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O segredo para um desenvolvimento económico vigoroso, voltado para a promoção de um território e tomando em atenção as características das bases económicas regionais, as suas potencialidades e vocações, passa pela utilização de técnicas e conceitos de marketing disponíveis e conhecidos. Este tipo específico de marketing requer um correcto entendimento de como os "procuradores de locais"- turistas, exportadores, novos moradores, fábricas, sedes de empresa, investidores - tomam as suas decisões. Reflectindo sobre esta percepção, os "oferecedores de locais"- organizações de desenvolvimento económico, agências de turismo, câmaras municipais - podem tomar as medidas necessárias para competir agressivamente pelos "procuradores de locais". Um planeamento estratégico de marketing fornece às localidades os instrumentos e as oportunidades para estarem à altura deste desafio, seja em termos de atracção, seja em termos de fixação. No momento competitivo actual em termos de esforços de atracção de recursos escassos, o marketing territorial oferece os instrumentos necessários para a divulgação de uma imagem para atingir um público-alvo pré-estabelecido, com a utilização de acções de publicidade, marketing directo, promoção de vendas, etc.
Comunicação apresentada na Sessão 15 - Política Agrícola e Bens Públicos, do 17.º Congresso da APDR.
A crescente procura de territórios rurais para fins turístico e recreativos, com especial incidência nas áreas protegidas e outras áreas de elevado valor paisagístico, requer a necessidade de compatibilizar a fruição dessas áreas com a preservação e conservação dos valores naturais. Surge, assim, a necessidade de desenvolver metodologias de planeamento e gestão sustentável das atividades de desporto de natureza e de recreio ativo desenvolvidas nesses territórios. Para a determinação das áreas com potencial para a prática das atividades de recreio ativo, recorreu-se à pesquisa de informação de natureza biofísica, que permitiu a caracterização do território do Parque Natural do Tejo Internacional. Foi analisada informação sobre as especificidades das diferentes modalidades desportivas e de recreio ativo com o objetivo de identificar as condicionantes e potencialidades para a sua prática. A identificação das áreas com aptidão para o recreio, bem como das condicionantes, foi efetuada com base na integração de um conjunto de critérios com recurso a ferramentas de análise espacial multicritério em ambiente SIG. Os critérios foram classificados em três níveis de aptidão, calculados mediante a aplicação do Processo Analítico Hierárquico (AHP). Como resultado obteve-se a cartografia da aptidão para as modalidades de desporto de natureza consideradas para o território em estudo numa perspetiva de apoio à sua gestão sustentável.
Innovation has been assuming a growing role in regional policy over the past three decades. Public policies have been shaped by "best practice models" associated with new technologies and successful urban-metropolitan areas. However, the knowledge obtained from these examples are rarely transferable to other territorial contexts. The reflection on the role of regional policy based on the promotion of the innovation potential in peripheral regions with structural development problems has been clearly relegated to a secondary plan. The main objective of this article is precisely, first, to analyze the main impacts globalization and knowledge economy are having on the territories, then discuss this issue in the light of the main theoretical frameworks that enable a better understanding of the relationship innovation-territory, analyzing, finally, the main implications in the design and implementation of territorial innovation policies directed towards the promotion of competitiveness of peripheral least favored regions. Peripheral regions with structural development problems need basically to avoid tecnopolitan drifts and other misconceptions associated with the fads of the ready-made recipes, rethinking their competitive positioning and finding new formulas that allow improving their insertion patterns into the modern knowledge economy global flows. We must no longer consider territorial innovation policy as a mere process of resource allocation and spatial design; it should be understood as a set of policies that favor the creation of resources and new wealth. Today there is a wide consensus about the fact that the competitive success of the territories rests less on the traditional economic and geographical determinisms than on the socio-political capacity of initiative and organization - is not an easy challenge, but, as paradoxical as it may seem, it is an excellent auspice for peripheral regions.
O encontro integrou o 7.º Workshop da APDR sobre o tema "Fronteiras e Desenvolvimento Regional" a ainda a XXXVI Reunion de Estudios Regionales.
Documento apresentado no 13.º Congresso da APDR que decorreu de 5 a 7 de Julho de 2007 na Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo - Ilha Terceira.
Trabalho apresentado no 13.º Congresso da APDR, realizado de 5 a 7 de Julho de 2007, na Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo-Ilha Terceira.
