Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

50 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Música, especialização de Guitarra
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música, área de especialização de Guitarra.
Este relatório final de Mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na prática de ensino supervisionada bem como apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte do relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Torres Novas, onde não só desempenhei a função de estagiário como também acumulei funções no Conselho Pedagógico como responsável pelo departamento de guitarra, o que para mim foi sinónimo de maior responsabilidade e regozijo. Enquanto estagiário desempenhei funções de docente na disciplina de Guitarra e colaborei numa disciplina de Classe de Conjunto em formato de orquestra de sopros. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada, contextualizam-se o meio e a escola, caracterizam-se as turmas e os alunos, evidenciam-se as aulas lecionadas e exemplificam-se com a apresentação de planificações e com as reflexões sobre as situações de ensino e aprendizagem, nas duas disciplinas em que a prática se desenvolveu. Na segunda parte do presente relatório apresento o estudo, conduzido sob a forma de investigação-ação, já ambicionado há muito, que, de alguma maneira, pretende demonstrar a dimensão pedagógica e educativa do Manual Didático da Guitarra Clássica, desenvolvido por mim, quando aplicado na disciplina de Guitarra. Esta investigação reflete o contributo positivo do manual para a melhoria da performance do aluno como também para o aumento do seu conhecimento teórico e técnico. De reforçar que esta investigação contou com a colaboração de colegas idóneos que vieram dar validade técnica à investigação.
Recorrendo a características específicas do movimento do cavalo, a equitação com fins terapêuticos transmite uma combinação de estímulos que vão além do nível físico, auxiliando no desenvol- vimento das funções neurológicas e processos sensoriais. Este meio terapêutico é utilizado principalmente em indivíduos com deficiências físicas e/ou necessidades educativas especiais, para aquisição de benefícios a nível cognitivo, motor, social e emocional. A equitação com fins terapêuticos é recorrentemente utilizada em condições neurológicas e outras patologias, tais como: perturbações do espetro do autismo, défice de atenção e hiperatividade, dificuldade intelectual e de desenvolvimento (did), paralisia cerebral, acidente vascular cerebral (avc), lesão da medula espinhal, alterações de comportamento e perturbações psiquiátricas, artrite, esclerose múltipla, trissomia 21, distrofia muscular, distúrbios sensoriais (deficiências visuais ou auditivas), amputações e outras patologias mais raras, tais como distúrbio do cromossoma 15.
Pesquisa de recolha documental realizada pelo Prof. Doutor Ernesto Candeias Martins nos anos 2010/2011
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio é o resultado de uma investigação que compreendeu dois momentos. O primeiro, a Prática de Ensino Supervisionada, que foi realizada no decorrer do ano letivo 2016/2017 e o segundo, a investigação que aborda a inclusão de tecnologias digitais, mais concretamente as gravações em formato MP4, no contexto de ensino/aprendizagem do violino com o intuito de averiguar a sua validade quando aplicadas neste contexto. Para o efeito, foi feito um enquadramento teórico que incluiu a importância das tecnologias no ensino da música e, em particular, a utilização de ficheiros em formato MP4. É também feita menção ao método Suzuki por ser o método de ensino de violino utilizado na lecionação das aulas descritas que foram objeto de investigação. A investigação foi de cariz qualitativo, com um estudo de caso que incidiu sobre uma aluna em fase de iniciação de aprendizagem do instrumento (6 anos), tendo esta sido monitorizada ao longo de um ano letivo por meio de gravações de vídeo (trocadas entre o professor e os pais da aluna) das suas sessões de estudo com vista à melhoria do rendimento da sua performance, onde se incluiu o processo de ensino e de aprendizagem. Das atividades práticas foi possível verificar um desempenho positivo por parte da aluna e um aumento no seu sentido crítico, pelo cuidado que demonstrou na seleção dos vídeos a enviar para o professor. Foi recolhido o testemunho dos pais da aluna, os quais evidenciaram a mais valia da utilização deste suporte digital na aprendizagem do violino por parte da sua educanda. Foram feitos questionários a professores e alunos de violino, 40 questionários a cada grupo, onde se verificou que ambos os grupos eram favoráveis à utilização das tecnologias digitais. Contudo, verificou-se que a predisposição dos alunos para a utilização de tecnologias era superior à dos professores. Com a análise dos dados, pode-se concluir que a utilização de um suporte digital MP4 pode promover uma maior qualidade quer no ensino quer na aprendizagem do violino.