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Dissertação para Mestrado em Gestão apresentada ao Instituto Superior de Economia e Gestão
Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Infra - Estruturas de Construção Civil.
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
No presente documento apresenta uma síntese explicativa do processo projectual necessário para a execução da remodelação desta habitação, composta por três andares com a área total de 314 m2, onde é demostrado todo o processo e a justificação de todas as decisões e escolhas tomadas. O projeto escolhido é uma habitação que se localiza no centro do pais, mais precisamente numa aldeia do conselho de Torres Novas. Um edifício datado de 1931, construído com matéria local. Este projeto esta inserido na unidade curricular de projeto final, tendo como objetivo criar um espaço adaptado aos seus proprietários, consistindo na reorganização de espaços, e ainda previsto a realização de peças de mobiliário feito á medida. Este espaço será concebido de acordo com as exigências e necessidades pedidas pelos clientes, conforto e funcional, foi a base deste projeto. Para além disso, pretende-se criar um elo de ligação entre a habitação e o espaço envolvente, usando os materiais e os equipamentos indicados que valorizem o espaço.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29388TFCEV.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Dissertação de Mestrado em Infra - Estruturas de Construção Civil apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar – Área de especialização em Crianças e jovens em risco.
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Interiores e Equipamentos
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Instrumento e Música de Conjunto
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Interiores e Equipamentos
Trabalho para a obtenção do grau de especialista em direito
Trabalho para a obtenção do grau de especialista em direito
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores e Mobiliário
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Enfermagem Veterinária apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Interiores e Equipamento apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores.
O estágio curricular integrado no Mestrado em Design de Interiores e Mobiliário, foi desenvolvido na Aurea Interiores, em Castelo Branco. A escolha de desenvolver o estágio com esta empresa deveu-se aos projetos, que para além de incidirem em espaços interiores são por vezes espaços comerciais ou corporativos. Inicialmente apresentados em 3D, que integra o layout do estudo inicial, implicam posteriormente a seleção dos materiais, cores, mobiliário, têxteis e iluminação, resultando em espaços personalizados, simples e intimistas. Todo o trabalho realizado permitiu com que houvesse uma melhor perceção da área do tratamento dos interiores, seja qual for a tipologia. Para além das reuniões com os clientes, o desenvolvimento de cada projeto, assim como as montagens e execução dos espaços, a interação com os fornecedores e comerciais das diferentes marcas, revelaram-se essenciais para o crescimento profissional e pessoal na área e na empresa.
O presente relatório descreve um estágio pedagógico, bem como um estudo investigativo em torno da iniciação à aprendizagem do violino em diferentes idades. A multiplicidade de idades dos alunos que acedem ao nível de iniciação e as suas características em termos de desenvolvimento musical, da sua motivação, personalidade e identidade musical, constituíram as problemáticas de partida para o desenvolvimento deste estudo. O projeto desenvolveu-se nas minhas classes de violino nas instituições Amare (Associação Musical de Artes e Espetáculo), academia O Mestre e escola de música Arpeggio, onde foi possível levar a cabo a investigação com três grupos de alunos de diferentes idades, ao longo do ano letivo de 2015/2016. Como principal objetivo, pretendeu-se caracterizar estes grupos de alunos em termos da sua relação com a música, com vista à definição de estratégias e metodologias que melhor se adequam a cada grupo. Como tal, tornou-se imprescindível uma pesquisa teórica ligada ao desenvolvimento do ser humano, assim como ao desenvolvimento musical. A pesquisa bibliográfica orientou-se igualmente para aspetos ligados a questões de identidade musical, significados musicais e processos de aprendizagem. Os dados foram recolhidos ao longo do ano letivo através de uma observação regular dos seus desempenhos e através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para diferenças entre os grupos, reforçando a literatura e contribuindo para a adaptação metodológica que o professor deve procurar. Fica reforçada a importância do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, o qual deve ser multifacetado nos diversos domínios, atualizando e revendo as suas práticas de acordo com as realidades e necessidades encontradas, de forma a desenvolver um ambiente pedagógico rigoroso, de aprendizagem efetiva e de alto profissionalismo.
