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É objectivo deste trabalho estudar a Actividade Física no dia a dia das crianças, assim como o seu nível de Independência de Mobilidade, no meio urbano. A amostra deste estudo incidiu em crianças com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos, residentes na cidade de Castelo Branco. As principais conclusões foram: - As crianças que fizeram parte do estudo dizem ter um dia muito movimentado, mas pouco cansativo, apresentando como actividades mais exigentes em termos físicos, as praticadas nos clubes ou a actividade lúdica praticada fora de casa. - Relativamente à Independência de Mobilidade, as crianças apresentam níveis elevados, comprovando este aspecto, o facto de na sua maioria poderem deslocar-se sozinhos ou com amigos para vários locais da cidade.
As necessidades espaciais da criança são de uma vital importância a nível do seu desenvolvimento psíquico, social e motor. Para a realização deste estudo foram entrevistadas 100 crianças de forma directa pelos investigadores com idades de doze anos e residentes no meio urbano de Castelo Branco. O espaço envolvente à criança é determinante na progressão normal destes níveis. Um espaço atractivo, uma distribuição correcta do bairro, da habitação e ainda do quarto da criança é preponderante para ela obter um desenvolvimento desejável. O estudo deste artigo está focalizado nas necessidades espaciais da criança. Daí a importância deste estudo, suscitar justificada reflexão de todos quantos se encontram ligados à planificação e programação de espaços. A principal conclusão que podemos retirar relativamente a este estudo é que a maioria das crianças está bastante satisfeita face ao seu espaço envolvente, quer dentro, quer fora de casa, pois estes espaços oferecem-lhes condições para o desenvolvimento de padrões de vida saudável.
Este estudo teve como objectivo fundamental identificar as Necessidades relacionadas com o tempo livre da Criança, do meio urbano no seu dia a dia. A mostra do estudo é composta por 100 crianças de ambos os sexos da cidade de Castelo Branco com idades de 12 anos e foi recolhida em duas escolas (Escola E. B. 2,3 Cidade de Castelo Branco e escola E. B. 2,3 Afonso de Paiva). A recolha de dados foi feita através de uma entrevista estruturada, aplicada às crianças. Após a recolha, codificação, processamento e tratamento dos dados retiramos como principais conclusões, as seguintes: no que se refere à satisfação da criança face aos seus tempos livres, podemos adiantar que a maioria das crianças estão satisfeitas com a forma como passam os seus tempos livres. Uma grande parte das crianças prefere as actividades desportivas e lúdicas para passar o seu tempo livre, ao passo que as actividades escolares são por elas menos escolhidas para passarem o seu tempo e onde as mesmas porventura dizem que é onde passam mais tempo. Em relação à autonomia da escolha das actividades e decisão do tempo passado nas mesmas, na opinião de grande parte das crianças acham que devem ser elas a escolher as suas actividades e consideram que podem ser elas próprias a gerir o tempo passado nessas actividades ou então ser os adultos.
O presente estudo tem por objectivo relacionar as actividades diárias de uma criança do sexo masculino de 10 anos, do meio urbano com a oscilação da frequência cardíaca registada nessas mesmas actividades. A recolha dos dados foi efectuada através de um registo diário das actividades e do uso de um monitor de frequência cardíaca, durante uma semana tipo no período pós-escolar. Os dados obtidos foram inicialmente categorizados em função das actividades realizadas pela criança, seguindo-se uma análise ao tempo dedicado a cada actividade e categoria. Neste seguimento foram também analisados os valores médios, máximos e mínimos da frequência cardíaca, bem como abordá-los no que toca à distinção semana do fim-de-semana. Como conclusões verificámos que: A criança não pratica Actividades Desportivas; As categorias de actividades que mais predominam no dia-a-dia da criança são as Actividades Lúdicas e as de Mobilidade. Tanto durante a semana como ao fim-de-semana, as actividades que ocupam maior percentagem sobre o tempo total correspondem às Actividades Lúdicas. Na generalidade, a criança em estudo apresenta valores de frequência cardíaca de nível leve.
