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Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
O presente texto pretende, de uma forma resumida, e consequentemente não exaustiva, dar ao leitor uma perspectiva sobre o que é a digitalização do som e sobre as possibildades oferecidas por essa forma de representação sonora nos dias de hoje. Após uma breve descrição do processo de digitalização, será feita uma descrição das novas possibilidades que se abrem para análise e manipulação do som, assim como das vantagens na representação digital do som em projectos artísticos interdisciplinares servindo como veículo de interactividade entre as artes digitais.
Quantas imagens e palavras "consumimos" por segundo? Quantas imagens e palavras dissecamos sob o ponto de vista do (s) seu(s) significado(s)? Os media expelem velozmente a informação, transmitindo-nos fragmentos sucessivos de objectos construídos ou produzidos virtualmente. Absorvemos uma quantidade tal de informação, que frequentemente, acabamos por não conseguir reduzi-la de modo crítico ao essencial e a nossa base de dados projectual aumenta em quantidade mas desordenadamente, caoticamente. Desenvolvemos cada vez mais memórias curtas em detrimento das chamadas memórias definitivas. O processo de selecção e exclusão, essencial para a construção da nossa memória, fragiliza o nosso imaginário a ela associado. Perante a complexidade do tema, limito-me a um pequeno conjunto de reflexões sobre a importância do design, da arquitectura e do lugar na história da memória, sobre o papel do desenho como instrumento de difusão ou evocação e sobre as referências ou modelos que preenchem o nosso imaginário e que se difundem com intensidade, marcando a história do construído e do efémero. No fundo, este texto tem como objectivo fundamental desmantelar os mecanismos da criação, exploração e concepção, para compreender o processo de criação e, consequentemente, interpretar as obras que dele resultam.
Este trabajo nace como resultado del análisis de la imagen fotográfica como representación del artista en el arte contemporáneo. Como parte de un estudio más amplio, plantea el entendimiento de la imagen fotográfica como medio potenciador de los valores individuales y de las cualidades de producción ficticia del artista en la actualidad, iniciado en el numen hacía el fenómeno. Revela la importancia de entender qué hay de verdad en la fotografía y qué pertenece a la verdad del artista, ya que en la auto-representación éste se siente mas atraído por la verdad que las nuevas herramientas digitales le ofrecen: ficción, mutación y apropiación.
RESUMEN: Se construye una evolución de la génesis del cubismo y el arte geométrico en general, basada en los precedentes y tendencias que surgieron principalmente a finales del siglo XIX y principios del XX, y cuyos fundamentos, conceptual, proyectual y esté􀆟co han venido resurgiendo alrededor de un siglo después, en diferentes ámbitos del diseño, desde la gráfica, el diseño para el hábitat, y hasta el diseño del automóvil. La reconstrucción de este fenómeno pretende reflexionar y proporcionar un nutriente atin a la sensibilidad del nuevo diseño contemporáneo, no sólo de los jóvenes diseñadores sino también de grandes firmas internacionales de diferente origen.
Os museus são fortes pilares do conhecimento moderno mas, por diversos motivos, nem todos são apelativos nem comunicam como deveriam, resultando numa passagem de conhecimento que nem sempre alcança os públicos que era suposto. Nesta nova era digital, chamada de Industria 4.0., todos somos utilizadores, seja de um serviço ou de aplicações e em qualquer das situações o utilizador espera uma experiência personalizada. Este artigo faz parte de uma investigação de doutoramento em design que pretende estudar a comunicação e o envolvimento do público com os museus, em particular com o Palácio- Museu da Pena (localizado em portugal. na região de Sintra) analisando as possibilidades que o Service Design pode oferecer (gestão, comunicação, organização do espaço, interactividade). Nesse contexto, este artigo tem por base numa revisão de literatura e lança a questão relevante a esta investigação, tece argumentos sobre qual a sua pertinência, bem como sobre a delimitação do objecto de estudo da mesma. Além disso, formula a hipótese e aborda algumas metodologias e métodos que parecem ser propícios à investigação. Assim, esperamos que os resultados desta investigação sejam um contributo para o conhecimento e definição os sistemas de service design que melhorem a ligação dos museus com os visitantes e que se tornem centros de conhecimento na sua experiência global. Para isso, pretendemos fazer uma revisão da literatura sólida sobre a temática, da qual este artigo representa uma pequena parte desse estudo. Também é objectivo estudar metodologias que aportem a fusão da prática com o meio cientifico e académico. A razão pela qual pretendemos usar o Palácio da Pena como um estudo de caso está relacionada com o acesso privilegiado a informação necessária ao sucesso desta investigação, bem como às instalações e públicos da instituição.