Search results
3 records were found.
Conscientes da complexidade e imprevisibilidade do mundo actual e da importância que os saberes básicos, enquanto competências fundacionais e dirigidas para a acção, assumem no exercício de uma cidadania coerente com as exigências actuais e previsivelmente futuras, evidenciamos o papel que a escola desempenha na formação de cidadãos capazes de actuar face à mudança.
Elevar a literacia dos cidadãos implica elevar a qualidade e qualificação dos professores. Neste sentido, no estudo que se apresenta, pretendemos avaliar o impacte dos primeiros currículos, no âmbito do processo de Bolonha, no desenvolvimento de competências de ensino das ciências nos alunos futuros professores do Ensino Básico.
Num sistema social global como o atual, caracterizado pela complexidade,
imprevisibilidade e interdependência, vários são os desafios a que os países, as
comunidades, as instituições, organizações e os próprios indivíduos terão de fazer
face. Questões como as rápidas transformações sociais, os avanços científicos e
tecnológicos, a globalização económica e cultural (e consequente estandardização e
perda de diversidade), as assimetrias e os conflitos que se fazem sentir, bem como a
crise socioeconómica generalizada e os graves problemas ambientais, emergem como
desafios globais que exigem uma abordagem reflexiva e holística. É neste contexto
que, nos últimos anos, se tem assistido a uma crescente preocupação relativamente à
qualidade e adequabilidade dos currículos aos atuais contextos. Face às atuais
exigências e desafios globais, a comunidade politica e educativa internacional tem
vindo a desenvolver diversos projetos que procuram identificar e definir quais as
competências que contribuem para o sucesso global da vida de cada indivíduo e,
simultaneamente, para o bom funcionamento da sociedade (Rychen e Tiana, 2005).
Nesta comunicação propõe-se uma sistematização das principais orientações
europeias no que se refere à identificação e definição das competências que todos os
cidadãos devem possuir no século XXI. Para tal, as autoras focaram-se na análise de
alguns dos projetos/estudos nacionais e internacionais mais pertinentes na definição
de competências-chave: o projeto DeSeCo, o estudo “Saberes Básicos para todos os
cidadãos do séc. XXI” e os relatórios “Key Competences for Lifelong Learning European Reference framework" e "learning for the 21st Century. a Report and Mile Guide for 21st Century Skills".
This study presents a contribution to the conceptual and terminological clarification of the concept of teaching competence, as well as for the identification of a competencial framework of competences for science teaching at a primary education level, having in mind educating citizens for the 21st century as scientific literates. The proposed framework was developed based on an intensive literature review and on the contributions emerging from a shared reflection between researchers in science education (teachers educators), future primary teachers (pre-service teachers) and in-service primary teachers.