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Descrição baseada em: Nº 3 (Jan./Mar. 2001)-
Como reconhece a Unesco o interesse generalizado que existe nos nossos dias pela qualidade da educação, e da própria escola enquanto organização, tem uma origem complexa e é o reflexo da preocupação social pelos níveis de aprendizagem. Esta preocupação que ressurgiu com força nos últimos anos está relacionada, por um lado, com a percepção socialmente existente (ainda por demostrar) de que as reformas educativas estão a contribuir para baixar os níveis de aprendizagem e, por outro, com a dificuldade que as administrações educativas e as escolas demonstram na transição da denominada fase de desenvolvimento quantitativo característico da década de 80, para a fase de desenvolvimento qualitativo característico da década de 90. Neste sentido, é nosso objectivo fazer e propor uma reflexão sobre a dimensão do fenómeno qualidade em educação, na perspectiva de construção de um sistema de demonstração da qualidade que contribua para elevar os níveis de desempenho num programa com a especificidade do Programa de Língua e Cultura Portuguesa em Espanha.
Nos nossos dias, o uso de um computador é tão indispensável como o uso de um veículo automóvel. Com efeito, hoje em dia, pode-se percorrer a “auto-estrada2 da informação navegando na internet, ou ainda, utilizando programas adequados para os desafios inerentes à prática educativa e que derivam do exercício da profissão docente. Neste sentido, o uso do computador deixou de ter um sentido restrito (como por exemplo o processador de texto), para abarcar um sentido amplo como é a autoformação.