Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

23 records were found.

Vol. I: Conceitos e princípios fundamentais. - 451 p.
This poster presents an information system that is being used in Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco to perform the pedagogical assessment of their teachers. The process, almost fully automated, begins by sending an access code by email to each student, which allows him to fill an Internet based questionnaire for each discipline he is registered. Each questionnaire data is then stored in a database for further automated analysis. The statistical results for each teacher, which are confidential, are automatically sent to him by email. Global results are both sent to responsible entities and published in the Intranet.
O presente estudo compara e critica, a forma como os princípios gerais de prevenção (PGP) constam na Directiva 89/391/CEE de 12/Junho, com a forma como os mesmos constam no DL 441/91 de 14/Novembro, alterado pelo DL 133/99 de 21/Abril. Pretende esclarecer o significado de “ter em conta” os PGP na fase de projecto, preconizado no artigo 4º, do Decreto-Lei 273/2003 de 29 de Outubro. Propõe um perfil para a equipa de projecto, baseado na sua composição, qualificação e atitude, bem como uma metodologia baseada em “fluxogramas” e “listas de verificação”, com o objectivo do cumprimento da norma legal acima referida.
The behaviour of cork under tensile stress in the tangential direction was evaluated in relation with its structural characteristics
No presente trabalho pretende-se efetuar a caracterização mecânica do aço S 355 AR, EN 10025-4, a alta temperatura. A avaliação rigorosa da variação da tensão de cedência, do módulo de Young, do módulo de encruamento, do calor específico e do coeficiente de dilatação térmica, com a temperatura é essêncial na simulação numérica da distorção e das tensões residuais induzidas por campos térmicos. Embora esta informação esteja disponível em alguns códigos estruturais, como o Eurocódigo 3 parte 1.2, ela não inclui o efeito da composição química e da microestrutura. O aço S 355 AR é um material bastante utilizado em estruturas soldadas, onde a avaliação de distorções e tensões residuais é um problema usual. A caracterização mecânica do aço S 355 AR, EN 10025-4, foi obtida através de ensaios de tração isotérmicos realizados a temperaturas até 600 °C, por Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) realizada até à temperatura de 950 °C e por Análise Termomecânica (TMA) conduzida até aos 1350 °C. Os resultados obtidos diferem significativamente dos valores apresentados na parte 1.2 do Eurocódigo 3, para um aço ferrítico genérico.
Este estudo tem como objetivo dar resposta ao desafio que nos foi lançado por uma empresa industrial de produção de pasta de papel – os dentes do descascador do parque de madeiras da sua unidade de industrial apresentavam um desgaste excessivo, face ao expectável, obrigando à sua substituição mensal, implicando custos excessivos, associados ao equipamento, material, recursos humanos e à perca de produção. O material utilizado, Hardox 500, tem caraterísticas consideradas adequadas para a utilização requerida, no entanto, concluiu-se neste estudo, que o processo de fabrico das lâminas degradava as suas propriedades mecânicas, conduzindo ao seu rápido desgaste quando colocadas em serviço. A solução proposta, consiste na alteração da tecnologia de corte dos dentes e encontra-se em fase de implementação.
A resistência ao fogo é uma propriedade essencial que deve ser testada em elementos estruturais de um edifício e não apenas nos seus materiais constituintes, ainda que as caraterísticas do material afetem o desempenho das estruturas. A alteração das propriedades mecânicas do betão, quando sujeito a temperaturas elevadas, deve-se a fatores inerentes aos materiais constituintes, nomeadamente a alterações físicoquímicas da pasta de cimento e do agregado e a incompatibilidade térmica entre o agregado e a pasta de cimento, e a fatores de natureza ambiental, como o nível de temperatura, a taxa de aquecimento, o nível de carga aplicado e a perda de humidade. Com o objetivo de contribuir para um conhecimento mais sistemático da influência de alguns fatores nas propriedades residuais do betão normal após incêndio, efetuou-se um estudo experimental com dois tipos de betão, um constituído por agregados calcários e outro constituído por agregados graníticos. Este trabalho apresenta os resultados das propriedades mecânicas residuais dos dois tipos de betão em estudo, submetidos a diferentes métodos de arrefecimento (arrefecimento ao ar e arrefecimento por jato de água), a diferentes níveis de carga (0,3fcd, 0,7fcd) e a diferentes níveis de temperatura (300°C, 500°C, 700°C).