Martins, Ernesto Candeias (2019) - Análise aos contributos pedagógicos do Padre Pedro Mª Aguiar ao ensino dos surdos-mudos em Portugal (Séc. XIX). Educação em Foco (UEMG-Brasil), 22 (38), set./dez., p. 180-202.
(eletrônico): 2317-0093
(impresso): 1519-3322
Title
Análise aos contributos pedagógicos do Padre Pedro Mª Aguiar ao ensino dos surdos-mudos em Portugal (Séc. XIX)
Subject
Pedro Mª Aguilar História da educação Educação especial Surdos-mudos Pedagogia diferencial Ensino
Pedro Maria Aguilar (1828?-1879) foi um pedagogo religioso dedicado ao ensino da surdez. Este sacerdote, nascido em Pinhel, foi capelão, professor de moral e bibliotecário na Escola Normal de Marvila (Lisboa), desenvolvendo nesse período as suas leituras e investigações na área da educação especial (domínio dos surdos-mudos), engrandecendo a pedagogia diferencial no ensino. Fundou Instituto de Surdos-Mudos em Guimarães (1870), que viria a encerrar por falta de recursos financeiros. Em 1877, recebe um subsídio da Câmara Municipal e funda Instituto de Surdos-Mudos do Porto, extinto em 1887, sob as ordens do seu sobrinho, Eliseu Aguilar. Analisaremos, de forma hermenêutica e reflexiva, os contributos deste educador, no âmbito da educação especial e pedagogia diferenciada. Utilizámos várias fontes primárias (arquivos, centros de documentação) e secundárias. Padre Aguilar foi um pedagogo, de pouca obra escrita, que aprofundou o método de ensino dos sinais metódicos e perfilou métodos intuitivos nesse ensino relevantes na época. info:eu-repo/semantics/publishedVersion