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Até ao momento não existem ainda procedimentos padrão para ensaios a altas temperaturas no betão, pelo que têm sido realizados ensaios a temperaturas elevadas adaptados de ensaios à temperatura ambiente. Os ensaios têm-se dividido entre ensaios a altas temperaturas e residuais após aquecimento e arrefecimento. O primeiro procedimento é mais adequado para a determinação das propriedades mecânicas do betão durante um incêndio enquanto o segundo procedimento é usado para determinar a resistência residual do betão após incêndio. Nesta comunicação apresentam-se os resultados de ensaios realizados por diferentes autores para a determinação das propriedades mecânicas residuais do betão após aquecimento e arrefecimento. Os resultados apresentados dizem respeito a resistências residuais à compressão, tração e flexão e módulo de elasticidade. Os métodos de ensaio aplicados são devidamente descritos e os resultados obtidos são objeto de análises comparativas.
Neste artigo apresenta-se um programa experimental em T-stubs sujeitos a cargas de impacto. O modelo do T-stub é utilizado para a avaliar o comportamento das componentes, existentes na zona tracionada da ligação, sendo estas as que mais contribuem para a ductilidade das ligações. As principais variáveis aqui estudadas são a espessura do banzo do T-stub (10 e 15 mm) e a intensidade da carga de impacto. Os resultados dos ensaios dos T-stubs, quando sujeitos a cargas de impacto, evidenciam um aumento da resistência plástica e uma diminuição da deformação do T-stub quando comparados com os dos ensaios quase estáticos.