A presente dissertação intitulada “Design Thinking em contexto empresarial” efetua o seu estudo no domínio do Design Thinking, retratando um processo investigativo realizado no âmbito de um estágio curricular que aconteceu na agência de comunicação e publicidade Dice, sediada em Matosinhos. Esta dissertação documenta um processo de investigação sobre a temática do Design Thinking, uma metodologia desenvolvida com base no processo criativo dos designers, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras para resolver problemas. Apesar de nos tempos recentes se ter verificado a existência de um esforço para compreender e incentivar a prática do Design Thinking, quer na área do design, quer em áreas exteriores ao design, ele é por vezes ainda pouco compreendido, mal aplicado ou até mesmo considerado como uma ferramenta incompatível com o ritmo de trabalho dos profissionais que exercem funções na atualidade. Assim, com esta investigação propomos analisar diferentes abordagens e interpretações do Design Thinking e, simultaneamente explorar sobre a sua aplicação em contexto profissional como uma ferramenta para auxiliar o processo criativo. Para tal, faremos uso de uma coleção bibliográfica diversificada e dos resultados provenientes do estudo exploratório realizado na empresa Dice, que possibilitou observar com proximidade os hábitos de trabalho dos profissionais criativos (com algumas implicações relacionadas com a prática de regime de teletrabalho), e veio permitir uma melhor compreensão do processo criativo e das principais adversidades enfrentadas no desenvolvimento de projetos de design.
Relatório de Estágio do curso de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19388TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18991TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24150TFCERA.
Dissertação de Mestrado em Design Gráfico apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Introdução O tabagismo é um fator de risco modificável que provoca diversas lesões no organismo. Os fumadores apresentam, comparativamente aos não fumadores, risco acrescido de doença cardiovascular. A evidência científica demonstra que, o consumo de apenas um cigarro por dia é suficiente para aumentar o risco de desenvolvimento de doença coronária e acidente vascular cerebral, que aumenta com os anos de tabagismo e com o número de cigarros por dia. Objetivo Este estudo pretende descrever o impacto do tabagismo a nível funcional e estrutural no coração. Métodos O presente estudo é do tipo analítico, observacional e transversal. Todos os sujeitos foram submetidos à realização de um ecocardiograma transtorácico. Foram registados parâmetros ecocardiográficos como o volume da aurícula esquerda (AE), a fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE), a Relação E/e´, grau de disfunção diastólica, pressão sistólica da artéria pulmonar (PSAP), excursão sistólica do plano anular tricúspide (TAPSE), área da aurícula direita, massa do ventrículo esquerdo (VE) e diâmetro telediastólico do VE. Resultados A amostra do estudo foi composta por 100 indivíduos, divididos em dois grupos: 50 fumadores e 50 não fumadores. Verificou-se uma diminuição estatisticamente significativa da FEVE no grupo de fumadores (p=0,012). Do grupo de fumadores, 12% apresentou alterações na contratilidade segmentar do VE (p=0,02). O grupo de fumadores apresentou valores médios mais altos para o volume da AE, massa e diâmetro telediastólico do VE, área da aurícula direita, PSAP e relação E/e´, não sendo, no entanto, as diferenças, para com o grupo de não fumadores, estatisticamente significativas. Observou-se uma correlação moderada entre as alterações nos parâmetros ecocardiográficos e a carga tabágica e anos de fumador (p≤0,01), com exceção da correlação entre TAPSE e anos de fumador, que não foi significativa (p=0,508). Conclusão A diminuição da FEVE e as alterações na contratilidade do VE estão associadas ao consumo de tabaco. A carga tabágica e os anos de consumo têm impacto negativo na função e estrutura cardíaca. Os parâmetros ecocardiográficos relativos à função sistólica e diastólica apresentam valores ligeiramente divergentes da normalidade, o que poderá ser um indicador precoce de possíveis repercussões com a continuação do hábito de fumar. A quantidade, a duração e a frequência do consumo de tabaco indiciam, por isso, efeitos prejudiciais no sistema cardiovascular.
