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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Contém ref. bibliográficas
O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino
Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, variante de Instrumento/Piano e
Classe de Conjunto.
Este relatório encontra-se dividido em duas partes: na primeira o relatório aborda
o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionado, apresentando a
caraterização da escola e do meio envolvente em que o estágio foi realizado.
Apresenta-se uma síntese da prática pedagógica, quer de Instrumento, quer de
Classe de Conjunto, onde são incluídas as planificações, objetivos gerais, as
metodologias de avaliação e os relatórios das turmas, bem como uma reflexão pessoal
acerca do trabalho desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada.
A segunda parte do relatório apresenta o projeto de investigação cujo tema é “O
Envolvimento Emocional de um aluno Com Perturbação de Hiperatividade e Défice de
Atenção na aprendizagem do Piano – Um Estudo de Caso”. Esta temática surge no
sentido de conceber uma ferramenta que ajude a compreender o envolvimento
emocional, de um aluno com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
(PHDA). Perceber o envolvimento emocional permite, conjuntamente com as
caraterísticas da PHDA, compreender a realidade específica do aluno, por forma a
delinear as melhores estratégias possíveis para o sucesso da sua aprendizagem.
Tendo em conta que a prática pedagógica exige um constante autoquestionamento no
que concerne às práticas a seguir, no caso de alunos com PHDA, em particular,
envolve também o questionar acerca da melhor forma de articular/adaptar os
conteúdos da disciplina, no sentido de facilitar a aquisição dos conhecimentos e de
conseguir conduzir os alunos a uma experiência musical no mínimo satisfatória. O estudo caso surge naturalmente como o instrumento de investigação mais
apropriado, tendo em conta que o estudo se centra num aluno em particular. No que
se refere ao enquadramento e fundamentação teórica do estudo, começamos por
elaborar uma definição de PHDA, suas formas de diagnóstico e abordagens
terapêuticas mais comuns. De seguida abordamos o envolvimento como um todo,
formas de avaliação e a analise de alguns dos instrumentos de avaliação. Por fim um
olhar mais de perto ao envolvimento emocional, objeto central deste trabalho, e o
envolvimento emocional num aluno com PHDA.
Como instrumento de avaliação do envolvimento, recorremos à adaptação de um
questionário a partir do Student Engagment Insrument (SEI), que permitiu aferir o
envolvimento emocional do aluno com o conservatório. Os resultados revelaram-se
muito positivos a nível do envolvimento emocional em geral e em particular no que
concerne ao apoio da família ao ensino.
Conjuntamente com o relatório de avaliação pedagógica do professor de
instrumento e o relatório elaborado pelo psicólogo assistente, conseguimos reunir um conjunto de dados e informações que permitam desenvolver estratégias
pedagógicas que se revelem ajustadas ao caso em especifico e que contribuam para o
sucesso da aprendizagem do aluno.