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Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores e Mobiliário
No âmbito da unidade curricular de Projecto, a lecionar no sexto semestre,
do terceiro ano, do curso de Design de Interiores e Equipamento, lecionado na
Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo
Branco, foi proposto a realização de um projecto final com a escolha de umas das
vertentes curriculares: Design de Interiores ou Design de Equipamento.
Design de Interiores foi a vertente que preferi para a execução do projecto,
visto tratar-se da vertente profissional com que mais me identifico, da qual gosto e
na qual pretendo aprofundar mais os meus conhecimentos sobre a mesma.
O presente relatório visa dar a conhecer todo o processo projetual para a
execução do projeto final. Propõe-se a requalificação de uma antiga escola primária
da Época do Estado Novo, num pequeno Restaurante, situado na aldeia de Souto,
Distrito de Vila Real.
“Recreio”, nome sugerido para o restaurante, pretende criar um novo espaço,
com uma solução arquitetónica clara do edifício existente da sua ampliação.
Pretende-se distinguir a nova construção da construção existente.
As opções construtivas visam dar realce às diferentes épocas e características
do edifício.
Este projeto tem como principal objetivo reabrir um edifício que se encontra
sem qualquer atividade a decorrer há vários anos, tentando atrair visitantes à aldeia
e criar postos de trabalho.
O edifício foi então pensado nos seguintes espaços: hall de entrada (5,80m2)
duas salas de jantar (58,35m2/23,8m2); cozinha (18,90m2); despensa (1,50m2);
copa (5,85m2) e três instalações sanitárias, uma para cada género - feminino e
masculino – e uma para pessoas com mobilidade reduzida (16,00m2).
No entanto, como o edifício existente tem uma área bastante reduzida
(100,75 m2), para a criação de todos os espaços pretendidos, na eventualidade de o
projeto avançar, será necessária a colaboração de um arquiteto para projetar a
ampliação do edifício. Com esta ampliação, o espaço passará a ter 138,50m2, o que
facilita a organização e disposição dos espaços.
O estágio curricular, integrado no Mestrado em Design de Interiores e
Mobiliário, foi desenvolvido na empresa Aurea Interiores, na Covilhã. Com o estágio,
pretende-se colocar em pática todos os conhecimentos adquiridos durante o percurso
académico e interligá-los com os conhecimentos adquiridos na empresa, retirando o
máximo de uma experiência prática no mercado de trabalho.
A escolha de desenvolver o estágio com esta empresa deveu-se aos projetos, que
para além de incidirem em espaços interiores são, por vezes, espaços comerciais ou
corporativos. Inicialmente apresentados em 3D, que integra o layout do estudo inicial,
implicando, posteriormente, a seleção dos materiais, cores, mobiliário, têxteis e
iluminação, resultando em espaços personalizados, simples e intimistas.
Aprender a realidade do Design de Interiores e Mobiliário na Beira Baixa, mais
propriamente nas cidades de Castelo Branco e Covilhã, foi uma mais valia para
perceber o mercado da região. Conhecer metodologias de trabalho, parceiros e
fornecedores, discutir projetos com clientes e projetar em equipa foi fundamental para
o crescimento enquanto futura profissional.
Foram vários os projetos em que participei, de março a julho, na qual se
desenvolveu trabalho na vertente do design de interiores de espaços domésticos e de
espaços comerciais, bem como, em projetos destinados às redes sociais. Também
obtive conhecimentos a nível da aplicação do têxtil, madeira e papel de parede, nos
interiores, as suas aplicações no espaço e compreensão de fichas técnicas.
Todo o trabalho realizado, permitiu adquirir uma melhor perceção da área do
tratamento dos interiores, seja qual for a tipologia. Para além das reuniões com os
clientes, o desenvolvimento de cada projeto, a interação com os fornecedores e
comerciais das diferentes marcas, revelaram-se essenciais para o crescimento
profissional e pessoal na área e na empresa.