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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Este projeto tem como tema “A importância da história da moda no figurinismo”, que consiste em dois casos de estudo;
No primeiro projeto realizado foram desenvolvidos figurinos para o teatro Vaatão.
O segundo caso de estudo, consistiu em estar envolvida em uma das equipas de produção na ópera Peter Grimes, mais corretamente, na equipa de costura.
O projeto começou por uma pesquisa sobre a história do teatro, mais especificamente na área do figurino. Foi essencial para poder entender o enquadramento de como ao longo dos anos os trajes tiveram a sua evolução. Também foi necessária uma pesquisa e síntese do que é o figurino e qual é a sua importância.
Sendo uma área diversificada do design de moda, foi necessário compreender e aprender como se trabalha para uma área tão especifica como a do figurinismo.
No primeiro projeto, realizado desenvolveu-se figurinos para o teatro Vaatão. Foi fornecido pelo Vaatão um briefing que levou a um levantamento exaustivo sobre a temática pretendida. Criou-se uma metodologia de trabalho através de pesquisas, o que contribuiu para a apresentação da proposta especifica ao grupo, mantendo reuniões constantes com equipa de trabalho do Vaatão.
O segundo projeto foca-se no desenvolvimento e preparação de guarda-roupa para a ópera apresentada no Teatro Nacional São Carlos. O grande foco do trabalho consistiu na integração de uma equipa de produção, no gabinete de costura. O essencial nos arranjos de figurinos e a ajuda aos atores durante os espetáculos, na troca de guarda-roupa.