Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

37 records were found.

Contém referências bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Tecnologia e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Tecnologia e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais
Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Infra-Estruturas de Construção Civil, Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia, Castelo Branco, 2014
Dissertação apresentada à Escola Superior de Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Tecnologia e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Classe de Conjunto
O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito ao estágio profissional com realização no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte aborda o trabalho de investigação desenvolvido na unidade curricular do Projeto de Ensino Artístico. Na primeira parte é feita a caracterização da escola e dos alunos, contendo também as planificações e os relatórios de aula. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação com o tema “O repertório para clarinete no último ano do curso complementar: criação de ferramentas e metodologias para a prática de estudo” onde se abordou a falta de suporte para a prática de estudo de um aluno do último ano do curso complementar. Os resultados da investigação apontam para a conclusão de que merece a pena especificar várias técnicas e estratégias e aplica-las a obras, servindo assim de ferramenta importante para o estudo das mesmas. Com o cuidado de validar o melhor possível as sugestões de exercícios aplicáveis nas obras escolhidas como alvo ou representativas, foram feitos dois tipos de investigação sendo, uma abordagem empírica, que foi crucial quer para o esclarecimento da falta de suporte para o estudo das peças musicais quer para validar os exercícios propostos. Assim como um estudo do caso onde foram aplicadas essas mesmas sugestões onde não foram impostas durante a observação direta, mas propostas pela aluna que integrava a amostra do estudo. Através de várias visões de diversos autores da pesquisa na área da prática de estudo, foi esclarecedor de que este tema cada vez mais é importante como leitura quer de alunos, professores e músicos profissionais. Como complemento aos exercícios propostos, de forma a ampliar as ferramentas para a prática das obras propostas, a contextualização história das mesmas obras permite um suporte mais abrangente sobretudo no que diz respeito às ideias orientadoras para perceber melhor o caráter e o tipo de som adequado a cada obra.
This paper describes some successful experiences within engineering departments where emerging paradigms have been used to improve student’s know-how. This experience has resulted in students with high skills in fields of high acceptance in the employment market and with experience to deal within multi-disciplinary working teams. Aspects of a case study that has involved the collaboration and supervision of staff from institutions of two countries (UK and Portugal) are reported. The work included the programming and application of handheld devices as the human-machine interface. The designed machines are mechatronic devices, to be used in Domotic (Domestic Robotic) tasks. The main focus of this paper involves the pedagogical experience, since the technical features have already been published.
The present paper describes the development of an application in a Computer Engineering course using open source software tools. The main goal is the implementation of an educational system to improve the interface between students and teachers, as well as to serve as a mean of communication and events spreading related to computing to all members of the academic community where it is installed. In a first stage the system was built and implemented in one educational Institution but it is now improved based on the collaboration of teaching staff, of other Portuguese Engineering Department, allied to computer Engineering students skills and motivation. The architecture, main features, results and future work of the developed system are reported through the sections of this paper.
Nowadays the amount of information available on the Internet is immense and so the importance and quality of that information is questioned. Even though the amounts of available information are vast, sometimes the information useful for a specific purpose are limited. The present paper describes the development of a project in a Computer Engineering course based on this reality. The main goal to achieve is the implementation of an educational system to improve the interface between students and tutors, as well as to serve as a mean of communicating and spreading events related to computing to all members of the academic community where it is installed. The system was first built and implemented in one educational Institution but it is now improved based on the collaboration of teaching staff, of two different Portuguese institutions, with experience in teaching, allied to computer Engineering students skills and motivation. The architecture and the main features allowed by the developed system are reported through the several sections of this paper.