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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Tendo em conta que ainda hoje existem lacunas na discussão da problemática do canto em língua portuguesa, uma discussão sobre a vocalidade proposta pelo repertório de canções brasileiras do século XX, bem como questões estéticas e textuais, mostra-se relevante. Desta forma, o presente trabalho realiza um estudo sobre o ciclo Quatro Cantigas, do compositor paulista Camargo Guarnieri, apontando ferramentas e possibilidades para sua interpretação. O trabalho apresenta-se em três capítulos, além de introdução e conclusões. Do primeiro capítulo constam um breve panorama do desenvolvimento da música brasileira e do tecido musical da São Paulo do início do século XX, altura em que Guarnieri passa a viver na cidade. Ainda no sentido de contextualizar o meio em que esteve inserido o compositor, discorrer-se-á sobre o movimento Nacionalista. O segundo capítulo trata da vida e obra de Camargo Guarnieri, além de fazer referência a Sílvio Romero, responsável pela recolha dos textos folclóricos utilizados pelo compositor. O terceiro capítulo traz uma breve análise sob parâmetros musicais e uma análise textual, bem como um levantamento de questões técnico-vocais e interpretativas relativas às Quatro Cantigas. A pesquisa pretende, ainda, partindo da análise específica realizada com este ciclo, contribuir para a discussão acerca da abordagem do repertório da canção brasileira de uma maneira geral.
O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída por uma apresentação da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante o ano letivo de 2017/18 no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, nas disciplinas de Educação Vocal e Coro de Câmara. A segunda parte, por sua vez, trata do Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a classe de música de conjunto. Este projeto propõe-se a identificar quais foram os resultados obtidos no grupo, ao fim de um período de trabalho de seis meses. Durante esse período foram trabalhados aspectos técnicos específicos – como a consciência do apoio, colocação da voz, esforço relacionado à emissão de notas em determinado registo - bem como exercícios e repertório escolhido para o efeito. As questões a colocar são, portanto: - Quais foram os resultados obtidos após um período de seis meses de trabalho de técnica vocal, associado à prática do Coro de Câmara Juvenil do Conservatório Regional do Algarve? - Como e quais os aspectos que a técnica vocal pode trazer em termos de desenvolvimento para os cantores deste grupo, relativamente à percepção e consciência corporal, conforto na emissão do som, e outros? - Como realizar um trabalho técnico eficaz com o tempo disponível, que muitas vezes é escasso?