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The digital networks have facilitated the digital content access and sharing. Although this creates the opportunities to a wider dissemination of information and knowledge, on the other hand it creates challenges on what concerns the protection and enforcement of Intellectual Property (IP). This is particular important on the IP management of digital knowledge-based that is create on a daily basis on educational and research institutions, where a set of researchers and educators contribute with their knowledge creation works to the education value-adding processes. This paper will address the different scenarios/stages where the application of rights management solutions to the protection and management of knowledge-based content can provide an appropriate management of IP. These scenarios will consider the production and protection of the content, the rights establishment for the dissemination of content and the appropriate IP enforcement on the content user-side. This would establish a global environment where knowledge-based content IPR can be governed, allowing authors to establish the conditions that allow others to use their own work.
A relação entre desenvolvimento social, aumento da longevidade e inovações tecnológicas constitui um paradigma muito atual. O alongamento da vida adulta, os novos riscos sociais e o impacto da utilização das tecnologias pela pessoa idosa constitui objeto de reflexão deste artigo. Pretende-se fazer uma análise sumária sobre alguns estudos publicados acerca da temática envelhecimento e tecnologia. A consequente necessidade de adaptação da população idosa à tecnologia orienta esta reflexão na construção do direito a envelhecer com dignidade e segurança na sociedade digital
Este estudo foi realizado no contexto da Prática Supervisionada no Ensino do 1º Ciclo, com uma turma do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco. A investigação centrou-se nas potencialidades da utilização em contexto educativo do «QR Code» no 1º Ciclo de Ensino Básico. Como tal, os objetivos desta investigação assentaram na promoção da utilização da aplicação digital «QR Code» nas aprendizagens do 1° Ciclo do Ensino Básico, na implementação da utilização do «QR Code» no âmbito da área curricular do Português, na avaliação do contributo da aplicação digital «QR Code» no processo de ensino e de aprendizagem e na análise das opiniões dos alunos e da Orientadora Cooperante relativamente ao contributo e ao impacto do «QR Code» na área curricular do Português. Este estudo seguiu como princípio uma metodologia de natureza qualitativa na modalidade de investigação-ação. Quanto aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: observação participante, notas de campo, registos fotográficos, inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada. Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que o uso da aplicação digital «QR Code» como recurso pedagógico, foi um elemento decisivo para a melhoria do desenvolvimento do vocabulário dos alunos, da produção textual, mais concretamente na redação das sinopses, na compreensão da leitura, na cooperação com os outros e no interesse sentido dos alunos perante o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, o projeto desenvolvido com a Biblioteca Escolar foi uma mais valia, pois permitiu aos alunos a produção de materiais que demonstraram o que são capazes, valorizando as suas aprendizagens. Deste modo, cresceu neles um sentimento de orgulho e confiança, ao serem autores dos seus próprios «QR Codes»
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em geral, e tecnologia Realidade Aumentada (RA), em particular, assumem um grande impacto no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. A RA é ainda pouco conhecida e explorada em contexto educativo em Portugal e, por essa razão, optou-se por realizar um estudo de cariz qualitativo sobre: “A Realidade Aumentada como potenciadora de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O estudo foi realizado numa turma de 21 alunos do 2.º ano de escolaridade na metodologia de Ensino a Distância (E@D). Este estudo permitiu-nos refletir que a integração da RA no processo de ensino e de aprendizagem, permite aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem através de uma abordagem mais motivadora. A RA pode ser uma ferramenta de aprendizagem, sendo um suporte válido para o professor na monotorização de atividades pedagógicas. Os resultados obtidos, depois da análise e tratamento de dados, permitiram-nos verificar que a RA pode ser potenciadora de aprendizagens, na medida em que promove novos contextos de aprendizagem, mais inovadores e motivadores para os alunos da atualidade. Com o estudo concluímos que as TIC e a RA integradas em contexto educativo permitem criar um ambiente mais estimulante e interativo promovendo aprendizagens mais ricas e mais significativas para os alunos dado o envolvimento observado na realização das diferentes atividades que lhes foram propostas.
