Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 22 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador.
A ecologia do desenvolvimento humano é um dos novos paradigmas que implica o estudo científico da interação mútua e progressiva entre o indivíduo e o meio onde vive e interage. O estudo teve como objetivo verificar se existem diferenças estatisticamente significativas no perfil psicomotor, entre crianças de cinco anos do sexo feminino e do sexo masculino, que vivem no meio rural e crianças de cinco anos do sexo feminino e do sexo masculino, que vivem no meio urbano. A amostra foi constituída por 12 crianças, de ambos os sexos, com 5 anos de idade, divididas, por dois Jardins de Infância (meio rural e meio urbano). Os instrumentos de avaliação utilizados para a obtenção dos dados relativos ao objeto de estudo foram um questionário (aos Pais) e a Bateria de Observação Psicomotora de Vítor da Fonseca. Com a finalidade de enquadrar a dialética dos dados sincrónicos e diacrónicos do perfil psicomotor fez-se uma análise qualitativa aos questionários dirigidos aos pais, para identificar algum dado suscetível de justificar sinais perturbadores ao longo da aplicação dos testes psicomotores. Para comparação das pontuações obtidas nos testes da Bateria de Observação Psicomotora de Vítor da Fonseca, nas variáveis em função do sexo e do meio, recorremos ao Teste de Mann-Whitney. Principais resultados e conclusões: - Na comparação do perfil psicomotor, nos dois meios estudados, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas - Na comparação do perfil psicomotor, relativamente ao meio/sexo, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas. - Na análise realizada aos sete fatores psicomotores foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no fator Equilíbrio e no fator Praxia Global, com vantagem para as crianças do meio rural. - Apesar de não existirem diferenças estatisticamente significativas, os resultados obtidos mostraram que as crianças do meio rural apresentam sempre pontuações superiores às das crianças do meio urbano.
A temática do envolvimento das famílias de crianças e jovens com défice cognitivo-motor, no processo de desenvolvimento dos filhos, tem nos últimos anos sofrido uma evolução que começou por os pais serem a causa dos problemas dos seus filhos, até aos dias de hoje de assumirem papéis interventivos e activos. Neste contexto, há a necessidade de conhecermos as famílias dos alunos, nas diversas dimensões e como refere Mcwilliam (2003) a não satisfação das necessidades familiares em áreas como a alimentação assumem vantagem sobre as necessidades educativas da criança. O presente estudo tem como finalidade analisar as necessidades dos pais de crianças e jovens com défice cognitivo – motor em idade escolar. Pretendemos identificar as necessidades mais frequentes e prioritárias para os pais. Por fim procuramos identificar de que forma as características da família se relacionam com as necessidades. A nossa investigação é um estudo de caso de natureza qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário sobre as necessidades das famílias, desenvolvido por Bailey e Simeonsson (1988) e adaptado à realidade portuguesa, por Pereira (1996) e uma ficha de dados biográficos. Os resultados mostram que todas as categorias de necessidades são frequentes nas famílias. Os resultados dão ainda a conhecer as necessidades prioritárias para os pais: Informação, Financeiras, Apoio, Serviços da Comunidade e verificam os que globalmente as características das famílias estão relacionadas com as suas necessidades. O estudo termina com algumas recomendações para futuros trabalhos a realizar neste âmbito.