Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

24 records were found.

Tese de Doutoramento em Ciências Biomédicas, Universidade de Coimbra, 2007
Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Infra-Estruturas de Contrução Civil.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Infra-estruturas de Construção Civil, realizada sob a orientação científica da Doutora Maria Teresa Durães Albuquerque, Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco e co-orientação científica da Doutora Isabel Margarida Horta Ribeiro Antunes, Professora Adjunta do Departamento de Silvicultura e Recursos Naturais da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
A crescente necessidade e importância das águas subterrâneas exige uma protecção adequada deste recurso através da delimitação de perímetros de protecção em torno das captações. Para tal, torna-se necessária uma abordagem específica e ajustada às caraterísticas locais para obter soluções mais adequadas. Os métodos analíticos permitem a delimitação das zonas de protecção utilizando parâmetros hidrogeológicos. Neste trabalho são comparados dois métodos analíticos - método do raio fixo e de Wyssling - na definição dos peímetros de proteção de duas captações localizadas na Serra da Gardunha. As captações de Eirinhas nº 1 e Eirinhas Nº2 estão incluídas no subsistema de Casal da Serra (Serra da Gardunha), correspondendo a galerias subterrâneas, semihorizontais e alongadas, com uma secção com cerca de 1,80m de altura e 0,60m de largura. As rochas graníticas mostram fracturas intensas em que nalguns locais estão bastante degradadas. A água subterrânea escorre aproximadamente paralela à topografia, indicando uma curta permanência, como sugerido pela baixa mineralização que apresentam. O círculo dos perímetros de proteção com o método de raio fixo mostra círculos centrados nas captações, ultrapassando os limites da zona de recarga presumida, tanto a montante como a jusante. O método de Wyssling, por sua vez, ao considerar o gradiente hidráulico na delimitação dos perímetros mostra áreas de protecção mais ajustadas à realidade, tanto a montante como a jusante.