Contribuições patronais para a segurança social
Santos, José Carlos Gomes
1970
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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
O presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção de Formação Musical e Música de Conjunto, nas turmas de Coro G e de Formação Musical do sexto grau, no Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de 2018/2019. O Relatório integra um estudo de investigação desenvolvido com base num projeto construído na unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, o qual reflete a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Numa primeira parte do Relatório, centramo-nos no conhecimento do contexto da escola e do ensino. São apresentadas descrições reflexivas das nossas aulas, enquanto estagiário, nas disciplinas de Coro e de Formação Musical, assim como são disponibilizadas as planificações, reflexões, e o material didático utilizado para a avaliação do desempenho dos alunos no contexto escolar.
Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “A Tecnologia como ferramenta no desenvolvimento auditivo dos alunos de Formação Musical”.
As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes:
(1) Em que medida a tecnologia contribui para a motivação da aprendizagem na Formação Musical?
(2) Como implementar estratégias, utilizando a tecnologia como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Formação Musical?
Foi desenvolvida uma estratégia pedagógico-didática, através da utilização de uma aplicação tecnológica chamada “Ouvido Perfeito”, com o objetivo de desenvolver a aprendizagem de competências musicais, mais especificamente o ouvido intervalar e harmónico, o desenvolvimento da motivação e do interesse dos alunos pela formação musical. A investigação baseou-se na análise do resultado da utilização da aplicação “Ouvido Perfeito” no Ensino da Formação Musical no Ensino Especializado. Os procedimentos utilizados foram planificação e lecionação das aulas, e registos de observação; fichas/testes de avaliação; realização de dois inquéritos por questionário; análise de dados; e reflexões produzidas com vista à elaboração e divulgação dos resultados finais.
No desenvolvimento de aplicações sensíveis ao contexto é
importante que existam aplicações/plataformas que sejam
responsáveis pela descoberta e processamento das informações do
contexto e que disponibilizem essa informação para ser usada por
essas aplicações. Neste trabalho é apresentado um sistema
autónomo para caracterização do contexto de um local, com
informação sobre a sua localização, sobre as condições ambientais
e sobre a natureza da instituição onde se encontra esse espaço, e
que permite disponibilizar essa informação para que possa ser
facilmente usada por outras aplicações. As avaliações preliminares
mostram que o sistema permite obter informações de contexto
relevantes relacionadas com o local e com as características e
natureza da instituição onde este se insere. Esta framework pode
ser útil para facilitar a obtenção de informação de contexto em
espaços públicos e na sua disponibilização para ser usada por
aplicações sensíveis ao contexto.