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Contém referências bibliográficas
Descrição baseada em: Vol. 2, nº 4 (Jan./Jun. 2002)-
Tese de mestrado em Engenharia Civil, Universidade de Coimbra, 1998
Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.
Contém referências bibliográficas
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Dissertaçäo apresentada para obtençäo do grau de Mestre em Mecânica dos Solos
Dissertação de Mestrado em Ciências de Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa, 1998
Dissertação de Mestrado em Ciências de Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa, 1995
Dissertação de Mestrado em Ciências de Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa, 1994
Descrição baseada em: Nº 4 (2003)-
Descrição baseada em: Nº 2 (Set. 1991)-
Dissertação submetida à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto para obtenção do grau de Mestre em Matemática Aplicada
Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica, Universidade Nova de Lisboa, 2006
Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica, Universidade Nova de Lisboa, 2006
Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
A dificuldade de uma formação de professores despertos para a educação para a cidadania transforma-se num desafio, tanto maior quanto mais consciência vamos tendo da exigência do tempo actual e da natureza complexa e transversal do próprio conceito de cidadania. Na impossibilidade da existência de Manuais de Cidadania e levantando a questão da natureza de um conhecimento que se adapte ao tempo actual, mas tomando como imprescindível preparar os professores para actuarem como construtores de saberes estruturantes, discutimos a cidadania activa identificada como competência para a acção crítico/reflexiva. Tal ponto de vista impõe a sua identificação com um agir responsável, com o saber lidar adequadamente com diferenças culturais e envolvendo uma relação harmoniosa com as múltiplas vertentes dos patrimónios culturais e naturais. Desta ideia de cidadania, passamos para questões que s prendem com mudanças nas metodologias de formação de professores, relevando que as metodologias tradicionais e expositivas, ainda muito habituais no ensino superior, já não podem ter lugar num quadro de exigências como as que se impõem. A criação de espaços transversais de cidadania pode surgir como uma estratégia adequada para desenvolver essa competência nos futuros professores.
Este estudo investiga os fatores socioculturais que influenciam a aprendizagem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e identifica os impactos desta aprendizagem no Bem-estar (mental e social). A investigação envolveu 374 cidadãos (50+anos), e os resultados apontam que, ao longo do processo de envelhecimento, a necessidade de comunicação e a manutenção da atividade intelectual são fatores preponderantes na aquisição de competências digitais, constituindo a inclusão e educação eixos fundamentais na aprendizagem ao longo da vida
Nesta comunicação, temos como objetivo evidenciar de que modo é que os antibióticos atuam e exemplificar, de forma didática, como é que o conhecimento e compreensão desses mecanismos podem ser transpostos para um contexto de sala de aula ou para contextos educativos não-formais, particularmente, incidindo na forma como a toma indevida de antibióticos pode gerar resistências muito perigosas para a vida humana. Com isto, pretende-se apresentar e discutir uma forma lúdica de educar para a adoção de hábitos mais sustentáveis na prevenção de infeções e, consequentemente, na preservação da saúde
Conservação da natureza e recursos da terra
Dissertação apresentada para obtenção do grau de Doutor na área científica de Engenharia Química
Dissertação de mestrado em Química Física, Universidade de Coimbra, 2001
Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para obtenção do grau de Doutor em Teoria Curricular e Metodologias de Ensino.
Dissertação de Doutoramento em "Teoria Curricular e Metodologias de Ensino"
Tese de Doutoramento em Biologia, Universidade Nova de Lisboa, 2003
Tese de Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa, 2003
Dissertação de Mestrado com vista à obtenção do grau de Mestre em Demografia Histórica a apresentar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa