), lendas, costumes, tradições, assim como instrumentos musicais tradicionais e trajos populares desta região. Este estudo é complementado com a abordagem a um dos mais recentes grupos folclóricos do distrito de Castelo branco, o Grupo Danças e Cantares da Beira Baixa.
Após a recolha “in loco”, de vária informação acerca da temática em causa e após a pesquisa a vários documentos relativos à etnografia, pretende-se dar a conhecer uma pequena amostra dos instrumentos musicais utilizados no folclore das várias regiões do país e principalmente sobre o folclore da nossa região – Beira Baixa. Mostraremos ainda os instrumentos musicais tradicionais portugueses e as categorias em que se dividem. Para finalizar abordaremos as festas e romarias, especificando a tradição e as danças da Lousa.