Search results
7 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Instrumento (Flauta) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Instrumento (Flauta) e Música de Conjunto
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
No final do século XVII e início do século XVIII encontramos o desenvolvimento particular de um estilo germânico a que se chamou o Vermischte Geschmack, que traduziremos como Gosto Misto Germânico. Neste artigo procuramos identificar brevemente as origens desta tendência estética germânica e caracterizar o conceito destacando as suas maiores influências – germânica contrapontística, francesa e italiana. Para tal, apresenta-se igualmente um excerto de uma obra do compositor que reúne, no nosso entender, estas várias influências numa escrita ao gosto misto germânico – Georg Philipp Telemann. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental bem como a análise musical descritiva de exemplos da época a que se alude.
Este trabalho reflete investigação desenvolvida no âmbito da unidade curricular de
Trabalho de Projecto, estando dividido em quatro partes.
Na primeira parte apresenta-se o contexto musical que circunda a vida e obra do
compositor Georg Philipp Telemann, com foco no Vermischter Geschmack, e no seu
trabalho de publicações.
A segunda parte debruça-se sobre as formas musicais do século setecentista cujas
obras que iremos examinar, exibem os diversos tipos de sonatas – a solo, trio e quarteto
- a sonata concertante, o concerto, e a cantata; esclarecendo as suas origens,
desenvolvimento e características.
A terceira parte deste trabalho expõe a análise realizada às peças selecionadas do
reportório para flauta de bisel na obra de Telemann: TWV 41:C2, TWV 42:c2; TWV
42:B4; TWV 43:a3; TWV 51:C1, TWV 1:1258.
Por fim, concluímos com uma reflexão sobre a informação recolhida no que toca à
obra do compositor e à análise realizada à seleção de obras do reportório de flauta de
bisel.