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108 records were found.

Contém referências bibliográficas
Economia e política agrícolas
1 parte para violoncelo; 1 parte para flauta; 1 parte para trombone; 1 parte para fagote; 1 parte para trompa; 1 parte para viola; 1 parte para corno; 1 parte para 1º violino; 1 parte para 2º violino; 1 parte para clarinete; 1 parte para contrabaixo; 1 parte para oboe; 1 parte de percussäo
Educação pré-escolar
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Guitarra Portuguesa
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10172TFCPAG ; C30-10182TFCPAG.
A ideia de realizar este mestrado, surge com a necessidade que nós, enquanto estudantes e executantes da música dita erudita e, em especial, enquanto executantes de música tradicional portuguesa, com especial ênfase no fado, tínhamos, e temos, de emprestar um carácter mais académico, ou mais erudito, se quisermos, à parte instrumental relacionada com esta nossa canção. Falamos então da Guitarra Portuguesa e da Viola de Fado. Nos últimos anos diversos autores têm vindo a reunir um espólio de música tradicional portuguesa, compilando-o em documentos recheados de partituras, que nos permitem não só perpetuar toda uma tradição, como facilitar a consulta de obras que de uma outra forma não estão tão acessíveis – ou porque não se encontram gravadas, ou porque as gravações têm pouca qualidade. O Livro dos Fados do autor e guitarrista António Parreira, é um dos exemplos do que se tem vindo a fazer neste sentido. A ideia de reunir 180 fados tradicionais em partituras foi um dos motes que nos levou à realização deste trabalho. Outros exemplos se podem referir como os trabalhos realizados pelo também guitarrista Arménio de Mello em conjunto com o poeta José Luís Gordo, compilados no livro 40 fados e que apresentam 40 melodias originais com diversos poemas, ambos transcritos em partitura. Temos mais exemplos de trabalhos realizados neste âmbito, assim como uma nova geração de compositores que escreve para guitarra portuguesa, seguindo o que recentemente guitarristas como Pedro Caldeira Cabral e Ricardo Rocha, entre outros, têm vindo a realizar – gravando e disponibilizando as suas obras em partitura. Analisando a história do fado e da própria música tradicional portuguesa, verificamos que o que tem passado ao longo das várias gerações é fruto da tradição oral. Quer as canções, os fados tradicionais, os cantes populares, entre muitos outros. Não obstante os cancioneiros existentes, verificamos uma lacuna no que à escrita musical diz respeito. No caso do fado, ou mais concretamente, no caso da guitarra portuguesa e da viola de fado, que não estão unicamente ligadas a este estilo musical, note-se, e tendo em conta os exemplos acima referidos, sentimos a necessidade de também nós disponibilizarmos o trabalho que temos vindo a realizar ao longo do nosso percurso musical enquanto instrumentistas. Neste sentido, este documento pretende apresentar, disponibilizar, motivar e facilitar a consulta, com vista à utilização e execução, de algumas das nossas obras, bem como dos professores orientadores deste trabalho. Nas páginas seguintes deste documento, iremos encontrar várias peças, dos compositores Ricardo Silva, João Silva e Custódio Castelo, com as várias notas de execução que permitem relacionar e ajudar a entender estas mesmas obras como espólio do panorama musical tradicional português.
Provas públicas apresentadas à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do título de Especialista em Medicina Nuclear.
Apesar de não existir uma definição consensual do Pensamento Crítico, podemos defini-lo sumariamente como uma forma superior do pensamento, que integra inúmeras competências e disposições cognitivas: a fundamentação de hipóteses, a capacidade lógica, as habilidades de elucidação e avaliação, a identificação de fontes válidas e confiáveis e a avaliação de valores, convicções e ações. Este trabalho de investigação, Desenvolvimento do Pensamento Crítico no ensino profissional da Percussão – Proposta de exercício prático, visa fomentar o Pensamento Crítico de alunos de Música no contexto ensino-aprendizagem da Percussão, no âmbito de uma Escola Profissional de Música. Visa também observar, analisar e compreender as vantagens da utilização do Pensamento Crítico no referido contexto. É apresentada uma revisão de literatura sobre (i) Breve contextualização da evolução da música do séc. XX e XXI, (ii) Realidade técnica/interpretativa da Percussão, (iii) Pedagogias contemporâneas, (iv) Pensamento Crítico – definição, ensino/desenvolvimento e disposições cognitivas/avaliação, (v) Categorias da exploração instrumental. São descritas metodologias/tarefas propiciadoras do Pensamento Crítico. É ainda proposto um exercício prático-artístico, Exploração instrumental como ferramenta para o desenvolvimento do Pensamento Crítico, que tem como principal enunciado: tendo como domínio específico a exploração instrumental, como podemos proceder de forma a efetuar uma possível reinterpretação musical de uma obra originalmente escrita para instrumentos de altura definida, utilizando instrumentos de altura indefinida? Os resultados da investigação - embora não generalizáveis para contextos diferentes ou mais abrangentes, em relação ao contexto em que o trabalho se realizou – sugerem que pensar criticamente torne mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem da Percussão.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Formação contínua de professores
Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Administraçäo Escolar
Dissertação de Mestrado em Ensino da Actividade Física no Jardim-de-infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Violoncelo) e Música de Conjunto
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24211TFCORN.
