Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

54 records were found.

Dissertação de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Dissertação de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Dissertaçäo de Mestrado em Ciências da educaçäo
Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Dissertaçäo de Mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçäo da Universidade de Coimbra
Dissertaçäo de Doutoramento em Psicologia
Dissertaçäo de Mestrado em Psicologia
Dissertação de Doutoramento apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educaçäo da Universidade de Coimbra
Tese de Mestrado em Ciências da Educação área de especialização em Tecnologias Educativas
Tese de Mestrado em Ciências da Educação área de especialização em Tecnologias Educativas
Tese de Mestrado em Ciências da Educação área de especialização em Tecnologias Educativas
Dissertação de Doutoramento em Ciências da Educação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Dissertação de Doutoramento em Psicologia Clínica apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Dissertação de Doutoramento em Ciências da Educação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Dissertação de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Experimental, apresentada à faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Dissertação de Doutoramento em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Tese de Doutoramento em Psicologia especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações, apresentada à Universidade de Coimbra
A complexidade do mundo actual desafia constantemente os construtos que definem a nossa identidade pessoal e profissional e enquanto educadores/professores vivemos, de uma forma premente, a insegurança e incerteza de um processo atravessado por sucessivas reformas, num desafio profissional cada vez mais exigente. Neste contexto torna-se urgente a definição de um quadro conceptual para a educação, capaz de compreender a complexidade e o dinamismo das relações entre o sujeito e o mundo e que contribuía para operacionalizar uma metodologia construtivista e relacional. Tendo como pano de fundo as intensas e complexas relações entre a psicologia e a educação enfatizamos a necessidade do construtivismo se organizar como um marco psicológico de referência para a análise e a planificação do acto educativo, em geral, e dos processos de ensino-aprendizagem, em particular. Após a clarificação do paradigma psicológico que, na perspectiva de vários autores, permitirá conceptualizar uma prática pedagógica mais integrada, promotora do desenvolvimento global dos indivíduos, identificamos alguns princípios que devem estar presentes na estruturação do acto pedagógico.