Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
O propósito do presente estudo de caso passa por compreender em que medida, a adaptação de estratégias de ensino e o desenvolvimento de uma relação próxima entre professor e aluno potencializam de forma positiva o processo de ensino aprendizagem do Violoncelo, numa criança com Mutismo Seletivo. Para tal foram defenidos como objetivos específicos: descrição do processo de ensino/aprendizagem do caso em questão; caracterizar os fatores envolvidos no processo ensino/aprendizagem do violoncelo com uma criança com Mutismo Seletivo; identificar os fatores que potencializam o processo de ensino/aprendizagem do violoncelo numa criança com Mutismo Seletivo. A metodologia utilizada neste estudo acenta num estudo de caso único, de caráter qualitativo. Foi realizada uma entrevista para recolha de dados, bem como registos de observação direta. Os resultados obtidos apontam para a importância do papel do professor e da relação professor-aluno como fatores potencializadores de sucesso no processo de aprendizagem do instrumento.