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Para se poder estabelecer uma conexão entre som e imagem em movimento, têm de ser encontradas formas correntes de conexão e interpretação. Encarando o som como uma sequência de objectos e a imagem em movimento como uma sequência de planos, cria-se uma ponte, na qual o desenho é usado como intérprete rítmico de variações de intensidade do som. De acordo com isso, no processo de edição de vídeo, o desenho é empregue como uma para a sucessão rítmica de imagens. Esta experiência é conduzida no cenário de bLearning (Ambiente Online Presencial).
In order to establish a connection between sound and moving image, common forms of connection and interpretation must be found. By regarding sound as a sequence of objects and moving image as a sequence of planes, a bridge is created, in wich drawing is used as a rhythmic interpreter of variations in sound intensity. According, in the video editing process, drawing is used as a stave for the rhythmic succession of images. This experiment is conducted in the setting of bLearning (Blended Learning).
A formação é uma fase de extrema importância na formação inicial e posteriormente na formação contínua, no mercado de trabalho. Devido às abrangências das TIC e por estas exigirem, cada vez mais, a par da aplicação das teorias da aprendizagem, novas possibilidades de comunicação, o designer de módulos de ensino aprendizagem assume cada vez mais destaque no processo.
This paper describes the development and testing of an experimental teaching module on product communication strategy. The study aims to answer the question of how new social platforms such as Facebook can help in developing new strategies for product communication. Developing links between a product and consumer preferences. In this experimental learning module, students of the New Media Production course developed new strategies for product communication, identifying possible active archetypes on narrative consumer preferences of Facebook profiles. The conducted experimence evidenced that the experienced cycle is a major contribute to the learning of product communication in the digital age, due to associations between consumer preferences and the new product communication strategies.
Neste artigo apresentamos as conclusões do estudo desenvolvido no âmbito do doutoramento em Design FA-­‐UTL, confrontando estas com os objectivos inicialmente propostos. São ainda apontadas futuras direcções ao nível de aplicação dos resultados como também de outras questões surgidas ao longo da investigação.
Os processos utilizados do desenvolvimento do software RISCO (software para bordadeiras), para terem sido eficazes, tiveram em conta as vertentes ambientais (humanas e materiais) a replicar numa aplicação digital. Para tal foi capital a observação dos dados e comportamentos, de forma a oferecer alterações positivas decorrentes do uso da nova ferramenta de trabalho.