Comunicação apresentada no 1.º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza que decorreu em Angra do Heroísmo, na Universidade dos Açores, de 5 a 7 de Julho de 2007.
A Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) dotada de impares condições paisagísticas, de recursos naturais únicos, repleta de cultura e historia, tornou-se uma região de lazer e de recreio muito apetecida. Observando o papel estratégico crucial que a actividade hoteleira detém na região e verificada a escassez de estudos de acompanhamento do desenvolvimento da actividade, visa a presente investigação contribuir para conhecer a realidade dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo da RTSE. Deste modo pretende-se analisar os tipos de estratégias que estão a ser adoptadas nesta região, por este tipo de empresas, e identificar a existência (ou não) de grupos de empresas que prosseguem estratégias similares – grupos estratégicos. Para alcançar tais objectivos desenvolveu-se um estudo empírico, tendo por base as informações obtidas das análises estatísticas dos questionários realizados aos directores dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo da RTSE. A análise dos componentes principais e a análise de clusters foram utilizadas na identificação dos grupos estratégicos. Os resultados das análises efectuadas permitiram concluir que os estabelecimentos hoteleiros seguem estratégias combinadas, em vez de uma estratégia específica. Foi possível detectar ainda a existência de diferentes grupos estratégicos, no qual utilizam estratégias competitivas similares. Deste processo resultou também, que as empresas pertencentes ao sector hoteleiro à semelhança das empresas de outros sectores, consideram que a estratégia assume um papel determinante para o sucesso da sua actividade.
Entendido, atualmente, como um quarto pilar da esfera de atuação da academia, a promoção do empreendedorismo tem sido prosseguida, em diferentes contextos institucionais, de modos também diversos, havendo já uma vasta literatura da especialidade sobre esta matéria. O artigo parte da abordagem que os desafios da moderna sociedade e economia do conhecimento colocam às instituições de ensino superior, apoiando se no conceito de universidade empreendedora como quadro de referência analítico para o estudo de caso que é apresentado. A análise empírica centra se nas respostas que, a diversos níveis, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), vem dando, desde há cerca de uma década, a este novo desafio que é colocado às instituições de ensino superior. Uma particular atenção é prestada ao Poliempreende, um concurso de projetos de vocação empresarial que teve génese, precisamente, no IPCB e que, atualmente, adquiriu uma expressão nacional. A esse propósito são analisadas algumas das principais questões que essa aposta originou no seio da academia, nomeadamente em termos organizacionais e de participação docente e discente. Face a esse trajeto e à experiência adquirida, o artigo conclui com uma série de sugestões relativas a possíveis linhas de intervenção de maior nível de eficácia na promoção do empreendedorismo de génese académica.
As tendências de consumo turístico apontam para um crescente interesse de ofertas que apoiem a economia local baseada em ofertas sustentáveis do ponto de vista social e ambiental. Este segmento tende a valorizar as p ráticas de turismo em territórios de baixa densidade com a realização de atividades de turismo de natureza, como são os exemplos dos percursos pedestres ou em bicicleta, a observação de aves ou de plantas. Com o objetivo de conhecer e valorizar as atividades de natureza na região da Beira Baixa, o presente estudo pretende, numa primeira fase, avaliar o potencial para o desenvolvimento de atividades de Turismo de Natureza analisando os atributos dos recursos turísticos locais. A identificação das áreas com aptidão para o desenvolvimento de atividades de Turismo de Natureza, bem como das suas condicionantes, foi efetuada com base na integração de um conjunto de critérios com recurso a ferramentas de análise espacial multicritério em ambiente SIG, para uma análise à escala da freguesia. Numa segunda fase, foi efetuada a análise das atividades de turismo de natureza na área em estudo, considerando apenas as atividades realizadas pelos operadores de turismo locais (entidades privadas e entidades públicas). Os resultados obtidos revelam que a região tem aptidão elevada para a prática de atividades que valorizam o potencial dos recursos naturais, dado o elevado património natural e ambiental, fatores destacados como distintivos para práticas de turismo sustentável. Relativamente ao desenvolvimento de atividades de Turismo de Natureza na área estudada, verificou-se que existe um subaproveitamento e, que resulta numa oportunidade para a estruturação de novas ofertas no território em estudo.