Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

A investigação implementada teve como base uma questão-problema que pretendeu verificar quais as implicações, em termos comparativos, na utilização da Internet (recurso digital) e na utilização do manual escolar (recurso analógico) no processo de ensino e de aprendizagem ao nível do 1o CEB. A metodologia que se considerou mais adequada foi a de caracter qualitativo, na qual se efetuou uma investigação-ação. O estudo ocorreu num tempo e espaço limitado, recorrendo-se para a recolha de dados a observação participante, notas de campo (alunos, Par Pedagógico e Orientadora Cooperante), entrevistas as professoras titulares de turma do 1o CEB e aos inquéritos por questionário aos alunos. A analise dos dados revelou uma motivação expressa pela participação ativa dos alunos ao longo de todo o projeto de investigação, tendo o uso do computador/Internet proporcionado e promovido contextos que permitiram criar condições para aprendizagens mais motivadoras, interessantes e envolventes. Revelou também que tanto os alunos como a Orientadora Cooperante manifestaram uma opinião consensual no sentido de realçarem a importância dos recursos da Internet pela capacidade demonstrada em motivar, dado o caracter intuitivo que a mesma proporciona, tendo implicado um maior nível na melhoria das aprendizagens dos alunos
Este artigo resulta de uma investigação elaborada no âmbito das Pratica Supervisionadas (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico. Este estudo foi realizado durante a Pratica Supervisionada no Ensino do 1o Ciclo com alunos de uma turma do 3o ano de escolaridade do Ensino Básico. Tivemos como objetivos analisar se a tecnologia digital melhoria o número de casos de sucesso e as tomadas de decisão na resolução de tarefas matemáticas envolvendo padrões de repetição, comparativamente com tarefas resolvidas com recurso aos blocos padrão. Neste sentido, esta investigação, de natureza comparativa, assentou numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa) de tratamento dos dados. Nesta perspetiva, sobressai o paradigma naturalista, não descurando, contudo, a perspetiva positivista. Estruturamos a nossa intervenção em 3 etapas. Na 1a Etapa todos os alunos da turma resolveram 4 tarefas, com padrões de repetição numa ficha de trabalho (Padrões de repetição: ABAB, ABCABC, ABBABB e ABBCCABBCC). As questões foram corrigidas através de uma adaptação da escala holística focada de Charles, Lester & O´Daffer (1987), em que classificamos cada resposta entre 0 a 2 pontos. Partindo das classificações obtidas pelos alunos, a turma foi dividida em 2 grupos homogéneos. Na 2a Etapa da investigação, os alunos do grupo A (11 alunos) resolveram as mesmas tarefas através de uma aplicação informática, enquanto que os alunos do grupo B (12 alunos) resolveram as tarefas através do material manipulável (blocos padrão). Para a correção das tarefas do grupo A, foram analisados os ‘printscreens’ aos ecrãs dos computadores. Por sua vez, as respostas dos alunos do grupo B foram analisadas através das fichas de trabalho, mas também através de fotografias as composições realizadas. Na 3a Etapa foram propostas as mesmas tarefas, em que todos os alunos resolveram as questões somente através da ficha de trabalho. A análise dos dados permitiu verificar que não havia diferenças estatisticamente significativas entre os resultados dos alunos que trabalharam com a aplicação informática e os alunos que trabalharam com os materiais manipuláveis. Apuramos ainda que ambos os grupos da 1a para a 3a Etapa melhoraram de forma significativa o numero de respostas assertivas, bem como o nível de tomada de decisão, não podendo desta forma concluir que o trabalho com a aplicação informática e melhor que o trabalho com os materiais manipuláveis.
As Tecnologias de Informação e Comunicação disseminaram-se na escola contribuindo para a inclusão social de crianças com necessidades educativas especiais. No entanto, embora as Tecnologias de Informação e Comunicação contenham imensas funcionalidades e capacidade de adaptação as necessidades individuais, nem sempre reúnem todas as ferramentas essenciais para desenvolver uma competência especifica e os seus subdomínios. Esta lacuna desencadeou a presente investigação, que visa a validação de um conjunto de jogos que promova o desenvolvimento da consciência fonológica em idade pré-escolar. Estes jogos foram construídos através de um programa de carater utilitário: PowerPoint da Microsoft. Com eles pretende-se averiguar o contributo dos recursos digitais, no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com necessidade educativas especiais. Os objetivos traçados consistiram em : promover a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito das necessidades educativas especiais; implementar estratégias para a utilização de recursos digitais ao nível do desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com necessidades educativas especiais; validar protótipos de ≪Jogos Educativos Digitais≫ elaborados. A investigação e de carater qualitativo e exploratório, constituindo um estudo de casos múltiplos, numa perspetiva de investigação-ação. Baseou-se no trabalho de campo, que envolveu duas crianças e os ≪Jogos Educativos Digitais≫ elaborados. No processo investigativo realizaram-se sessões práticas de intervenção com as crianças, recolhendo-se as respetivas notas de campo, sendo possível efetuar reformulações nos jogos. Paralelamente entrevistaram-se dois especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação e uma especialista em Educação Especial que avaliaram os jogos. Apos a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que as crianças participantes obtiveram bons resultados na aquisição das competências de consciência fonológica, registando-se uma acentuada melhoria ao nível da aprendizagem, participação, envolvimento, interesse, colaboração e persistência, conduzindo a uma melhoria gradual no seu desempenho. Os resultados obtidos vieram ao encontro das expectativas dos especialistas entrevistados, tal como se tornou evidente na analise de conteúdo das respetivas entrevistas, tendo estes apreciado positivamente a construção global dos jogos, considerando-os uma mais-valia no processo de ensino/aprendizagem