RODRIGUES, Idalina ; PAIXÂO, Fátima (2009) - O desafio de ensinar a grandeza física “massa” no 1ºCiclo do Ensino Básico. In XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 24-26 de Setembro - Educação e Formação : Ciência, Cultura e Cidadania : actas. ISBN 978-989-95831-2-2.Castelo Branco. p. 523-536.
978-989-95831-2-2
Title
O desafio de ensinar a grandeza física “massa” no 1º Ciclo do Ensino Básico
Subject
Educação científica 1º Ciclo do Ensino Básico Massa e balanças Ensino experimental
Date
2010-11-11T16:14:27Z 2010-11-11T16:14:27Z 2009-09
Description
A perspectiva actual de ensino das ciências, contextualizada e centrada em questões problema que se constituem como fio condutor das actividades e tarefas propostas, é particularmente relevante para ultrapassar ideias não científicas ou incompletas, dos alunos, ao mesmo tempo que incentiva o estabelecimento de conexões do saber escolar com o quotidiano. Centrando-nos neste quadro, concebemos uma sequência didáctica que foi implementada numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico para tratar a “massa”, que é, com frequência, confundida com peso, se não mesmo ignorada a sua existência como grandeza física. Consideramos tratar-se de uma proposta inovadora dando oportunidade aos alunos para adquirirem um melhor nível de aprendizagens. Ao mesmo tempo, aprofundámos a convicção de que uma formação em que o professor se sinta investigador da sua própria acção conduz a uma atitude didáctica mais fundamentada. Fundação para a Ciência e Tecnologia. Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro. Instituto Politécnico de Castelo Branco.