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O presente artigo aborda a problemática publicitária de promover um produto extremamente importante, mas que, no entanto, não traz nada de novo: o leite. É deste modo que o leite se torna um pesadelo publicitário. Para ultrapassar este problema, é necessária uma grande dose de criatividade publicitária. Será, contudo, possível abordar o leite em publicidade de uma forma criativa e atraente para o público? Ao apresentar duas campanhas publicitárias para a promoção do consumo de leite que surgiram nos EUA em meados da passada década de 90, este artigo vai tentar demonstrar que sim. As campanhas em questão foram lançadas por duas associações americanas que promovem o consumo de leite: a California Milk Board e a National Fluid Milk Processor Promotion Board. É através da descrição e da análise comparativa destas duas campanhas e das suas estratégias criativas que este artigo irá demonstrar que produtos problemáticos como o leite podem protagonizar as campanhas publicitárias mais originais. A criatividade publicitária é, então, a palavra-chave neste tipo de campanhas e no presente texto.
O presente artigo constrói-se em torno da análise e comentário do capítulo Anúncios: Preocupando-se Com os Vizinhos da obra Os Meios de Comunicação Como Extensões do homem de Marshall McLuhan, em que este trata a questão da homogeneização social que supostamente o discurso simbólico da publicidade promove ou facilita aos espectadores/consumidores. A partir daqui são também efectuadas algumas reflexões acerca não só desta temática específica em si, como também acerca do papel social que a publicidade pode assumir nos nossos dias e da consciência que os consumidores têm, ou devem ter, no século XXI, da sociedade de consumo em que, cada vez mais, vivemos.
Nas últimas décadas, a democratização do Ensino Superior aumentou a igualdade de oportunidades, na verdade, crê-se que uma formação qualificada é motor essencial ao desenvolvimento das sociedades. As instituições de Ensino Superior recebem, hoje, alunos com diferentes origens, vivências, experiências e expectativas e oferecem os seus serviços a um público que se caracteriza pela diversidade. Estas instituições estão cientes da importância de apostar, não só na qualidade do ensino/investigação, como, também, na sua divulgação garantindo, assim, o progresso, uma interacção eficiente com as comunidades. Torna-se, também, essencial o conhecimento das expectativas e necessidades dos alunos a fim de assegurar a qualidade dos serviços. O estudo que se apresenta tem como objectivo de conhecer a imagem e satisfação que os alunos da Escola Superior de Gestão do instituto Politécnico de Castelo Branco possuem, relativamente, a esta instituição. Partindo destes pressupostos, aplicou-se um questionário a discentes de todos os cursos de licenciatura. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes manifestam níveis de satisfação bastante elevados e que detêm uma imagem positiva da instituição que frequentam.