O principal objectivo do estudo foi a análise das actividades diárias e a oscilação da frequência cardíaca de uma criança de 8 anos do sexo masculino, nos seus tempos livres, durante uma semana tipo no meio urbano. Os dados recolhidos foram analisados em termos de duração (minutos) e tratados em percentagem do tempo total. Os dados da frequência cardíaca foram analisados por ajustamento à ocupação das actividades diárias e tratados em termos de média e valor máximo e mínimo. Os dados foram recolhidos com um aparelho para recolha a cada 60 segundos. Como conclusões principais podemos referir que: - A frequência cardíaca da criança, nas diferentes actividades aumenta consideravelmente ao fim de semana. - O somatório das médias das FC em todas as actividades, é bastante semelhante nos dias úteis, possivelmente por haver uma repetição das actividades físicas. - Todas as actividades físicas realizadas durante esta semana são consideradas, actividades físicas leves. - As actividades em que a criança passa mais tempo são as lúdicas e as refeições, enquanto aquelas onde passa menos tempo são as actividades desportivas e as actividades livres orientadas.
O objectivo da investigação é estudar as actividades diárias das crianças e a oscilação da sua frequência cardíaca durante essas mesmas actividades, nos tempos livres, durante uma semana tipo, no meio urbano. Este trabalho é um estudo de caso com uma criança do sexo feminino, com a idade de 12 anos. A recolha de dados foi feita através de tabelas de registo diário e semanal e também com o auxílio de monitores de frequência cardíaca. Através da análise dos dados obtidos, podem-se tirar algumas conclusões: • de todas as actividades que a criança realiza no seu tempo livre, passa mais tempo em actividades de carácter lúdico; • a maioria das actividades que realiza ao longo da semana nos seus tempos livres são sedentárias e apresentam uma intensidade cardíaca baixa; • nas actividades que implicam um maior movimento, apresenta, em média, intensidades superiores em detrimento das actividades que exijam menor movimento.
O objectivo fundamental deste trabalho é estudar a opinião dos pais relativamente à Actividade Física no dia a dia dos seus filhos, no meio urbano, tendo em conta as variáveis sexo e estatuto sócio económico. Para a realização deste estudo recolhemos informação de uma amostra constituída por pais de crianças com idade de 12 anos, residentes na cidade de Castelo Branco. A recolha dos dados foi efectuada através de um questionário aplicado aos pais. Como conclusões principais podemos referir que: - Relativamente ao estatuto sócio económico não se verificam grandes diferenças na opinião dos pais relativamente à actividade física dos seus filhos. Cabe salientar que em ambos os meios as crianças têm muitas actividades de desgaste físico baixo e há uma grande percentagem que refere não praticar actividade no clube (sendo a percentagem superior no meio sócio económico mais baixo). Quanto às razões que mais influenciam a prática de actividades físicas das crianças são os factores relacionados com a saúde e o gosto pela prática. Quem mais influencia a prática das crianças são os amigos, os professores e os pais e familiares adultos. Relativamente aos factores limitadores da prática os pais de estatuto alto apontam principalmente a falta de tempo, os de estatuto baixo a inadequação dos espaços. - Quanto ao sexo da criança, verificam-se algumas diferenças na opinião dos pais relativamente à actividade física dos seus filhos, uma vez que as crianças do sexo feminino passam mais tempo em actividade dentro de casa do que as crianças do sexo masculino. Também em relação actividade desportiva num clube e andar de bicicleta há uma maior frequência de realização por parte das crianças do sexo masculino. Quanto às razões que mais influenciam a prática de actividades físicas das crianças são os factores relacionados com a saúde e o gosto pela prática. Quem mais influencia a prática física das crianças do sexo masculino são os amigos e as do sexo feminino são os professores. Relativamente aos factores limitadores da prática, para os pais das crianças do sexo masculino é a falta de tempo enquanto que para os pais das crianças do sexo feminino é a falta de espaço.
