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Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores e Mobiliário
O estágio curricular decorreu nas oficinas da Escola Superior de Artes Aplicadas, sediadas na Escola Superior de Tecnologia, e integração no ESART PROJECT FACTORY. Este teve a duração do ano letivo 2019/2020, tendo início em outubro de 2019 e conclusão em outubro de 2020. Consistiu fundamentalmente em trabalho individual e em equipa, de projetos de design, ligados às tecnologias analógicas e digitais, estas últimas passaram pelo aperfeiçoamento no que diz respeito à utilização do software Fusion 360, e aprendizagens na maquinação em CNC e na impressora 3D. Foram também aprofundados outros passos ligados ao projeto, como: os desenhos técnicos, a orçamentação e a comunicação. Além disso, foi feito o apoio aos alunos na realização dos seus trabalhos tanto nas oficinas analógicas como nas digitais, e também, a divulgação do curso e dos projetos dos alunos nas redes sociais. É de realçar que uma parte do estágio decorreu durante o período de quarentena, devido ao COVID-19, dessa forma alguns trabalhos foram condicionados ou direcionados pelo vírus. Ainda durante o estágio foi desenvolvido um projeto de investigação no âmbito da cultura material, referente a técnicas tradicionais de construção da cadeira alentejana. Esta investigação procura demonstrar que o artesanato e o design podem ser desenvolvidos em conjunto de modo a criar peças de mobiliário atuais.
One of the basic prerequisites for acquiring reading and writing is phonological awareness. A child with hearing impairment does not correctly identify speech sounds, reproduces errors in reading, and subsequently in writing. The development of auditory perception and phonological awareness are essential for the complete development of the child. The purpose of this research was to promote the use of digital educational resources, to develop skills in the phonological process and to implement play activities that motivate the child to learn. It is intended to answer the research question: “Can digital educational resources be a facilitator of the promotion of auditory perception and phonological awareness in a hearing impaired child?”. After the theoretical framework, an intervention plan was drawn up and through the digital educational resources: “Cochleando”, “Comunikit: Rhymes and Initial Sounds” and the Sign Language Dictionary “Spread the Sign”, we conclude that they are an asset to development of phonological awareness in the teaching-learning process.
Um dos pré-requisitos básicos para a aquisição de leitura e escrita é a consciência fonológica. Uma criança com deficiência auditiva não identifica corretamente os sons da fala, reproduz erros na leitura e, posteriormente, na escrita. O desenvolvimento da perceção auditiva e da consciência fonológica são essenciais para o completo desenvolvimento da criança. O presente trabalho de investigação teve como objetivos promover a utilização de recursos educativos digitais, desenvolver competências do processo fonológico e implementar atividades lúdicas que motivem a criança para a aprendizagem. Pretende-se desta forma dar resposta à questão de investigação: “Os recursos educativos digitais poderão ser um facilitador da promoção da perceção auditiva e da consciência fonológica numa criança com deficiência auditiva?”. Após o enquadramento teórico foi elaborado um plano de intervenção e através dos recursos educativos digitais: «Cocleando», «Comunikit: Rimas e Sons Iniciais» e o dicionário de Língua Gestual «Spread the Sign», concluímos que os mesmos são uma mais valia a nível do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de ensino-aprendizagem.
Carcinogenesis induced by high-risk human papillomavirus (HPV) involves inflammatory phenomena, partially mediated by cyclooxigenase-2. In pre-clinical models of HPV-induced cancer, cyclooxygenase-2 inhibitors have shown significant efficacy, but also considerable toxicity. This study addresses the chemopreventive effect and hepatic toxicity of a specific cyclooxigensase-2 inhibitor, parecoxib, in HPV16-transgenic mice. Forty-three 20 weeks-old female mice were divided into four groups: I (HPV16-/-, n = 10, parecoxib-treated); II (HPV16-/-n = 11, untreated); III (HPV16+/-, n = 11, parecoxib-treated) and IV (HPV16+/-, n = 11, untreated). Parecoxib (5.0 mg/kg once daily) or vehicle was administered intraperitoneally for 22 consecutive days. Skin lesions were classified histologically. Toxicological endpoints included genotoxic parameters, hepatic oxidative stress, transaminases and histology. Parecoxib completely prevented the onset of epidermal dysplasia in HPV16+/- treated animals (0% versus 64% in HPV16+/- untreated, p = 0.027). Parecoxib decreases lipid peroxidation (LPO) and superoxide dismutase (SOD) activity and increases the GSH:GSSG ratio in HPV16+/- treated animals meaning that oxidative stress is lower. Parecoxib increased genotoxic stress parameters in wild-type and HPV16-transgenic mice, but didn't modify histological or biochemical hepatic parameters. These results indicate that parecoxib has chemopreventive effects against HPV16-induced lesions while maintaining an acceptable toxicological profile in this model.