Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

2 records were found.

Apresenta-se uma proposta formativa em que se proporciona aos futuros educadores a oportunidade de compreenderem e usarem o património regional como recurso didático na Educação de Infância. A ação didática foi estruturada em pré-visita, visita e pós-visita e contemplou situações de planificação, implementação e reflexão, na interação entre um contexto formal (Jardim de Infância) e não formal (viagem de comboio a Castelo Novo, aldeia histórica, e Póvoa da Atalaia, aldeia onde nasceu o poeta Eugénio de Andrade). O objetivo foi o de proporcionar experiências formativas foi inseridas no projeto educativo de uma instituição cooperante da instituição formadora e requerendo o desenvolvimento de diversas atividades relacionadas com o poeta Eugénio de Andrade, visando a promoção de aprendizagens de índole curricular, nomeadamente, em Matemática, Ciências Naturais, Português e Estudo do Meio Social. A avaliação pelos intervenientes foi muito positiva.
O estudo que se apresenta respeita a um Projeto em desenvolvimento que pretende dar resposta à seguinte questão-problema: Como potenciar aprendizagens de Matemática (dimensões cognitiva, capacidades e atitudes), numa perspetiva de conexões com outras áreas do conhecimento, através de atividades e recursos relacionados com as temáticas de um Centro de Ciências de Montanha? A metodologia de índole qualitativa assenta num estudo de caso de investigação-ação. Constitui-se como um contributo para a implementação do Centro Energia Viva na Montanha-Manteigas e espera-se que possa emergir um conjunto de atividades e recursos didáticos pedagogicamente validados, inseridos nas linhas de intervenção do Centro.