O presente estudo teve como objectivos, conhecer as principais razões e influências que motivam as crianças a praticar actividade desportiva no clube, e saber, se essas razões e influências variam de acordo com a modalidade praticada e com o género. Conhecer também a opinião dos treinadores sobre os principais entraves à prática, e quais as mudanças a propor para aumentar o número de crianças a praticar actividade desportiva nos clubes. A amostra deste estudo é composta por 40 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos e por 4 treinadores. As modalidades onde foi recolhida a amostra foram: futebol, andebol, ténis e atletismo. A recolha dos dados foi efectuada com base num questionário aplicado individualmente a cada criança e a cada treinador. Após codificação, processamento e tratamento dos dados, concluímos que: O tempo de prática desportiva semanal das crianças nos clubes é diminuto. As principais razões para a prática estão ligadas à socialização, à saúde e à condição física. Quem mais influencia a prática desportiva são os amigos. As variáveis género e modalidade praticada não mostraram grandes diferenças. São vários os entraves à prática desportiva das crianças nos clubes na opinião dos treinadores, sendo apontados alguns aspectos importantes para atrair as crianças para a prática desportiva.
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A fenologia estuda a morfologia dos diferentes estados do desenvolvimento das plantas e permite entender e datar o seu desenvolvimento, sendo particularmente importante nas espécies frutícolas, designadamente para o posicionamento das técnicas culturais a realizar ao longo do ciclo anual. Nas prunóideas de clima temperado, nas quais se inclui o pessegueiro, a cerejeira, a ameixeira e a amendoeira, o ciclo anual inicia-se com o desabrochamento dos gomos florais, que se vão desenvolvendo até atingir a plena floração. A chegada de pólen compatível ao estigma da flor pode conduzir à sua fertilização culminando no vingamento dos frutos. Este período de floração é condicionado pelo clima e é utilizado como indicador das alterações climáticas, sendo fundamental para entender como as plantas respondem a estas alterações, preocupação crescente por parte dos produtores devido ao aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos. Com o objetivo de estudar a influência das condições meteorológicas no período de floração em pessegueiros da Região da Beira Interior, foi observada a fenologia da cultivar Royal Time, num mesmo pomar, nos ciclos 2015, 2016 e 2018. Paralelamente, foi recolhida informação das variáveis climáticas temperatura e precipitação. Os resultados permitiram observar que, no ciclo 2015, o período de floração, desde o estado C ao estado G foi muito curto, de aproximadamente 17 dias, com a plena floração a ocorrer em 12 de março. Em 2016 o período de floração teve a duração de 36 dias, com a plena floração em 24 de março e em 2018 o período de floração estendeu-se por 35 dias, com a plena floração em 29 de março. Este estudo visa não só evidenciar a irregularidade climática que se observou nos últimos anos, como também contribuir para fornecer aos produtores informação quantificada sobre o efeito da irregularidade dos fatores climáticos na fenologia
Monitoring plant phenology has become a widespread methodology to monitor plant behaviour due to the increase, frequency and intensity of extreme climatic events. These extreme climatic events emphasise both plant susceptibility and farmers’ vulnerability, as the latter constantly face the need to change or adjust cultural operations on commercial orchards, since these events have important economic repercussions. This study aims to present the main results of the meteorological conditions that influenced peach tree blossom period (cv. Royal Time) during the last five years. Temperature and precipitation data were collected in an orchard in 2015, 2016, 2018 and 2019. This showed the phenological behaviour of peach trees, especially the environmental conditions that influenced full blossom. The main results show that in 2015 the blossom period was very short, about 17 days, and full blossom occurred on March 12th while in 2016 the blossom period lasted 51 days due low temperatures. In 2018 high precipitation was the main variable that influenced the delay of full blossom, whereas in 2019 the average of the highest temperatures, resulted in an anticipation of full blossom, which occurred on March 15th, similar to what had been observed in 2015.