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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular Prática de Ensino
Supervisionada desenvolvida com alunos que frequentam o Ensino Especializado da
Música, designadamente no Conservatório de Música de Santarém ao longo do ano
letivo 2015/2016.
O Capítulo um foca-se na descrição e reflexão sobre o estágio - Prática de Ensino
Supervisionada - que inclui a caracterização da Escola e das turmas, planificações,
estratégias de ensino desenvolvidas e reflexões das aulas.
O Capítulo dois remete-nos para o estudo de investigação intitulado “A Música
Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical”
com o qual se pretendeu estudar a forma como os alunos podem aprender música
numa perspetiva mais física, emocional e imediata através do canto, nomeadamente o
canto coral, ou seja, cantar em grupo peças que são conteúdos de Classe de Conjunto.
Este segundo Capítulo evidencia a noção do professor-investigador que se
preocupa com as suas práticas de ensino no sentido de as compreender melhor e de
as questionar com vista a encontrar respostas inovadoras e conducentes à melhoria
do ensino e da aprendizagem da música e, neste em particular, se os alunos gostam e
consideram efetivamente importante cantar nas aulas de Formação Musical e se isso
os faz ter consciência de que aprendem melhor a teoria musical e que apreendem
melhor com as experiências musicais, no sentido do desenvolvimento de
competências musicais.