Type
conferenceObject
Creator
Publisher
Identifier
DELGADO, F.M.G. ; MONTEIRO, M.C.H. (1997) - Utilização de água residual urbana na rega do Chrisanthemum hortorum L. In Congresso Ibérico de Fertirrigação, 1, Múrcia, 25.28 de Maio - Actas de Horticultura. N.º 20, p.920-927.
Title
Utilização de água residual urbana na rega do Chrisantemum hortorum L.
Subject
Águas residuais
Cloragem
Rega
Chrysanthemum hortorum
Fertilidade do solo
Poluição
Cloragem
Rega
Chrysanthemum hortorum
Fertilidade do solo
Poluição
Date
2011-11-11T16:09:02Z
2011-11-11T16:09:02Z
1997
2011-11-11T16:09:02Z
1997
Description
Com o objectivo de avaliar a possibilidade de utilização na rega de águas residuais depuradas (AR), realizou-se um primeiro ensaio, em estufa, com a cultura do crisântemo (Chrysanthemum hortorum L.) para flor de corte.
O delineamento experimental constou de quatro modalidades quanto ao tipo de rega: I água residual resultante de tratamento secundário (AR); II-água residual desinfectada com hipoclorito de sódio (ARD); III-água da rede (A) e IV- água da rede desinfectada com hipoclorito de sódio (AD).
Cada modalidade foi efectuada com três repetições. Na preparação do solo foi incorporado estrume de bovino em todas as modalidades e, a rega foi controlada agraves de um medidor de bouyoucos, até o solo atingir 80% da capacidade de campo.
Durante e após o ensaio foram avaliados vários parâmetros relativos à qualidade da produção, bem como algumas características químicas do solo.
Como aspecto mais relevante, salienta-se o facto das plantas regadas com ARD, apresentarem uma altura manifestamente inferior a das plantas das outras modalidades, nomeadamente as regadas com A. A rega com A.R. mostrou ser neste primeiro ano de ensaio uma opção possível na rega desta cultura pois conduziu a obtenção de plantas de igual categoria comercial às regadas com água da rede.
Access restrictions
openAccess
Language
por
Comments
