Search results
3 records were found.
Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada, do
ciclo de estudos para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Música – Formação
Musical e Música de Conjunto. Este trabalho divide-se em duas partes : a primeira diz
respeito à Prática de Ensino Supervisionada e refere-se a um ano de docência a duas
turmas da Academia de Música de Lagos, uma de Formação Musical, outra de Classe de
Conjunto. A segunda parte consiste no Projeto de Investigação, que focaliza a sua
análise na sequência e importância de processos de aprendizagem musical. Este estudo
tem como objetivo perceber qual o grau de importância das leituras nas aulas de
Formação Musical.
Desta forma, apresenta-se um enquadramento teórico em que são explanadas as
diferentes perspetivas pedagógicas de : Robert Schumann, João Pinheiro, Helena
Rodrigues, Anthony Kemp, Keith Swanwick, Lucy Green, Anthony Spring. As diferentes
teorias convergem num fio condutor comum : a aprendizagem da leitura musical deve
ser precedida do desenvolvimento de competências: auditivas; motoras; expressivas e
sensoriais.
Partindo do título deste trabalho: “A importância das leituras nas aulas de
Formação Musical”, realizouEse um inquérito por questionário a 73 professores do
Ensino Especializado da Música, com o objetivo de perceber a sua opinião sobre o tema
em estudo. Na análise de dados, foi feita uma comparação entre a opinião dos
professores inquiridos e os pedagogos que constam neste trabalho. As conclusões
desta análise sugerem uma concordância entre a grande maioria dos professores
inquiridos e as teorias defendidas pelos pedagogos apresentados.
As aulas foram planificadas tendo por base as perspetivas pedagógicas dos
vários pedagogos. Durante todo o ano letivo, os alunos mostraram um elevado grau de
empenho, motivação e também importantes progressos na aquisição de diferentes
competências!musicais.