O grande objectivo da investigação é analisar a actividade física no dia a dia de um grupo de crianças de 12 anos no meio urbano, em função da variável sexo. A amostra é composta por 50 crianças (24 do sexo masculino e 26 do sexo feminino). A recolha dos dados foi efectuada através de uma entrevista estruturada, acompanhada do preenchimento de um questionário. Após a recolha, codificação, processamento e tratamento dos dados retiramos as seguintes conclusões: As crianças apresentam alguma satisfação face ao espaço disponível no seu bairro para a prática das suas actividades físicas, considerando-o suficiente, no entanto referem que os limita na prática dos desportos radicais e jogos desportivos com bola. Verificamos também que as crianças do sexo masculino praticam mais actividade desportiva num clube (sendo a actividade mais praticada o futebol) que as do sexo feminino que praticam na sua maioria atletismo e ginástica, de salientar que o tempo de prática desses desportos é baixo. Quanto à influência para a prática desportiva ambos os sexos apontam os amigos de bairro e da escola, apontando ainda os rapazes os ídolos desportivos e as raparigas os professores. As crianças de ambos os sexos consideram que a prática é boa para a saúde e que muitas vezes não praticam por falta de tempo.
Dissertaçäo de Mestrado em Educaçäo e na Especialidade de Metodologia do Ensino das Ciências
Pesquisa de recolha documental realizada pelo Prof. Doutor Ernesto Candeias Martins nos anos 2010/2011
Descrição baseada em: Vol. 1, nº 3 (Primavera 1989)-
O presente estudo tem como principal objectivo caracterizar a actividade física nos ginásios ou academias na cidade de Castelo Branco e conhecer as principais motivações e influências que levam as pessoas a praticar. A amostra é composta por 124 pessoas (53 do sexo masculino e 71 do sexo feminino). A recolha dos dados foi efectuada através de um questionário, entregue aos praticantes de dois ginásios. Após a recolha, codificação, processamento e tratamento dos dados retiramos como principais conclusões as seguintes: A grande maioria dos indivíduos que fizeram parte do estudo, praticam actividade física duas ou mais vezes por semana no ginásio/academia, mostram-se satisfeitos com as condições oferecidas pelas instituições, e praticam diversas modalidades que variam de acordo com o género e com a idade. As principais influências e motivações que levam à prática desportiva no ginásio/academia, apresentam também diferenças quando se tem em conta as variáveis género e idade dos praticantes.
O presente estudo teve como objectivos, conhecer as principais razões e influências que motivam as crianças a praticar actividade desportiva no clube, e saber, se essas razões e influências variam de acordo com a modalidade praticada e com o género. Conhecer também a opinião dos treinadores sobre os principais entraves à prática, e quais as mudanças a propor para aumentar o número de crianças a praticar actividade desportiva nos clubes. A amostra deste estudo é composta por 40 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos e por 4 treinadores. As modalidades onde foi recolhida a amostra foram: futebol, andebol, ténis e atletismo. A recolha dos dados foi efectuada com base num questionário aplicado individualmente a cada criança e a cada treinador. Após codificação, processamento e tratamento dos dados, concluímos que: O tempo de prática desportiva semanal das crianças nos clubes é diminuto. As principais razões para a prática estão ligadas à socialização, à saúde e à condição física. Quem mais influencia a prática desportiva são os amigos. As variáveis género e modalidade praticada não mostraram grandes diferenças. São vários os entraves à prática desportiva das crianças nos clubes na opinião dos treinadores, sendo apontados alguns aspectos importantes para atrair as crianças para a prática desportiva.
Na perspectiva CTS uma das estratégias relevantes é o ensino por projectos em que se abordam problemas abertos no ensino das ciências. Neste estudo apresenta-se um modelo da planificação e um guia didáctico que pode ser utilizado por professores de Física e Química do ensino secundário com base na perspectiva de ensino por pesquisa.
