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Comunicação oral apresentada ao 7.º Congresso Nacional de Bibliotecários,Arquivistas e Documentalistas, no âmbito de um painel, coordenado pela Comissão Permanente do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da BAD.
Apresentam-se de forma resumida e ilustrada as atividades desenvolvidas na Biblioteca da Escola Superior Agrária/Escola Superior de Artes Aplicadas (ESACB/ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) de 2010 até ao presente.
Tendo como objetivo contribuir para o conhecimento do perfil informacional do estudante, à entrada no ensino superior, foi realizado o presente estudo. Este, um estudo de caso, efetuado no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi realizado mediante a aplicação de um inquérito por questionário, distribuído aos estudantes que ingressaram, no ano letivo 2010/2011, nos cursos de formação inicial (licenciatura) do IPCB, independentemente da forma de acesso ao ensino superior. Os dados foram tratados estatisticamente com recursos ao programa SPSS.De entre os resultados obtidos destacam-se os seguintes: a maioria dos estudantes pertence ao sexo feminino, reconhece a biblioteca enquanto tal, frequentou ao longo do seu percurso escolar a biblioteca escolar e/ou municipal, de um modo geral possui computador portátil, é utilizador assíduo das redes sociais, sobretudo H5 e Facebook, utiliza a Internet para realização dos seus trabalhos escolares, realiza pesquisas recorrendo ao Google e à Wikipédia, acredita não ter necessidade de formação para utilizar bem a biblioteca e refere o acesso à Internet como o serviço mais apreciado. O conhecimento obtido poderá contribuir para melhorar as competências em literacia da informação dos estudantes, através da lecionação de formação adequada; permitirá melhorar a gestão em termos de política de aquisições, organização da informação e seleção de conteúdos; considerando os resultados relativamente à utilização das redes sociais, estas poderão funcionar como ferramenta de comunicação privilegiada entre estes utilizadores e a biblioteca. Em suma poderá contribuir para melhorar, de forma substancial, o nível de utilização da biblioteca por parte dos utilizadores.
Apresenta um estudo sobre a aplicação de diversos indicadores de desempenho a um repositório institucional.
O presente estudo pretende contribuir para a identificação das competências informacionais do estudante à entrada do ensino superior, no caso Ensino Superior Politécnico.
O presente trabalho, procura descrever o processo de integração do Serviço de Bibliotecas no Sistema de Gestão da Qualidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
A construção do Espaço Europeu de Ensino Superior - Modelo de Bolonha e as Tecnologias da Informação e Comunicação acarretaram mudanças estruturais na gestão das instituições de ensino superior (IES) afetaram todos os serviços e contribuíram para o nascimento de um novo modelo de comunicação, o modelo de comunicação em rede no qual coexistem estudantes com níveis de literacia informacional distintos. Considerando a importância das redes sociais no modelo de comunicação atual realizou-se o presente estudo com objetivo analisar a utilização das redes sociais pelos estudantes para aferir do seu potencial enquanto instrumento de comunicação entre estes e a IES.
Com a finalidade de testar a aplicação de indicadores com vista à avaliação do desempenho de repositórios institucionais, desenvolveu-se o presente estudo aplicado aos repositórios do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico de Castelo Branco e ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Os dados recolhidos foram tratados com recurso ao SPSS. Concluiu-se que é possível aplicar indicadores de desempenho para avaliar os repositórios nas dimensões crescimento e desenvolvimento das comunidades/coleções, grau de internacionalização dos conteúdos, coleções com maior importância em termos de dimensão e autores commaior influência. Os resultados obtidos poderão contribuir para melhorar o desempenho do repositório, nas dimensões assinaladas.
O Movimento de Acesso Aberto ao Conhecimento provocou alterações no modelo de difusão e publicação de conhecimento científico, sendo os repositórios institucionais de acesso aberto os sistemas de informação que, ao nível das instituições de ensino superior, melhor concretizam este objetivo. O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do modo de funcionamento dos repositórios das instituições de ensino superior portuguesas presentes no Portal RCAAPi. O estudo foi realizado mediante aplicação de um inquérito por questionário aos gestores dos repositórios. Verificou-se que os bibliotecários desempenham um papel preponderante na organização e funcionamento dos Repositórios Institucionais. A maioria possui política de depósito de documentos e, destas, a maioria é mandatória. 80% dos repositórios não possuem controlo sobre o depósito. De um modo geral o incentivo ao depósito está relacionado com a avaliação dos docentes. 60% consideram fundamental ter política de depósito de documentos e 80 % consideraram que incrementaria o depósito. Apenas 25% dos Repositórios possuem plano de preservação digital publicado.