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Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29395TFCEV.
Objectivos: Verificar se a experiência clínica na área da fisioterapia influencia o rigor de uma medição da amplitude articular no movimento de flexão do cotovelo utilizando o goniómetro universal e/ou a observação visual. Comparar o rigor destes dois métodos de medida de avaliação. Relevância: A integridade da amplitude do movimento de flexão do cotovelo é essencial para o desempenho normal de inúmeras actividades da vida diária. Neste sentido, existem diversos instrumentos de medida disponíveis para avaliar as amplitudes de movimento (ADM) tais como o goniómetro universal e a observação visual. Amostra: 15 alunos do segundo ano de fisioterapia, 15 do quarto e 15 fisioterapeutas, com uma prática clínica igual ou superior a três anos. Materiais e métodos: Modelou-se um apoio rígido ao membro superior esquerdo. A amplitude articular foi confirmada através da utilização do programa Ariel Performance Analysis System (APAS). Avaliação em dois momentos, com observação visual e de seguida com goniómetro universal. Na análise estatística foi utilizada o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Para a comparação entre os diferentes grupos nos diferentes momentos utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis e testes estatísticos de Spearman para análise das relações e correlações entre as variáveis. Resultados: Verificou-se a fiabilidade de uma avaliação da amplitude articular do movimento de flexão do cotovelo, quer através da observação visual e/ou goniometria está dependente da experiência e formação do indivíduo. Conclusões: A fiabilidade de uma avaliação da amplitude articular do movimento de flexão do cotovelo, quer através da observação visual e/ou goniometria está dependente da conjugação entre a experiência e formação do individuo. Comparando os dois momentos de avaliação, a goniometria obteve respostas mais rigorosas embora estes resultados não sejam estatisticamente significativos.