Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

4 records were found.

Neste número apresenta-se o Índice VL para o período de novembro de 2013 a janeiro de 2014. Verifica-se que a evolução dos preços do leite e dos alimentos foi favorável ao produtor uma vez que o preço do leite subiu e os custos alimentares desceram. Isso refletiu-se no Índice VL que em janeiro de 2014 estava em 1,923 quando há um ano estava em 1,605. Se considerarmos que o valor 1,5 é um valor moderado representando um negócio saudável e 2 é um valor elevado muito favorável para o sucesso económico da exploração, vemos que os produtores vivem um bom momento.
Neste número apresenta-se o Índice VL para o período de fevereiro a abril de 2014. Verifica-se que a evolução dos preços do leite e dos alimentos até abril foi favorável ao produtor. O preço do leite subiu e os custos alimentares desceram ligeiramente. Isso refletiu-se no Índice VL que em abril de 2014 estava em 1,912 quando há um ano estava em 1,700. Se considerarmos que o valor 1,5 é um valor moderado representando um negócio saudável e 2 é um valor elevado muito favorável para o sucesso económico da exploração, vemos que os produtores vivem um bom momento.
Neste número apresentam-se os índices VL para o período de maio a julho de 2014. Verifica-se que o preço do leite pago ao produtor baixou acentuadamente até julho e que a evolução dos preços dos alimentos até julho foi favorável ao produtor. Esta evolução refletiu-se no Índice VL que em julho de 2014 (1,767) foi bastante inferior ao que se tinha verificado em abril (1,912).
A revista Ruminantes, juntamente com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e com a Universidade dos Açores, passará a publicar, a partir deste número, o ÍNDICE VL ERVA, indicador que pretende refletir a relação entre o preço do leite pago ao produtor e o preço (custo) da alimentação das vacas leiteiras baseado na utilização de erva (pastagem e/ou silagem).