O contexto de pandemia que vivenciamos, provocado pela COVID-19, implicou a adoção de várias medidas na tentativa de limitar a sua disseminação. Entre estas, destaca-se o isolamento social e a proibição de visitas a idosos institucionalizados. Estas medidas favorecem o agravamento ou aparecimento de doenças mentais nos idosos, entre as quais a depressão. Como forma de diminuir estas consequências, começaram a ser realizadas videochamadas nas instituições para que os utentes conseguissem ver e falar com os seus familiares/amigos. Para a realização das videochamadas, os cuidadores informais começaram a solicitar em especifico a aplicação WhatsApp, por ser atualmente a aplicação mais utilizada neste contexto pelo facto de lhes ser solicitado pelos familiares. É desta forma que se chega à questão deste estudo: Estará a aplicação digital WhatsApp adaptada para a população idosa institucionalizada? Este estudo tem então como objetivos: conhecer a opinião dos idosos acerca do WhatsApp; identificar as vantagens, obstáculos, limitações por eles apontadas acerca desta aplicação; diminuir a infoexclusão entre a população idosa; estimular a criação/manutenção de redes sociais digitais; diminuir as consequências do isolamento causado pela COVID-19. A metodologia adotada para este estudo foi a Qualitativa, tratando-se de um Estudo de Caso de cariz Exploratório, pautado pela lógica Descritiva. Foi selecionada uma amostra não probabilística, de conveniência, composta por 5 sujeitos institucionalizados numa instituição de Idanha-a-Nova. Para a recolha dos dados foi aplicado um questionário de caracterização, realizada a observação do participante na interação com o WhatsApp, durante a qual foi feito o registo de notas de campo e em grelha de observação e, finalmente utilizada a técnica de Focus Group. Concluiu-se que a aplicação e o próprio equipamento não estão adaptados aos idosos institucionalizados pertencentes a este estudo, principalmente pela dificuldade em aceder de forma eficaz, eficiente e satisfatória.
Vivemos numa sociedade cada vez mais envelhecida e onde a percentagem de idosos tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos. A sociedade atual é cada vez mais mediada por tecnologia, o que coloca desafios mais exigentes à população idosa que possui uma reduzida literacia digital. Este é um grupo etário que sofre algumas desigualdades, sendo o acesso às tecnologias digitais ainda uma realidade que não se aplica à generalidade deste grupo. Este artigo pretende analisar alguns conceitos e relacioná-los, tendo como objetivo perceber a acessibilidade da aplicação SNS 24 ao público-alvo dos idosos, partindo da análise de dados recolhidos junto de uma pequena amostra de cidadãos com 65 e mais anos, através de entrevistas realizadas a 5 pessoas idosas, sendo este um estudo de caráter exploratório, que teve como constrangimentos o confinamento pandémico. Desta forma, foi possível verificar que a aplicação SNS 24 poderá ser de extrema importância para o dia-a-dia dos idosos, possibilitando uma maior autonomização e empoderamento, através da aproximação aos serviços de saúde. Contudo, para que esta seja uma aplicação inclusiva e adequada a todas as faixas etárias, é necessário proceder a algumas reformulações, atendendo às necessidades que foram levantadas com este estudo, nomeadamente no que diz respeito ao registo e ao tamanho das letras/fontes da aplicação.
Os videojogos estão direcionados a um público mais jovem, no entanto, com a realização deste estudo pretendemos demonstrar que os mesmos podem ser potencializados também com os idosos. O principal objetivo foi o de investigar se a Nintendo® Wii, possui caraterísticas que permitam promover e melhorar a inclusão e qualidade vida dos idosos. Em termos metodológicos, optou-se por se um estudo exploratório, porque os constrangimentos de confinamento associados à pandemia não permitiram a participação de um grupo maior, no qual foi aplicado o método de observação participante. A recolha de dados foi realizada no Centro de Atividades de um município do distrito de Castelo Branco, com a participação de três utentes. Após as atividades realizadas verifica-se que os videojogos contribuem para a inclusão e qualidade de vida dos idosos, pelo facto de se sentir um ambiente colaborativo entre os participantes, pelo ambiente descontraído e de entreajuda e pelos sorrisos e gargalhadas que se ouviram. O facto de dominarem um recurso tecnológico também foi enfatizado porque lhes conferiu um sentimento de inclusão num mundo tecnológico ao qual, na maioria dos casos, se sentem à margem. Em suma, a utilização da Nintendo® Wii permitiu verificar que pode promover e contribuir para uma vida mais saudável e inclusiva dos idosos.
Atualmente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tem se desenvolvido de modo acelerado, se tornando evidente, principalmente após o inico da pandemia do vírus SARS Covid-19. Como medida a reduzir o número de infectador pela doença, o Sistema Nacional da Saúde (SNS), passou a exigir o Certificado Digital COVID, para que o cidadão tenha acesso a determinados locais. O presente estudo se trata de uma metodologia qualitativa, investigação-ação, e tem como objetivo, avaliar as dificuldades que os idosos encontram para acessar o Certificado Digital COVID, pelo aplicativo disponiblizado pela SNS, e avaliar os benefícios do Tutorial Iconográfico também intitulado Manual Certdigit@l. Ao fim do estudo, concluimos que, a aplicação do Tutorial Iconográfico (Manual Certdigit@l) demonstrou que os idosos possuem boa capacidade em aprender a utilizar as TIC, COVID e que há uma ampla necessidade de desenvolver-se material exclusivo para os idosos afim de promover aprendizado referente as TIC. As TIC podem ser aliados de impacto positivo na vida dos idosos e estimular o aprendizado, reforçando o quanto são capazes de adquirir novos conhecimentos.