Tese aprentada para obtenção do grau de Mestre em Educação
Tese apresentada na Universidade de Lisboa para obtençäo do grau de Doutor em Educaçäo
Dissertaçäo de Mestrado apresentada para obtençäo do grau de Mestre em Educaçäo
Após a pesquisa a alguns documentos relativos à etnografia Beirã pretende-se dar a conhecer aquilo que será uma amostra de alguns objectos de estudo do folclore desta região. São abordadas algumas canções populares (jogos de roda, modas, descantes, canções religiosas, etc.), lendas, costumes, tradições, assim como instrumentos musicais tradicionais e trajos populares desta região. Este estudo é complementado com a abordagem a um dos mais recentes grupos folclóricos do distrito de Castelo branco, o Grupo Danças e Cantares da Beira Baixa.
Após a recolha “in loco”, de vária informação acerca da temática em causa e após a pesquisa a vários documentos relativos à etnografia, pretende-se dar a conhecer uma pequena amostra dos instrumentos musicais utilizados no folclore das várias regiões do país e principalmente sobre o folclore da nossa região – Beira Baixa. Mostraremos ainda os instrumentos musicais tradicionais portugueses e as categorias em que se dividem. Para finalizar abordaremos as festas e romarias, especificando a tradição e as danças da Lousa.
O principal objectivo deste trabalho é estudar a opinião dos pais, sobre as Actividades Físicas na primeira infância, particularmente as desenvolvidas no jardim de infância ou infantário, pelos seus filhos. Procuramos verificar também se o sexo, o seu historial de prática física e a idade, tinha influência nas suas representações.
O principal objectivo deste trabalho é investigar a influência das variáveis do pensamento dos alunos (percepção, motivação, auto-conceito e apreciação), nas aulas de Educação Física, leccionadas pelos professores estagiários para o 2º Ciclo do Ensino Básico. Com este estudo pretendemos também verificar se existem diferenças nestas variáveis do pensamento entre os alunos do 5º e 6º Ano dos referidos professores estagiários.
O principal objectivo deste estudo, é pesquisar o nível de atenção de alunos do 5º e 6º ano nas aulas de Educação Física e constatar se existem diferenças significativas entre eles. Para tal, elaborámos um questionário, colocado a uma amostra, em diferentes momentos da aula. Desse questionário, retirámos os dados, que posteriormente foram sujeitos a análise. Dessa análise pudemos retirar as principais conclusões.
Este aprumo insere-se na perspectiva paradigmática dos processos mediadores, no que diz respeito ao ensino das actividades físicas. Pretendemos estudar as variáveis do pensamento dos alunos (motivação, auto-conceito, percepção sobre os objectivos da Educação Física e percepção sobre os comportamentos do professor), nas aulas de professores estagiários do Ensino Preparatório.
O objectivo principal deste estudo, é pesquisar o nível da atenção dos alunos nas aulas de Educação Física, leccionadas por professores estagiários para o 2º ciclo do ensino básico. Para tal elaboramos uma questão simples e objectiva, colocada a uma amostra em diferentes momentos da aula, distribuída por várias turmas. Depois foi efectuada uma análise às respostas, donde se retiraram as principais conclusões.
Este estudo insere-se na perspectiva paradigmática dos processos mediadores e no que diz respeito ao ensino das actividades físicas, onde pretendemos estudar as variáveis do pensamento (motivação, auto-conceito, e percepção do professor sobre os comportamentos dos alunos) antes, durante e depois das aulas, dos professores estagiários para o 2º ciclo do Ensino Básico.
Analisamos as dificuldades de inclusão duma aluna D, de 12 anos, portadora Síndrome X Frágil, que frequenta o 2º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escola de Castelo Branco. Os objetivos orientaram-se à aplicação, na aula, de medidas educativas inclusivas, com estratégias e metodologias impostas no Currículo Educativo Individual. Utilizamos a metodologia qualitativa (estudo de caso), recorrendo à observação documental, naturalista e participante, questionário aos professores, entrevistas semiestruturadas (pré, pós) à professora de ensino especial e à encarregada de educação, triangulando os dados com as notas de campo. Os resultados confirmaram que a escola respeita a inclusão com recursos adequados. Os professores de apoio demostram boas práticas, informação adequada à síndrome e às necessidades de intervenção. Os pais revelam-se colaborativos, empenhados e envolvidos, realçando a proximidade com a escola e participação no processo de ensino-aprendizagem (contributo ao sucesso).