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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Guitarra Clássica
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização Guitarra Clássica
A ideia de realizar este mestrado, surge com a necessidade que nós, enquanto
estudantes e executantes da música dita erudita e, em especial, enquanto executantes
de música tradicional portuguesa, com especial ênfase no fado, tínhamos, e temos, de
emprestar um carácter mais académico, ou mais erudito, se quisermos, à parte
instrumental relacionada com esta nossa canção. Falamos então da Guitarra
Portuguesa e da Viola de Fado.
Nos últimos anos diversos autores têm vindo a reunir um espólio de música
tradicional portuguesa, compilando-o em documentos recheados de partituras, que
nos permitem não só perpetuar toda uma tradição, como facilitar a consulta de obras
que de uma outra forma não estão tão acessíveis – ou porque não se encontram
gravadas, ou porque as gravações têm pouca qualidade. O Livro dos Fados do autor e
guitarrista António Parreira, é um dos exemplos do que se tem vindo a fazer neste
sentido. A ideia de reunir 180 fados tradicionais em partituras foi um dos motes que
nos levou à realização deste trabalho. Outros exemplos se podem referir como os
trabalhos realizados pelo também guitarrista Arménio de Mello em conjunto com o
poeta José Luís Gordo, compilados no livro 40 fados e que apresentam 40 melodias
originais com diversos poemas, ambos transcritos em partitura. Temos mais
exemplos de trabalhos realizados neste âmbito, assim como uma nova geração de
compositores que escreve para guitarra portuguesa, seguindo o que recentemente
guitarristas como Pedro Caldeira Cabral e Ricardo Rocha, entre outros, têm vindo a
realizar – gravando e disponibilizando as suas obras em partitura. Analisando a história do fado e da própria música tradicional portuguesa,
verificamos que o que tem passado ao longo das várias gerações é fruto da tradição
oral. Quer as canções, os fados tradicionais, os cantes populares, entre muitos outros.
Não obstante os cancioneiros existentes, verificamos uma lacuna no que à escrita
musical diz respeito. No caso do fado, ou mais concretamente, no caso da guitarra
portuguesa e da viola de fado, que não estão unicamente ligadas a este estilo musical,
note-se, e tendo em conta os exemplos acima referidos, sentimos a necessidade de
também nós disponibilizarmos o trabalho que temos vindo a realizar ao longo do
nosso percurso musical enquanto instrumentistas.
Neste sentido, este documento pretende apresentar, disponibilizar, motivar e
facilitar a consulta, com vista à utilização e execução, de algumas das nossas obras,
bem como dos professores orientadores deste trabalho. Nas páginas seguintes deste
documento, iremos encontrar várias peças, dos compositores Ricardo Silva, João Silva
e Custódio Castelo, com as várias notas de execução que permitem relacionar e ajudar
a entender estas mesmas obras como espólio do panorama musical tradicional
português.