Relatório de Estágio do curso de Produção Agrícola, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Trabalho apresentado à escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Sistemas de Informação Geográfica - recursos Florestais e Ambientais.
The Portuguese architecture is borderless due to the colonialism period. Many African countries can testify this influence and the cities still sprawling around remaining old buildings. These constructions are characterized by using local resources and adapting Portuguese architecture to the climatic characteristics and answering local natural hazards. The work developed presents a systematic approach about the constructive changes, identifying the solutions adopted for answering climatic demands. The passive solar systems used were categorized and some examples were selected according to examples found in African cities with Portuguese influence as Beira (Mozambique), Lubango, Namibe and Luanda (Angola) and Praia (Cape Verde). This analysis encompasses strategies to improve thermal behavior of buildings, as ventilation trough the analysis of ventilated roofs or windows geometry, shadowing devices as large eaves, brises and second facades, among other issues. The local construction was also analyzed in order to find out traditional techniques for cooling buildings in a natural way.
A primeira parte deste trabalho refere-se à prática de ensino supervisionada, onde descrevo, de forma sucinta, clara e reflexiva, o percurso de construção de competências específicas e analiso o seu contributo para o desenvolvimento de competências ao nível do ensino da música. Trata-se de um requisito de avaliação no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicada de Castelo Branco. A excelência do exercício profissional no ensino da música impõe aos professores uma procura constante do desenvolvimento de habilidades científicas, técnicas e relacionais para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, o que exige uma atualização e desenvolvimento de competências que se pretende que sejam especializadas. Neste sentido, a minha prática pedagógica desenvolveu-se com uma aluna com Trissomia 21, com a qual desenvolvi um processo de ensino e aprendizagem do violoncelo, como meio facilitador do seu desenvolvimento holístico, numa ótica de escola inclusiva. O trabalho desenvolvido com a aluna, ao longo do estágio, demonstrou-me que fui evoluindo na minha maneira de ensinar e de interagir com a mesma. Como professor de instrumento, acredito que vá aprendendo sempre mais com o passar dos anos. Sei que tenho ainda muitas arestas para limar, mas que são essas que me ajudarão a evoluir. Vejo-me como um profissional que deseja ter um profundo conhecimento e com um leque de competências distintas, que permitam o mais profundo entendimento de cada aluno em situações concretas, facilitadoras do desenvolvimento de uma prática consciente e justificada através de intervenções adequadas que “façam a diferença”.
O presente relatório resulta do trabalho realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Trombone e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Artes do Norte Alentejano – Conservatório de Portalegre, durante o ano letivo 2019/20, onde foi feita uma caracterização do meio envolvente, da escola, da Classe de Trombone e Classe de Conjunto; planificações e respetivos relatórios de aula e uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio. Na segunda parte, referente ao Projeto de Ensino Artístico, é exposto o trabalho de investigação desenvolvido “Estratégias cooperativistas na aprendizagem de Trombone”, tendo como objetivo estudar a implementação de estratégias cooperativas na aprendizagem de Trombone. A investigação recai sobre uma investigação-ação, onde foram aplicadas as estratégias a um quarteto de trombone do 1º, 2º e 3º grau. Como instrumentos de recolha de dados, foram utilizados inquéritos por questionário aos alunos participantes no estudo, grelhas de observação e grelhas de autoavaliação. Os resultados obtidos mostram que as estratégias adotadas potenciaram o desenvolvimento de competências sociais, teórico-musicais e técnico-musicais.